Jadão Junqueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jadão Junqueira
Informação geral
Nome completo Jader Galzo Junqueira
Também conhecido(a) como Jadão
Nascimento 1 de junho de 1963
Origem São Paulo, São Paulo
País  Brasil
Morte 11 de agosto de 2020 (57 anos)
Local de morte Pato Branco, PR
Brasil
Gênero(s) Rock cristão, funk rock, blues, música cristã contemporânea
Período em atividade 1985-2020
Gravadora(s) Gospel Records (1991-2005)
Independente (2005-2020)
Afiliação(ões) Katsbarnea, Brother Simion, Renascer Praise, Déio Tambasco Filhos do Homem

Jadão Junqueira, nome artístico de Jader Galzo Junqueira[1] (São Paulo, 1 de junho de 1963Pato Branco, 11 de agosto de 2020) foi um baixista e produtor musical brasileiro, conhecido por ter sido músico da banda de rock cristão Katsbarnea, e tocado por um período com o cantor Brother Simion, e as bandas Renascer Praise e Filhos do Homem.

Com influências de jazz, funk rock e blues, o músico já foi citado como um dos melhores baixistas do Brasil.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jadão iniciou desde muito cedo tocando na igreja evangélica participando de vários grupos informais, como eram chamados na época.

Estudou no CLAM - Centro Livre de Aprendizagem Musical entre 1981 e 1984. Foi contrabaixista da Banda Sub-Solo 1986-1989, formada por Eduardo de Jesus - "O Dadinho" (guitarra e voz), Sergio Coffoni (Bateria) e Marcelo Inácio dos Santos (Percussão). Uma banda dedicada a interpretações do rock e pop nacional em um momento de ebulição do estilo no Brasil.

Jadão foi o primeiro baixista da Renascer Praise, e membro da banda Troad. Logo deixou a Troad.[3] Entrou para a Banda Gospel "Katsbarnea" em 1991, com a saída do membro original Tchu Salomão, que era baixista e vocalista. Com a banda, participou de vários discos, e paralelamente tocou em vários discos solo do cantor Brother Simion, músico do qual é amigo. Jadão também gravou vocais no disco Na Virada do Milênio.

No Katsbarnea, Jadão ficou até 2005, quando saiu para fazer parte da banda Filhos do Homem, da qual foi membro até o inicio de 2016. No inicio de 2016 iniciou um trabalho independente de apoio a novos musicos atraves de Workshops.[4]

O músico também gravou e tocou com vários outros músicos e bandas, como Déio Tambasco, Phil Driscol, Sam Baker, David Quinones, Soraya Moraes, David Fantazini entre muitos outros.

Morte[editar | editar código-fonte]

O músico e baixista morreu no dia 11 de agosto de 2020 aos 57 anos, em um hospital em Pato Branco, no Paraná, após ser internado com um quadro grave de infecção generalizada.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Luz, Érica de Campos Visentini da (2008). A produção musical evangélica no Brasil (PDF). (Tese, Doutorado em História). São Paulo: USP - Biblioteca Digital. p. 151 
  2. «Entrevista: Jader Junqueira (Jadão)». Super Gospel. Consultado em 1 de outubro de 2015 
  3. «Entrevista: Jadão Junqueira». Super Gospel. Consultado em 1 de outubro de 2015 
  4. «Jadão do Filhos do Homem lança vídeo aula de baixo». Gospel Mais. Consultado em 1 de outubro de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.