Helena Rizzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Helena Rizzo
Nascimento 1978 (42 anos)
Porto Alegre
Cidadania Brasil
Ocupação chefe

Helena Rizzo é uma ex-modelo e chef de cozinha brasileira. Em 2014, foi eleita a melhor Chef mulher do mundo pela Revista Restaurant [1].

Nascida no Rio Grande do Sul, ela começou a trabalhar como modelo, mas foi em 1997, no extinto restaurante Roanne de Claude Troisgros e Emmanuel Bassoleil, que ela melhor se destacou. Fez estágios em várias cozinhas da Itália e Espanha e em 2006, ao voltar para o Brasil, abriu o restaurante Maní, cuja cozinha é definida como contemporânea, baseada em ingredientes simbólicos da cozinha brasileira, tendo a também modelo e apresentadora Fernanda Lima como sócia.

Além de ser a única Chef brasileira à frente de um restaurante condecorado pelo Guia Michelin, já foi eleita a melhor Chef do mundo pela Revista Restaurant por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014. Em 2014 o restaurante Maní foi eleito o 36º melhor restaurante do mundo[2], atrás apenas do D.O.M. de Alex Atala na América do Sul.

O empreendimento, que possui uma estrela Michelin desde 2015, já foi eleito o melhor restaurante de São Paulo pela Folha de S.Paulo cinco vezes, além de figurar entre os 10 melhores restaurantes da América Latina e entre os 100 melhores do mundo, ambos pela revista Restaurant.

Com o sucesso da primeira casa, o grupo, também formado pela apresentadora Fernanda Lima, abriu outros empreendimentos: em 2007, inauguram a Casa Manioca[3], uma casa de eventos; e em 2015 foi a vez da Padoca do Maní[4] e do Restaurante Manioca[5]. À frente do Grupo Maní[6], Helena já foi premiada diversas vezes pelas outras casas. A Padoca do Maní, por exemplo, já foi eleita a melhor padaria de São Paulo, pela Folha de S.Paulo, em 2016. Já o Restaurante Manioca[7] foi condecorado na categoria Bib Gourmand[8] – que se refere ao melhor custo benefício – do Guia Michelin Brasil, nos anos de 2017, 2018 e 2019.

Em 2017, Helena aceitou o convite para participar da bancada do reality The Taste Brasil, exibido pelo canal GNT, junto com Felipe Bronze, André Mifano e Claude Troisgros.[9].

Em 2019 estreou como integrante do júri internacional de The Final Table[10], competição gastronômica produzida pelo Netflix.

Referências

ligações externas[editar | editar código-fonte]