Hospital Metropolitano (Santa Rita)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
Nome completo Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires
Localização Santa Rita,  Paraíba
 Brasil
Fundação 4 de abril de 2018 (6 anos)
Sistema de saúde SUS
Financiamento Governo do Estado da Paraíba
Tipo Público
Rede hospitalar Estadual
Urgências 192 (SAMU)
Leitos 229
Especialidades cardiologia e neurologia
Site http://www.hospitalmetropolitano.pb.gov.br/
editar

Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (HMDJMP) é uma unidade hospitalar localizada na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. O Hospital é referência nas áreas de cardiologia e neurologia e atende uma demanda que é a principal causa das mortes da população paraibana. As populações da região do Vale do Mamanguape, Santa Rita e Bayeux, entre outras, serão referenciadas para esta unidade de saúde. O Hospital possui 11 salas de cirurgias e 229 leitos, sendo 3 de Emergência, 41 leitos de Observação (Vermelha e Amarela), 125 de Enfermaria (Adulto e Pediátrico) e 60 leitos de UTI (Adulto e Pediátrico). As Unidades de Terapia Intensiva serão divididas em UTI neurocirúrgica, UTI AVC, UTI cardiológica e UTI pediátrica cardio/neuro.[1]


Hospital Metropolitano (Santa Rita) Inaugurado em 04 de abril de 2018 e, desde 2021, é gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB SAÚDE). O complexo tem três andares, além de heliponto com 40 metros quadrados.

São 220 leitos e 11 salas de cirurgia, além de um moderno Centro de Diagnóstico Por Imagem. Hospital habilitado pelo ministério da Saúde para realização de transplante de coração e integrante do Programa Coração Paraibano.

A população faz duras criticas, pois o hospital tem grande porte e não é usado toda sua estrutura para População, como falta de atendimento ambulatorial, imediato de emergência, urgência e trauma.

A população dos municípios de Santa Rita, João Pessoa, Cacimba de Dentro, Araruna, Tacima, Solânea, Mamanguape, Pirpirituba, Bayeux, Itabaiana, Mogeiro e Cruz do Espírito Santo, são algumas das que são atendidas pelo Hospital Metropolitano.[2]

O nome do hospital é uma homenagem ao arcebispo emérito da Paraíba Dom José Maria Pires, que morreu em 27 de agosto de 2017 aos 98 anos.[3]


A população faz duras criticas, pois o hospital tem grande porte e não é usado toda sua estrutura para População, como falta de atendimento ambulatorial, imediato de emergência, urgência e trauma.

Com toda essa estrutura falta para população atendimento ambulatorial, curativos, inalação, aplicação de medicamentos e de serviços. Também falta atendimentos com consultórios de enfermagem, ginecologia/obstetrícia, pediatria e nutricionista.


Projeto do hospital[editar | editar código-fonte]

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, com sede no município de Santa Rita, na Paraíba, é um hospital de alta complexidade em Cardiologia e Neurologia, adulto e pediátrica. A unidade de saúde realiza um trabalho voltado para as linhas de cuidado e atenção à saúde da população, buscando otimizar sua capacidade instalada e obter elevado grau de resolutividade na atenção às urgências e emergências.

A instituição, oferta serviços de saúde de forma universal, igualitária e gratuita, sob a regulação da SES-PB, seguindo os preceitos do Sistema Único de Saúde – SUS. O acesso à atenção hospitalar é realizado de forma regulada, correspondente ao Plano de Regulação estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado.

O Complexo possui capacidade de 226 leitos, deste os de UTI (adulto e pediátrico), 11 salas de cirurgias, Ambulatório, Centro Cirúrgico, além de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), de multimodalidade, onde se realizam exames e também procedimentos terapêuticos minimamente invasivos.

Contando com um maquinário de altíssima tecnologia, o CDI do Hospital Metropolitano é pioneiro no estado em ofertar exames e procedimentos na rede pública, como por exemplo: Angiotomografia coronariana; Ressonância Magnética cardíaca; Ecocardiograma com Strain; TAVI (implante de valva aórtica por cateter), entre outros.

Na área da Cardiologia procedimentos complexos são realizados diariamente, alguns como: Cirurgias de Revascularização do Miocárdio, Cirurgias das Válvulas do Coração, Cirurgia de Cardiopatia Congênita, Cirurgia Endovascular da Aorta, firmando o compromisso do Hospital Metropolitano em suprir uma lacuna que existia na assistência à saúde da população paraibana.

De igual modo, o setor de Neurologia da instituição, também supre e atende às necessidades da população, realizando tratamentos complexos e alguns deles, inéditos no Estado. Nos casos de Acidente Vascular Cerebral, a unidade realiza um método revolucionário, a Trombectomia, para tratamento de AVC Isquêmico. A Neurocirurgia do Hospital também trata casos de Epilepsia, Parkinson com Implante de Eletrodo para estimulação cerebral, e destaca-se no tratamento oncológico, dispondo de cirurgias de Tumores Cerebrais.

Todo o corpo clínico que atua na unidade de saúde, nas especialidades cardiológica, neurológica e assistencial é altamente qualificado, com formação nos melhores centros do país e do exterior. E, para melhor atender a população, o prédio possui um heliponto com 40 metros quadrados e capacidade para receber todos os modelos de helicópteros comerciais. Com uma infraestrutura robusta e moderna, a unidade de saúde desde a sua construção considerou o uso inteligente dos recursos naturais.

O Hospital Metropolitano recebeu o certificado ‘AMIGO DO TRANSPLANTE’, honraria concedida pela Central de Transplantes da Paraíba, pelas ações desempenhadas no incentivo à doação de Órgãos. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, atualmente, a unidade busca a habilitação junto ao Ministério da Saúde, para realização de transplantes cardíacos em adultos e crianças.

Referências

  1. «Hospital Metropolitano de Santa Rita será inaugurado no início de 2018». A União Superintendência de Imprensa e Editora 
  2. «Ricardo inspeciona obras do Hospital Metropolitano de Santa Rita». Governo da Paraíba 
  3. «hospital-metropolitano». :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias. 15 de março de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.