João Antunes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de João Antunes (arquiteto))
Ir para: navegação, pesquisa

João Antunes (1643-1712) foi um arquiteto português, considerado um dos mais importantes do período barroco em Portugal.

Biografia e obra[editar | editar código-fonte]

Como arquiteto da Corte Portuguesa a sua principal obra é a Igreja de Santa Engrácia (iniciada 1682), em Lisboa, um edifício de cruz grega, com fachadas curvas típicas da arquitetura barroca de Borromini.

Antunes foi também responsável pelos projetos para a Igreja de Saint Elói (construída depois de 1694, destruída no terramoto de 1755) e a Igreja do Menino Jesus (1711-1737), em Lisboa. Essas igrejas tinham a forma de um retângulo com bordas angulares, assumindo a forma de um octógono irregular. Possivelmente influências do arquiteto italiano Guarino Guarini, presente também noutras igrejas em Portugal e no Brasil colonial. Todas essas igrejas eram decoradas com painéis de mármore de influência italiana, do século XVIII.

Antunes foi responsável pela Igreja de Bom Jesus de Barcelos, iniciada em 1704. A planta inovadora desta igreja consiste numa igreja em cruz grega (uma influência de Santa Engrácia) inserida num hexágono com quatro lados de forma redonda. Outra obra de Antunes no norte de Portugal foi a renovação da sacristia da Catedral de Braga.

João Antunes também projetou vários retábulos barrocos para as capelas privadas da nobreza e igrejas como a Igreja de Santo Antão, em Lisboa e a Capela de São Vicente na Sé de Lisboa (perdida no terramoto de 1755). Outro trabalho notável é o túmulo da Princesa Joana no Convento de Jesus em Aveiro. Todas estas obras foram feitas de mármore policromado de influência italiana[1] [2] .

Referências

  1. http://www.infopedia.pt/$joao-antunes
  2. Sobre os retábulos ver ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de. Um Retábulo de João Antunes.