Hospital Garcia de Orta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hospital Garcia de Orta, EPE
Hospital Garcia de Orta
Vista do edifício principal do Hospital Garcia de OrtaMapa
Localização Almada, Portugal
Fundação 1991
Sistema de saúde Serviço Nacional de Saúde
Tipo Entidade Pública Empresarial
Universidade afiliada Universidade de Lisboa e
Universidade Nova de Lisboa
Urgências Sim
Leitos 585
Site Página Oficial
editar

O Hospital Garcia de Orta (HGO) é um hospital público do Serviço Nacional de Saúde situado em Almada, Portugal. Faz parte da Unidade de Saúde Local de Almada/Seixal.

O HGO iniciou a sua atividade em Setembro de 1991, em substituição do antigo Hospital da Misericórdia de Almada/Hospital Distrital de Almada que entretanto deixara de conseguir dar resposta a uma população cada vez mais crescente da península de Setúbal e que assegurava apenas cuidados hospitalares básicos.

Em 2003, como consequência do seu desenvolvimento e grau de diferenciação criado, foi classificado como Hospital Central, o único na margem sul do Tejo, deixando de pertencer ao Setor Público Administrativo e passando para o Setor Empresarial do Estado, primeiro como sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos (SA) e mais tarde, a partir de 2006, como entidade pública empresarial (EPE), estatuto que mantém até hoje.

O HGO serve atualmente uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal. Alguns serviços do Hospital Garcia de Orta dão resposta às populações de toda a Península de Setúbal, nomeadamente nas áreas de especialidade de Neonatologia e Neurocirurgia.

O Hospital dispõe de uma lotação de 545 camas, distribuídas por várias especialidades e Serviços de referência que apoiam regularmente outros hospitais como a Pediatria, Obstetrícia, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Hematologia, Endocrinologia, Medicina Nuclear, Reumatologia, Ortopedia, Neurorradiologia, Nefrologia, entre outros. O HGO conta atualmente com mais de 2900 funcionários.

O desenvolvimento gradual do Hospital e as necessidades assistenciais da população que serve, levaram o HGO a disponibilizar ao longo dos anos novos serviços como o transplante renal, a urgência polivalente para toda a Península de Setúbal, o apoio regular da especialidade de Neurocirurgia a vários hospitais do Sul do País e a Unidade de Cardiologia de Intervenção.

O Hospital Garcia de Orta disponibiliza também um conjunto de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), de elevada diferenciação como: a Angiografia, Ressonância Magnética, Tomografia Axial Computorizada e na Medicina Nuclear, especial relevância para o PET (Tomografia por Emissão de Positrões), única nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, a Sul do tejo.

O Centro de Desenvolvimento da Criança, que entrou em funcionamento em 2007, é o único existente na zona Sul do País inserido no Serviço Nacional de Saúde e destina-se a crianças e jovens residentes na área de influência do Hospital com patologias neurológicas e do desenvolvimento.

Foi assim nomeado em referência a Garcia de Orta.