Hylaeochampsa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaHylaeochampsa
Ocorrência: Cretáceo Inferior
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Crocodylomorpha
Família: Hylaeochampsidae
Género: Hylaeochampsa
Owen, 1874
Espécie
  • H. vectiana Owen, 1874 (tipo)

O Hylaeochampsa é um gênero extinto de crocodilomorfo eusuchiano. É também conhecido apenas a partir de um crânio parcial recuperado de rochas da era barremiana da Formação Vectis do (Grupo Wealden), do Cretáceo Inferior, na Ilha de Wight. Este crânio, BMNH R 177, é curto e largo, com um palato do tipo eusuchiano e dentes aumentados posteriores inferidos, que teriam sido adequados para esmagamento. O Hylaochampsa foi descrito por Richard Owen em 1874, com H. vectiana como a espécie-tipo. Pode ser do mesmo gênero que o ligeiramente mais velho Heterosuchus, que se deduz ter sido de grau evolucionário semelhante, mas não há material de sobreposição como o Heterosuchus, que é conhecido apenas a partir dos vertebrados. Se os dois pudessem ser apresentados como sinônimos, o Hylaeochampsa teria prioridade, porque é o nome mais antigo. O Hylaeochampsa é o gênero-tipo da família Hylaeochampsidae, que também inclui o Iharkutosuchus do Cretáceo Superior da Hungria. James Clark e Mark Norell o posicionaram como o grupo-irmão para o Crocodylia.[1] O Hylaeochampsa é atualmente o mais velho eusuchiano.[2]

Referências

  1. Clark, James M.; and Norell, Mark A. (1992). "The Early Cretaceous crocodylomorph Hylaeochampsa vectiana from the Wealden of the Isle of Wight" (pdf). American Museum Novitates [S.l.: s.n.] 3032. 
  2. Brochu, Christopher A. (2003). "Phylogenetic approaches toward crocodylian history". Annual Review of Earth and Planetary Science [S.l.: s.n.] 31: 357–397. doi:10.1146/annurev.earth.31.100901.141308. 
Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.