Gordon Ramsay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gordon Ramsay
Gordon Ramsay
Nascimento 8 de novembro de 1966 (51 anos)
Elderslie, Renfrewshire, Escócia
Nacionalidade Escocês
Ocupação Chef de cozinha
Principais trabalhos

Gordon James Ramsay OBE (Johnstone, 8 de novembro de 1966), é um chef de cozinha britânico nascido na Escócia [1]

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Gordon Ramsay nasceu em Johnstone, Renfrewshire, na Escócia, e foi criado, desde os cinco anos de idade em Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra. Ramsay é o segundo de quatro filhos;. Ele tem uma irmã mais velha, Diane , um irmão mais novo, Ronnie, e uma irmã mais nova, Yvonne. Seu pai Gordon (falecido em 1997) foi, dentre suas profissões: um gerente de clube aquático, soldador e lojista. Sua mãe chama-se Helen Cosgrove. Ramsay descreveu sua infância como "irremediavelmente itinerante", como sua família se mudou constantemente devido às aspirações e fracassos de seu pai. Em 1976, eles finalmente se estabeleceram em Stratford-upon-Avon, onde ele cresceu na região de Bishopton. Em sua autobiografia, Humble Pie (no Brasil com o título de Chocolate Amargo), descreve sua infância como sendo marcado por abuso e negligência deste "mulherengo beberrão". Ramsay descreve seu pai como um alcoólatra. Com 16 anos, Ramsay saiu da casa da família para um apartamento em Banbury.

Além de diversos restaurantes espalhados pelo Reino Unido e Estados Unidos, Ramsay é protagonista de diversos programas televisivos, entre eles alguns reality shows, onde se notabilizou pela rigidez com que trata os participantes.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Gordon Ramsay tem uma coleção de nove Ferraris, oito na Europa e um nos Estados Unidos, um Ferrari California T. Um dos primeiros foi-lhe oferecido pela mulher, Tana, quando o chef recebeu a sua terceira estrela Michelin, em 2000.[2]

Programas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Gordon Ramsay». www.nndb.com. Consultado em 5 de novembro de 2010. 
  2. «Gordon Ramsay cobre matrícula de Ferrari para fugir às multas» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]