Gordiano de Roma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gordiano de Roma
Gordiano de Roma
O Martírio de São Górdio. Manuscrito francês do século XIV.
Mártir
Morte c. 362 d.C.
Roma
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 10 de maio
Portal dos Santos

São Gordiano (falecido em 362) foi um mártir romano morto durante o reinado de Juliano, o Apóstata, e é comemorado em 10 de maio.[1]

Gordiano era um pagão e juiz romano. Ele foi acusado de forçar Januário a fazer um sacrifício ao imperador, mas em vez disso foi persuadido e então se converteu ao cristianismo com muitos de sua casa.[2] Sendo acusado diante de seu sucessor, ou como alguns dizem perante o prefeito da cidade, Apronianus, ele foi cruelmente torturado e finalmente decapitado. Seu corpo foi levado pelos cristãos e colocado em uma cripta na Via Latina ao lado do corpo de São Epímaco, que havia sido recentemente enterrado ali. Os dois santos deram o seu nome ao cemitério, e desde então são venerados em conjunto pela Igreja Católica.

Algum tempo depois, os restos mortais de Gordiano foram transferidos para o cemitério de Cyriaca e lá permaneceram até o século XVII, quando o Irmão Ambrósio da Ordem de Santo Agostinho os removeu e os deu ao Pe. Christopher Anderson, um padre jesuíta na década de 1670. Os restos mortais foram transferidos para o Colégio Jesuíta de St. Omer; quando o Colégio se mudou para Stonyhurst, os restos mortais viajaram para a Inglaterra, onde permaneceram desde então, enterrados abaixo do altar da Capela da Sodalidade.[3] Seus ossos foram removidos temporariamente em 2006, enquanto a capela era restaurada, mas eles já foram devolvidos.

Há uma igreja dedicada a São Gordiano em Saint-Paul-d'Oueil na França.

Ilustração da Crônica de Nuremberg sobre os santos Gordiano e Epímaco, 1493
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1.  Herbermann, Charles, ed. (1913). «Sts. Gordianus and Epimachus». Enciclopédia Católica (em inglês). Nova Iorque: Robert Appleton Company 
  2. The Life of Saint Gordian Arquivado em 2012-04-19 no Wayback Machine, The Golden Legend
  3. General News Arquivado em 2008-06-04 na Archive.today

Este artigo incorpora texto da Catholic Encyclopedia, publicação de 1913 em domínio público.