Johann Tobias Mayer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johann Tobias Mayer
Nascimento 5 de maio de 1752
Göttingen
Morte 30 de novembro de 1830 (78 anos)
Göttingen
Nacionalidade Alemanha Alemão
Alma mater Universidade de Göttingen

Johann Tobias Mayer (Göttingen, 5 de maio de 1752 — Göttingen, 30 de novembro de 1830) foi um matemático e físico alemão.

Filho do astrônomo Tobias Mayer. Foi conhecido principalmente por seus livros didáticos sobre matemática e ciências naturais. Anfangsgründe der Naturlehre zum Behuf der Vorlesungen über die Experimental-Physik, um livro texto de física publicado em 1801, foi o livro mais influente de seu tempo nos países de língua alemã. Suas pesquisas sobre física e astronomia foram publicadas no Annalen der Physik.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Göttingen, primeiro filho de Tobias Mayer (1723–1762) e Maria Victoria, nascida Gnüg (1723–1780). Quando Johann Tobias tinha dez anos de idade seu pai morreu, um já famoso professor de geografia, física e astronomia. Em 1769 Johann Tobias Mayer começou a estudar teologia e filosofia na então nova Universidade de Göttingen, aluno de Christian Meister e Abraham Gotthelf Kästner, e mais tarde de Georg Christoph Lichtenberg. Após o doutorado e habilitação em 1773, Mayer lecionou matemática e realizou observações no antigo Observatório de Göttingen. Em 17 de novembro de 1779 foi nominado professsor da Universidade de Altdorf, onde trabalhou de 1780 a 1786. Lecionou depois matemática e física na então Universidade de Erlangen. Em 1799 sucedeu Lichtenberg como professor ordinário de física na Universidade de Göttingen. Dentre seus alunos está Enno Dirksen, que doutorou-se em 1820 sob sua orientação.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.