Județ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Județ (pron. ʒu'deʦ; plural județe; pron. ʒuˈdet͡se) é uma divisão administrativa da Roménia. O termo pode ser traduzido como região,[1] distrito,[2] [3] departamento, concelho ou condado.

Nos termos da Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas da União Europeia, os judeţe são regiões NUTS 3, análogos aos agrupamentos de concelhos portugueses.[4]

O consiliu județean (conselho distrital) coordena a atividade dos conselhos das comunas, cidades e municípios que fazem parte do județ. É composto por conselheiros eleitos.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Existem 41 județe na Romênia. São divididos em municipii (cidades), orașe (vilas) e comune (comunas). Cada județ tem uma capital, que abriga as sedes de instituições locais e nacionais. O governo central é representado por um prefeito em cada județ. Os 41 județe romenos subdividem-se em:

Na Roménia, o estatuto de município é dado apenas a grandes cidades.

História[editar | editar código-fonte]

A divisão administrativa em județe existe desde o século XV nos designados Principados do Danúbio (Valáquia e Moldávia), sendo cada județ governado por um jude (do latim judicis, "juiz" em português), com poderes administrativos e judiciais.[5]

A divisão administrativa moderna foi inspirada no modelo francês dos departamentos, criados no século XIX, tendo cada județ um prefeito que representava o governo central e um conselho departamental.

Durante a vigência do regime comunista na Romênia, os județe deram lugar aos raions, inspirados no modelo russo, mas foram reintroduzidos em 1968.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. NUTS 3: como pequenas regiões para diagnósticos específicos
  2. Dicţionar Portughez-Român/Român-Portughez de Angela Mocanu e Pavel Mocanu. Teora. ISBN 973-601-989-6
  3. Dicionário de romeno-português coordenado por Victor Buescu. Dicionários Editora, Porto 1977
  4. Eurostat – Correspondência entre os níveis NUTS e as divisões administrativas nacionais (2007)
  5. Teria, assim, algumas semelhanças com a figura do juiz de fora, em Portugal e no Brasil.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Roménia é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.