Candaar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kandahar)
Ir para: navegação, pesquisa
Candaar
Kandahar

کندهار

—  Cidade  —
Vista do vale do Arghandab
Vista do vale do Arghandab
CandaarKandahar está localizado em: Afeganistão
Candaar
Kandahar
Localização de Candaar no Afeganistão
Coordenadas 31° 36' 28" N 65° 42' 19" E
País  Afeganistão
Província Candaar
Altitude 1 010 m
População (2012) [1]
 - Total 491 500
Fuso horário Afghanistan Standard Time (UTC+4:30)

Candaar[2] ou Candar[3] (em pachto e em persa: کندهار ou قندهار, transl. Qandahār; em inglês: Kandahar) é a segunda maior cidade do Afeganistão, com uma população de 491 500, conforme estimativas de 2012 da Central Statistics Organization.[1] É a capital da província de Candaar, localizada no sul do país, a cerca de 1 005 metros acima do nível do mar. O rio Arghandab corre ao lado da cidade.

Candaar é um grande centro comercial de ovinos, , algodão, seda, feltro, cerais, frutas frescas e secas, e tabaco. A região produz diversos produtos agriculturais, como romãs e uvas, e a cidade possui fábricas que as enlatam, secam e embalam. A cidade tem um aeroporto internacional, e ligações rodoviárias com Farah e Herat, a oeste, Ghazni e Cabul a nordeste, Tarin Kowt a norte e Queta, no Paquistão, ao sul.

Diversos impérios disputaram a cidade, devido à sua localização estratégica ao longo das rotas comerciais da Ásia Central e Meridional. Em 1747 Ahmad Shah Durrani, fundador do Império Durrani, fez da cidade a capital do Afeganistão.[4][5]

Desde a revolução de Saur ocorrida em 1978, a cidade tem abrigado diversos grupos ligados ao terrorismo, como a rede Haqqani, Quetta Shura, Hezbi Islami, Al-Qaeda e outros grupos terroristas. Do final de 1994 a 2001, serviu como a capital do governo do Talibã até que estes foram derrubados pelas forças da OTAN durante a Operação Liberdade Duradoura, no final de 2001, e substituído pelo governo do presidente Hamid Karzai.

Candaar, ao lado de Peshawar, é a maior cidade de predominância da etnia pachtun.

Referências

  1. a b Escritório Central de Estatísticas do Afeganistão
  2. SCHULBERG, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 160.
  3. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  4. Kandahar - Columbia Encyclopedia (6ª edição)
  5. The City of Kandahar - Columbia Encyclopedia (5ª edição)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Candaar
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Afeganistão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.