Jack Endino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde Maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Jack Endino é um produtor musical de Seattle, EUA. Fortemente associado com a gravadora Sub Pop e com a cena grunge, ele produziu álbuns seminais de bandas como Mudhoney e Soundgarden. Mas é mais famoso por produzir o primeiro álbum do Nirvana, chamado Bleach, lançado em 1989. Recentemente produziu as bandas Hot Hot Heat, Zeke e High on Fire.[1]

Ele também tocou na clássica banda Skin Yard. Paralelo a isso, ele também tem um projeto solo, lançando em 2005 o álbum Permanent Fatal Error. Os outros álbuns chamam-se Angle of Attack e Endino's Earthworm. Em 1993, produziu a banda brasileira Titãs, com o álbum Titanomanquia, se juntando depois a eles nos discos Domingo (1995), As Dez Mais (1999), A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (2001) e MTV ao vivo Titãs (2005). Três anos mais tarde (1996), produziu o álbum Skunkworks, trabalho da carreira solo do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. Em 2012 Endino se junta novamente a musicos brasileiros, produzindo e gravando o contrabaixo para a banba 7 kinds of Monkeys novo projeto do músico capixaba Amaro Lima.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Jack Endino at allmusic.com", www.allmusic.com. Página visitada em 2009-06-08.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.