Igreja de Santa Maria Salomé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja de Santa Maria Salomé
Igrexa de Santa María Salomé
Pórtico principal (românico)
Tipo Igreja
Estilo dominante Originalmente românico
Início da construção Século XII
Geografia
País Flag of Spain.svg Espanha
Cidade Santiago de Compostela
Coordenadas 42° 52' 42.5" N 8° 32' 37" O
Localização da igreja no centro de Santiago de Compostela
Igreja de Santa Maria Salomé está localizado em: Santiago de Compostela
Igreja de Santa Maria Salomé

A Igreja de Santa Maria Salomé (em galego: Igrexa de Santa María Salomé) é um templo católico originalmente construído no século XII situado em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha. Ao que se diz, é a única igreja dedicada a Santa Salomé, mãe de Santiago Zebedeu.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A igreja foi originalmente construída sob o impulso do bispo Diego Gelmires (primeiro terço do século XII). Dessa época existem ainda alguns vestígios, como o pórtico românico, em cuja decoração se destaca como motivo central uma imagem da Adoração do Menino

Do período gótico destacam-se principalmente duas capelas situadas ao lado da nave principal, ao lado da epístola. A primeira destas capelas, mais perto da cabeceira, é dedicada a Nossa Senhora. Segundo o investigador Caamaño, os seus fundadores e patrocinadores foram Lope de Losada e Teresa Gómez Mosquera — há registos do acordo entre Dona Teresa e Sadornín Fernández sobre certos detalhes sobre a capela, datados de 2 de maio de 1578. A capela contígua é da mesma época e, como a de Nossa Senhora, é de planta retangular e abóbada, alçada sobre mísulas, com cinco chaves e o mesmo tipo de arco de acesso. Ligeiramente posterior, o alpendre foi construído no início do século XVI. O átrio tem um arco gótico à frente e arcos de meio ponto nos lados.

Além da profusão de detalhes próprios da devoção mariana, os estudiosos citam também como elemento interessante na igreja a torre barroca, finalizada no século XVIII. Por causa dos seus traços vigorosos, no dizer de Ramón Otero Pedrayo, a Igreja de Santa Maria Salomé já foi «comparada a uma moça aldeã garrida e piedosa num sarau e passeio das damas aristocráticas.»

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santa Maria Salomé


Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.