Saltar para o conteúdo

Itatiaia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 110: Linha 110:
* [http://www.itatiaia.rj.gov.br Página da prefeitura]
* [http://www.itatiaia.rj.gov.br Página da prefeitura]
* [http://www.itatiaia.srv.br Guia Turistico]
* [http://www.itatiaia.srv.br Guia Turistico]
* [http://tudodovale.com.br tudodovale.com.br - Guia da região do Vale do Paraíba]
* [http://www.crescentefertil.org.br/parquenacional/ Parque Nacional do Itatiaia]
* [http://www.crescentefertil.org.br/parquenacional/ Parque Nacional do Itatiaia]



Revisão das 15h21min de 15 de março de 2009

Itatiaia
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Itatiaia
Bandeira
Brasão de armas de Itatiaia
Brasão de armas
Hino
Gentílico itatiaiense
Localização
Localização de Itatiaia no Rio de Janeiro
Localização de Itatiaia no Rio de Janeiro
Localização de Itatiaia no Rio de Janeiro
Itatiaia está localizado em: Brasil
Itatiaia
Localização de Itatiaia no Brasil
Mapa
Mapa de Itatiaia
Coordenadas 22° 29' 29" S 44° 33' 33" O
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Municípios limítrofes Bocaina de Minas (MG) e Resende
Distância até a capital 174 km
História
Fundação 1 de junho de 1989
Administração
Prefeito(a) Luis Carlos Ypê (PP, 2009–2012)
Características geográficas
Área total 225,54 km²
População total (est. IBGE/2008 [1]) 34,595 hab.
Densidade 138,4 hab./km²
Clima tropical de altitude (Cwa)
Altitude 505 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,8 muito alto
 • Posição
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 917.162 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 30 402,00

Itatiaia é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma latitude 22º29'29" sul e a uma longitude 44º33'33" oeste. Sua população estimada em 2008 era de 34.595 habitantes. Situa-se na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

A temperatura média anual varia entre 15 e 27 graus Celsius, podendo chegar a 5 graus Celsius no inverno. A altitude mínima de Itatiaia é de 505 metros, no entanto atinge 2.291 metros perto do Pico das Agulhas Negras, (Resende) na região do Parque Nacional Itatiaia.

Possui uma área de 225,54 km² subdividida em dois distritos: Itatiaia (sede) e Penedo, que gera grande parte da renda do município, devido ao turismo.

Etimologia

O topônimo indígena Tupi-Guarani Itatiaia significa penhasco cheio de pontas.

História

Sua história tem mais de 160 anos, sendo 5 de abril de 1849 oficialmente aceita como marco de sua fundação, com o nome de "Campo Belo". Existem documentos antigos que registram povoamento no local pelo menos sete anos dessa data oficial.

No Brasil Colônia, o território atual do município era habitado por índios Tamoios, Puris e Coroados. A presença do homem branco só veio no rastro dos Bandeirantes, a necessidade do escoamento do ouro em Minas Gerais para os portos de Angra dos Reis e Parati forçou a descida pela serra no roteiro onde hoje existe Mauá, ou pela Serra do Picu, passando por onde hoje é Itatiaia.

O Almanaque Lambert datado de 1850 indica que a região teria sido ocupada nas décadas anteriores pelos mineiros que, diante do esgotamento das minas de ouro, teriam descido definitivamente a serra procurando terras onde pudessem se instalar.

É dessa época a formação das maiores fazendas da região, como a da Cachoeira, a Itatiaia, a Belos Prados, a Campo Belo, a da Serra, a Fazendinha e a de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, esta última correspondendo à atual área do Parque Nacional do Itatiaia, com suas matas preservadas graças a seu proprietário não ter aderido à monocultura cafeeira.

Foi somente no início do século XIX que surgiu o povoado de Campo Belo com a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato, em 1832. Em 1839 foi instalado o Curato Eclesiástico de São José de Campo Belo. Campo Belo foi elevada à vila por Lei Federal n. 311, de 2 de março de 1938.

Em 31 de dezembro de 1943 o Decreto Lei n. 1.056 deu ao quarto distrito de Resende e Vila de Campo Belo o expressivo nome de Itatiaia.

É um dos mais jovens municípios do estado do Rio de Janeiro, tendo sido criado pela Lei n° 1.330, de 6 de julho de 1988, por desmembramento de Resende.

Sua primeira administração foi instalada em 1 de junho de 1989. Sua economia já passou pela indústria do café, cana-de-açúcar, pecuária, exploração de carvão e atualmente baseia-se no turismo.

Turismo

Em Itatiaia, o visitante encontra montanhas, com ótimos lugares para a prática de escalada e florestas úmidas, com cachoeiras de tirar o fôlego.

Além do Parque Nacional Itatiaia, Itatiaia conta ainda com outros destinos turísticos, como a Usina Hidrelétrica do Funil, pertencente à estatal Furnas Centrais Elétricas, a Colônia Filandesa de Penedo e as vilas de Maromba e Maringá, ambas na região de Visconde de Mauá.

Parque Nacional do Itatiaia

Interior do Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional Itatiaia, localizado na cidade, é um atrativo a parte, sendo a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Divide-se em dois ambientes distintos:

  • Sede do Parque (parte baixa) - tem como atrativos o Lago Azul, as Cachoeiras Poranga, Itaporani e Véu de Noiva, os Três Picos, o Complexo Maromba, com a piscina natural do Maromba, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.

Segurança pública e defesa civil

Polícia Militar

O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 2ª Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (37º BPM/2ªCia), com sede no Centro da cidade, contando Itatiaia, ainda, com um Posto de Policiamento Comunitário no distrito de Penedo.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro mantém no município a 99ª Delegacia Policial (99ª DP), subordinada à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª CRPI).

Guarda e Defesa Civil Municipais

A prefeitura também possui uma equipe de Defesa Civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais, bem como mantém uma Guarda Municipal, responsável pela vigia do patrimônio público e organização do trânsito na cidade.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2008. Consultado em 5 de setembro de 2008 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ver também

Ligações externas