Josi Nunes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Josi Nunes
Josi Nunes
18.ª Prefeita de Gurupi
Período 1º de janeiro de 2021
a atualidade
Vice-prefeito Gleydson Nato
Antecessor(a) Laurez da Rocha Moreira
Deputada Federal pelo Tocantins
Período 1º de fevereiro de 2015
a 1º de fevereiro de 2019
Deputada Estadual do Tocantins
Período 1º de fevereiro de 1999
a 1º de fevereiro de 2015
Dados pessoais
Nascimento 10 de maio de 1962 (61 anos)
Porto Nacional, Tocantins
Partido União Brasil
Profissão Professora, Psicóloga

Josiniane Braga Nunes (Porto Nacional, 10 de maio de 1962), ou simplesmente Josi Nunes, é uma professora, psicóloga e política brasileira. Atualmente, é prefeita do município de Gurupi, no estado do Tocantins.[1] Filiada ao União Brasil, também leciona no curso de psicologia da Universidade de Gurupi.

Política[editar | editar código-fonte]

Filha de Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi, e Dolores Nunes, a primeira mulher eleita deputada estadual e federal do Tocantins, Josi Nunes foi deputada estadual por quatro mandatos. Enquanto parlamentar, se destacou no legislativo tocantinense pela atuação à frente de projetos importantes e de grande relevância para o estado.

Com mais de duas décadas de trabalho em prol do progresso do estado, Josi sempre defendeu, principalmente, Educação e Desenvolvimento Social, neste último, especificamente, os direitos da mulher, da infância e da juventude. Entre suas lutas enquanto parlamentar, esteve a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Educação e o resgate dos direitos dos professores aposentados.   

Após quatro legislaturas como deputada estadual, Josi foi eleita em terceiro lugar como deputada federal, com 53.452 votos. Na câmara federal, foi titular da Comissão de Educação, onde relatou matérias importantes, como o Projeto de Lei 5274/16, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por desmembramento de campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A base política de Josi Nunes fica nos municípios das regiões sul, sudeste, centro e norte do Estado, especialmente nas cidades de Gurupi, Palmas, Dueré, Formoso do Araguaia, Aurora, Chapada de Natividade, Dianópolis, Novo Alegre, Conceição do Tocantins, Palmeiras e Pau D’Arco.

A ex-parlamentar presidiu a Fundação Ulisses Guimarães (FUG) do Tocantins e também a Fundação da Ordem Social (FOS). Josi é graduada em Psicologia pela UCG, pós-graduada em Psicopedagogia e mestre em Gestão de Educação.

Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff.[2] Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos.[2] Em abril de 2017, foi favorável à Reforma Trabalhista.[2][3] Em agosto de 2017, votou contra o processo em que se pedia abertura de investigação do então presidente Michel Temer, ajudando a arquivar a denúncia do Ministério Público Federal.[2][4]

Nas eleições municipais de 2020, Josi foi candidata à prefeitura do município de Gurupi, referência no sul do estado do Tocantins, com 85.126 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2022. Durante sua campanha, compôs coligação com vários partidos e obteve apoio de várias lideranças, dentre elas, o então Governador do estado, Mauro Carlesse, o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Gaguim. Após o final do pleito, Josi foi eleita a primeira prefeita mulher da história de Gurupi, com mais de 51% dos votos válidos. Assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2021.

Referências

  1. «Josi Nunes, do PROS, é eleita prefeita de Gurupi». G1. Consultado em 16 de novembro de 2020 
  2. a b c d G1 (2 de agosto de 2017). «Veja como deputados votaram no impeachment de Dilma, na PEC 241, na reforma trabalhista e na denúncia contra Temer». Consultado em 11 de outubro de 2017 
  3. Redação (27 de abril de 2017). «Reforma trabalhista: como votaram os deputados». Consultado em 18 de setembro de 2017 
  4. Carta Capital (3 de agosto de 2017). «Como votou cada deputado sobre a denúncia contra Temer». Consultado em 18 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]