Joana de Aragão (1375–1407)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joana
Infanta de Aragão
Condessa de Foix
Reinado 4 de junho de 1392 – agosto de 1398
 
Nascimento 12 ou 17 de agosto 1375
  Daroca, Saragoça, Espanha
Morte 13 de setembro de 1407 (32 anos)
  Valência, Espanha
Cônjuge Mateus I de Foix
Casa Aragão
Foix
Pai João I de Aragão
Mãe Marta de Armagnac

Joana de Aragão (em castelhano: Juana; Daroca, 12 ou 17 de agosto de 1375Valência, 13 de setembro de 1407)[1] foi infanta de Aragão por nascimento e condessa consorte de Foix por casamento com Mateus I de Foix.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Daroca, na província de Saragoça, a segunda dos cinco filhos do rei João I de Aragão e de Marta d'Amargnac, e a única a atingir a maioridade. Após dar à luz outra menina, Leonor, Marta faleceu, deixando esposo e filha de três anos.

O pai de Joana voltou a se casar dois anos depois, com Violante de Bar, que, assim como Marta, deu à luz vários filhos, mas apenas uma menina sobreviveu à infância: a tão celebrada Iolanda de Aragão, que teve um papel de destaque na Guerra dos Cem Anos.

Em 4 de junho de 1392, em Barcelona, Joana casou-se com Mateus I, conde de Foix. Eles foram casados por quinze anos, mas não tiveram filhos.

Em 1396, o rei João morreu num acidente de cavalo, e foi sucedido por seu irmão, Martim, duque de Montblanc. Todavia, os nobres sicilianos estavam em rebelião e Martim teve de ficar na ilha, reino que reivindicava através de sua mãe, Leonor da Sicília. Nesse ínterim, Maria de Luna, esposa de Martim, reivindicou o trono em nome de seu esposo e agiu como sua representante até a chegada de Martim, no ano seguinte. Ainda assim, a demora abriu caminho para mais disputas em Aragão. Seu direito ao trono foi contestado por Joana, a filha mais velha de João I, e Mateus. Todavia, Martim conseguiu barrar as tropas invasoras de Foix e confiscou as possesões do casal na Espanha.

A meia-irmã mais nova de Joana, Iolanda, também reivindicou o trono com o auxílio de sua mãe, apesar de Joana ainda estar viva, mas elas também falharam. No entanto, Iolanda se casou com Luís II, duque d'Anjou, e teve filhos, e todos eram uma ameaça para Joana.

Faleceu aos 32 anos, em Valência, viúva e sem filhos. Mateus havia morrido nove anos antes e suas posses foram herdadas por sua irmã mais velha, Isabel de Castelbo, que conseguiu reaver as posses espanholas da família.

Precedida por
Inês de Navarra
Condessa consorte de Foix
4 de junho de 1392 – agosto de 1398
Sucedida por
Joana de Évreux

Referências