House of Cards (série britânica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
House of Cards
House of Cards (BBC)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama político
Duração 55 min. aprox.
Estado Finalizada
Criador(es) Andrew Davies
Michael Dobbs
Elenco Ian Richardson
Susannah Harker
David Lyon
Diane Fletcher
País de origem  Reino Unido
Idioma original inglês
Episódios 4 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) Ken Riddington
Tema de abertura Jim Parker
Exibição
Emissora original BBC
Brasil TV Cultura
Transmissão original 18 de novembro de 19909 de dezembro de 1990
Cronologia
To Play The King

House of Cards é uma minissérie britânica de drama político exibida nos anos 1990 em quatro episódios, lançada logo após o fim do mandato de Margaret Thatcher como Primeira-ministra do Reino Unido. Foi escrita por Michael Dobbs e exibida pela rede BBC de 18 de novembro até 09 de dezembro de 1990, com aclamação da crítica e do público.

Andrew Davies adaptou a história do romance homônimo escrito por Michael Dobbs, um ex-Chefe do Estado-Maior do QG do Partido Conservador. Neville Teller também dramatizou o romance de Dobbs para a BBC World Service em 1996, que teve duas sequências (To Play The King e The Final Cut). O tema de abertura e encerramento da série de TV é intitulado "Francis Urquhart's March[1]

House of Cards ficou em 84º lugar na lista da British Film Institute de 100 Melhores Programas de Televisão Britânicos em 2000.[2] Em 2013, a série e o romance de Dobbs foram a base para House of Cards, que se passa em Washington, DC, encomendado para a Netflix.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O anti-herói de House of Cards é Francis Urquhart, da cúpula do Partido Conservador, interpretado por Ian Richardson. O enredo segue seu esquema imoral e manipulador para se tornar um líder do partido governante, portanto, Primeiro-ministro do Reino Unido.

Michael Dobbs não pensou em escrever um segundo e terceiro livro, já que Urquhart morre no final do primeiro romance. O roteiro da dramatização de House of Cards da BBC difere do livro e, portanto, permite futuras séries. Dobbs escreveu duas continuações, To Play The King e The Final Cut, que foram televisionados em 1993 e 1995, respectivamente.

Foi dito que House of Cards foi inspirada em peças de Shakespeare, como Macbeth e Ricardo III (ambas apresentam protagonistas que são corrompidos pelo poder e a ambição). Richardson, de formação shakespeariana, diz que baseou sua performance no Ricardo III de Shakespeare.

Urquhart frequentemente fala confidencialmente com o público através da câmera, quebrando a quarta parede.

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Jim Parker: de Francis Urquhart Março». Consultado em 22 de abril de 2019. Arquivado do original em 29 de junho de 2004 
  2. «British Film Institute of 100 MAIORES britânica programas de Televisão, No. 84». Consultado em 4 de junho de 2008. Arquivado do original em 27 de maio de 2008