Gossip

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gossip
TheGossipSBSR.jpg
Gossip se apresentando no Super Bock Super Rock 2007, em Portugal
Informação geral
Origem Olympia, Washington
País  Estados Unidos
Gênero(s) Indie rock
Dance-punk
Punk blues
Período em atividade 19992016
Gravadora(s) Columbia, Back Yard Recordings, Kill Rock Stars, K Records, Dim Mak
Ex-integrantes Beth Ditto (1999-2016)
Brace Paine (1999-2016)
Hannah Blilie (1999-2016)
Kathy Mendonça (1999-2003)

Gossip (conhecida anteriormente como The Gossip) foi uma banda norte-americana de indie rock formada em 1999 em Olympia, Washington. A banda era composta pela cantora Beth Ditto, pelo guitarrista Brace Paine e pela baterista Hanah Blilie. Depois de lançar vários álbuns, a banda explodiu no cenário musical em 2006, com o então aclamado álbum Standing in The Way of Control.

Formação e história[editar | editar código-fonte]

Gossip foi formada em 1999 em Olympia, estado de Washington, com a vocalista Beth Ditto, o guitarrista Brace Paine, e a baterista Kathy Mendonça. Em 1999, a gravadora independente K Records lançou a primeira gravação de Gossip, o seu epónimo EP de estreia, The Gossip em 1999.

Desde a formação da banda, Ditto foi sido considerada controversa pelo mainstream por ser aberta em relação ao o seu peso e à sua homossexualidade, assim como não se reter quando se tratava de discutir com os integrantes da banda.

O primeiro álbum da banda, intitulado That's Not What I Heard, foi lançado pela gravadora Kill Rock Stars em 23 de janeiro de 2001. Entre o lançamento de That's Not What I Heard e o do seu segundo álbum, a banda lançou o EP Arkansas Heat, em 7 de maio de 2002. Movement, o segundo álbum de estúdio da banda, seguiu um ano, tendo sido lançado no dia 6 de maio de 2003. Em novembro de 2003, dois meses após o lançamento do seu primeiro álbum ao vivo, Undead in NYC (lançado no dia 9 de setembro de 2003), a baterista Kathy Mendonca deixou a banda para prosseguir uma carreira como obstetra. A baterista Hanah Blilie juntou-se à banda para substituir Mendonça..

O primeiro lançamento que apresenta a nova baterista Hannah Blilie foi o seguinte álbum da banda Standing in the Way of Control. Foi lançado no dia 24 de Janeiro de 2006 na Kill Rock Stars e mais tarde em 2006 na gravadora britânica independente Back Yard Recordings.

Em fevereiro de 2016, Beth Ditto confirmou o fim da banda, revelando que pretende se concentrar na sua carreira musical a solo e também na sua linha de moda.[1]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Petonio, Ezra (19 de fevereiro de 2016). «Beth Ditto Stays Radically Fat With New Clothing Line and Solo Career» [Beth Ditto Permanece Radicalmente Gorda Com Nova Linha de Moda e Carreira a Solo] (em inglês). Pitchfork. Consultado em 4 de junho de 2017