José Joaquim de Almeida de Moura Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Joaquim de Almeida de Moura Coutinho
José Joaquim de Almeida de Moura Coutinho
José Joaquim de Almeida de Moura Coutinho, em litografia de Santa Bárbara
Nascimento 5 de março de 1801
Porto
Morte 15 de outubro de 1861 (60 anos)
Lisboa
Sepultamento Cemitério dos Prazeres
Cidadania Reino de Portugal
Alma mater
Ocupação juiz, político, deputado
Prêmios
  • Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

José Joaquim de Almeida de Moura Coutinho ComNSC (Santo Ildefonso, Porto, 0000 de 0000Mercês (Lisboa), 15 de Outubro de 1861) foi um político português e uma das figuras mais proeminentes da Maçonaria portuguesa durante o período cabralista.

Família[editar | editar código-fonte]

Filho de José Joaquim de Almeida Coutinho e de sua mulher D. Rosa Joaquina de Lima Xavier. Um dos seis filhos. Neto paterno de Francisco Diogo de Moura Coutinho Castro Guedes de Carvalho, Senhor do Paço de Borba de Godim, em Felgueiras e de D. Teresa Rosa de Almeida.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi no Porto onde aderiu à causa liberal. Combateu na Guerra Civil, onde a gravidade dos ferimentos o forçou a amputar uma perna.

Bacharel em Leis pela Faculdade de Leis da Universidade de Coimbra, exerceu funções de Juiz dos Tribunais da Relação dos Açores e de Lisboa, e foi Deputado de 1843 a 1846. Conselheiro, foi Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa a 11 de Setembro de 1844.

Homem ligado às Leis, adoptou o nome simbólico de Licurgo, o mítico legislador espartano, na altura da sua iniciação. Esta concretizou-se na Loja União Açoriana de Ponta Delgada, filiada no Grande Oriente Lusitano. Foi o segundo maçon português a ascender ao Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceite, que lhe foi conferido por Costa Cabral em Maio de 1842. Participou no Supremo Conselho desde a sua constituição, em 1844, onde obteve os cargos de Soberano Grande Comendador Lugar-Tenente (1849-1854) e de Soberano Grande Comendador (1854-1861). Em 1849, na sequência da crise que seguiu as eleições gerais ao cargo de Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, encabeçou a facção anticabralista (Marques, 1986, vol II: 98-99). O triunfo da Regeneração em 1851 foi favorável a este grupo, que entretanto adoptara o nome de Grande Oriente de Portugal. Moura Coutinho desempenhou a função de Grão-Mestre desta organização entre 1853 e 1861. A sua dirigência foi marcada pela sua inflexibilidade e autoritarismo, "o que teria afastado muitos obreiros e impedido um crescimento normal da sua Obediência" (Marques, 1986, vol II: 98-99). Entre as suas numerosas publicações sobre justiça, administração pública, política e história contemporânea, destacam-se os Cathecismos referentes aos Graus 1 a 7 e o Manifesto do Ir. Lycurgo. Gr. Insp. Geral da Ordem dos Franco-Maçons em Portugal.[1] Foi o 2.º Grão-Mestre interino, depois definitivo, do Grande Oriente de Portugal desde 1853 até à sua morte em 1861.[2]

Faleceu aos 60 anos de idade, na Rua de São Boaventura, número 111, freguesia das Mercês (Lisboa). Está sepultado em jazigo no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, mandado erigir por seus amigos.[3]

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Casou em São Cosme de Besteiros, Aguiar de Sousa, com D. Mariana Cândida da Costa Freire de Almeida Pimentel, filha de António José de Almeida Pimentel e de D. Leonor Januária da Costa Freire (São José (Lisboa), 11 de Novembro de 1766 - ?), de quem teve oito filhos:

Referências

  1. (PDF). Revistasapiens.org https://web.archive.org/web/20091229062038/http://www.revistasapiens.org/Biblioteca/numero1/A_simbolica_ma%C3%A7onica.pdf. Arquivado do original (PDF) em 29 de dezembro de 2009  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. «Dirigentes das Maçonarias Portuguesas». Tripod.com. Consultado em 30 de Janeiro de 2015 
  3. (PDF). Revistasapens.org http://www.revistasapens.org/Biblioteca/numero1/A_simbolica_ma%C3%A7onica.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda)[ligação inativa]

Precedido por
Marcelino Máximo de Azevedo e Melo
Grão-Mestre do Grande Oriente de Portugal (Interino, depois definitivo)
1853 – 1861
Sucedido por
Frederico Leão Cabreira de Brito e Alvelos Drago Valente (Interino)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Maçonaria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.