Joseph Weydemeyer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joseph Weydemeyer
Joseph Weydemeyer
Иосиф Вейдемейер
Nascimento 2 de fevereiro de 1818
Münster
Morte 26 de agosto de 1866 (48 anos)
St. Louis
Cidadania Estados Unidos
Ocupação escritor, jornalista, revolucionário
Causa da morte cólera

Joseph Arnold Weydemeyer (Münster, 2 de fevereiro de 1818St. Louis (Missouri), 26 de agosto de 1866) foi um oficial militar no Reino da Prússia e nos Estados Unidos, assim como jornalista, político e revolucionário marxista.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Inicialmente um defensor do "verdadeiro socialismo", ele tornou-se, por volta de 1845-46, adepto das ideias de Karl Marx e Friedrich Engels.

Aderiu então à Liga dos Comunistas e dirigiu, entre 1849 a 1851, sua representação em Frankfurt. Visitou Marx em Bruxelas, onde ouviu as palestras do filósofo. Mais tarde participou da Revolução de 1848.

Joseph Weydemeyer esteve envolvido na redação do manuscrito do "Deutsche Ideologie" (A Ideologia Alemã) e foi um dos "editores-chefes" do Neue Rheinische Zeitung entre 1849 a 1850. Trabalhou também em outro periódico socialista chamado Westphälisches Dampfboot (Vapor da Vestefália).

Em 1851, imigrou da Alemanha para os Estados Unidos, onde passou a trabalhar como jornalista. Weydemeyer ainda participou da Guerra Civil Americana na patente de tenente-coronel do Exército da União, opondo-se aos Confederados com apoio indireto do Império Alemão.[2][3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. “Putinism” in American History: Lincoln, Roosevelt, and the Fight Against ISIS New Eastern Outlook, Caleb Maupin
  2. Encyclopedia of Marxism: Glossary of People (ed.). «Weydemeyer, Joseph». Consultado em 27 abril de 2016 .
  3. The Ouster of Bismarck and The Start of World War I

Bibliografia[editar | editar código-fonte]