Ir para o conteúdo

Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
IAPE
Nome Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube
Alcunhas Canário da Ilha[1]
Mascote Canário
Fundação 10 de agosto de 2008 (17 anos)
Estádio Nhozinho Santos
Capacidade 12 891 espectadores
Localização São Luís, Maranhão, Brasil
Presidente Guilherme Freitas[2]
Treinador(a) Pedro Paulo[3]
Material (d)esportivo D&G Sports
Competição Maranhense Série A
Brasileirão - Série D
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de São Luís, no estado do Maranhão. Manda suas partidas no Estádio Nhozinho Santos.

História

[editar | editar código]

Foi fundado em 10 de agosto de 2008.

O clube foi sensação maranhense e foi campeão da Copa União em 2010[4], garantindo vaga na Copa do Brasil de 2011.

Em 2011, disputou dois jogos da Copa do Brasil com o Atlético Mineiro. No primeiro jogo, com o estádio Nhozinho Santos completamente lotado, conseguiram marcar dois gols, mas o Atlético venceu por 3 a 2.[5][6] No segundo jogo, o Canário da Ilha sucumbiu ao Galo, ao perder de 8 - 1.[7][8]

Em 2020, o IAPE voltou com uma nova administração junto com o DFG Sports, investindo nas categorias de base e o profissional. No mesmo ano foi campeão da segunda divisão maranhense.[9] Disputou o maranhense entre 2021 e 2022 com campanhas modestas.

Em 2023, o IAPE foi rebaixado no Campeonato Maranhense, retornando para a elite no ano seguinte com o vice-campeonato da segunda divisão em 2024.

No seu retorno a elite estadual, o canário da ilha fez uma campanha histórica, liderando a primeira fase e caindo nas semifinais para o clube que viria a se tornar campeão, o Maranhão AC, por (4-1 no agregado). Com isso terminando o estadual na 3ª colocação geral[10] e garantindo o seu retorno a competições nacionais.

Em 2026, o IAPE retorna a Copa do Brasil após 15 anos [11]e fará a sua estreia na Série D do campeonato brasileiro.

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Copa União do Maranhão 1 2010
Campeonato Maranhense - Segunda Divisão 2 2008 e 2020[12]

Estatísticas

[editar | editar código]

Participações

[editar | editar código]
Participações em 2026
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Maranhão Campeonato Maranhense 8 3º colocado (2010 e 2025) 2009 2026 2
Segunda Divisão 3 Campeão (2008 e 2020) 2008 2024 3
Copa FMF 3 Campeão (2010) 2009 2022
Brasil Série D 1 Estreia (2026) 2026
Copa do Brasil 2 1ª fase (2011) 2011 2026

Ligações externas

[editar | editar código]

Site oficial

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.