Herrad de Landsberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Herrad de Landsberg
Nascimento 1125
Morte 25 de julho de 1195 (70 anos)
Monte São Odílio
Cidadania Sacro Império Romano-Germânico
Ocupação iluminadora, escritora, filósofa
Magnum opus Hortus Deliciarum
Religião Igreja Católica

Herrad de Landsberg (1130 - 25 de julho de 1195) foi uma freira e abadessa da Alsácia no século XII na Abadia de Hohenburg nas Montanhas Vosges. Ela é conhecida por ser a autora de uma enciclopédia em figuras Hortus deliciarum (O Jardim das Delícias).

Herrad de Landsberg nasceu em cerca de 1130 no castelo de Landsberg, local onde morava uma nobre família da Alsácia. Ela entrou na Abadia de Hohenburg Abbey nas Montanhas Vosges, cerca de quinze milhas de Estrasburgo quando ainda era bem jovem.

Hortus Deliciarum[editar | editar código-fonte]

Em cerca de 1165, Herrad começou, dentro do claustro, o trabalho pelo qual ficou conhecida, o Hortus Deliciarum, um compêndio de todas as ciências estudadas naquela época. Muitas das ilustrações são representações simbólicas de temas teológicos, filosóficos e literários.

O destino do manuscrito[editar | editar código-fonte]

Após ter sido preservado por séculos na Abadia de Hohenburg Abbey, o manuscrito do Hortus Deliciarum foi para a Biblioteca Municipal de Estrasburgo na época da Revolução Francesa. Lá, as iluminuras foram copiadas em 1818 por Christian Moritz (ou Maurice) Engelhardt. Apesar do original ter sido destruído no incêndio da Biblioteca de Estrasburgo no cerco de 1870 na Guerra Franco-Prussiana, ainda podemos avaliar o valor artístico e literário da obra de Herrad.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.