Saltar para o conteúdo

Keanu Reeves: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de 189.115.90.59 (vandalismo : -13), revertendo para a versão 15775836" parentid="15720420 de Middljdhxf
Linha 54: Linha 54:


===Speed===
===Speed===
Keanu demonstrou o seu real potencial ao lado de [[Sandra Bullock]], Velocidade Máxima (Speed – 1994), grande sucesso no mundo (121 milhões de dólares) de bilheteria. Aceitou o papel nesse mesmo filme "Speed- Velocidade Maxima", de um diretor desconhecido e uma premissa quase idiota: um policial tem que impedir que um ônibus ande abaixo de certa velocidade pelas ruas de Los Angeles, ou ele explode. Não parecia um sucesso de jeito nenhum e muitos em Hollywood se referiam a ele como o "filme do ônibus". Keanu ainda quase matou os produtores do filme, que o queriam com o visual de [[Point Break]], sendo que ele estava com os cabelos quase nos ombros, e a dias do início das filmagens apareceu com a cabeça quase rapada. Ele dizia que não havia policiais da SWAT com cabelos compridos! Os produtores queriam uma peruca. Ele não a colocou de jeito nenhum. O diretor, então, convenceu os produtores que em mais duas semanas aquele cabelo cresceria um pouco... Fez todas as cenas em Speed, dispensando duplos - A cena em Speed, do pulo do Jaguar para o autocarro, e a cena dele embaixo do ônibus, foi ele próprio que a fez.
Keanu demonstrou o seu real potencial ao lado de um bilufos de borracha verde [[Sandra Bullock]], Velocidade Máxima (Speed – 1994), grande sucesso no mundo (121 milhões de dólares) de bilheteria. Aceitou o papel nesse mesmo filme "Speed- Velocidade Maxima", de um diretor desconhecido e uma premissa quase idiota: um policial tem que impedir que um ônibus ande abaixo de certa velocidade pelas ruas de Los Angeles, ou ele explode. Não parecia um sucesso de jeito nenhum e muitos em Hollywood se referiam a ele como o "filme do ônibus". Keanu ainda quase matou os produtores do filme, que o queriam com o visual de [[Point Break]], sendo que ele estava com os cabelos quase nos ombros, e a dias do início das filmagens apareceu com a cabeça quase rapada. Ele dizia que não havia policiais da SWAT com cabelos compridos! Os produtores queriam uma peruca. Ele não a colocou de jeito nenhum. O diretor, então, convenceu os produtores que em mais duas semanas aquele cabelo cresceria um pouco... Fez todas as cenas em Speed, dispensando duplos - A cena em Speed, do pulo do Jaguar para o autocarro, e a cena dele embaixo do ônibus, foi ele próprio que a fez.


Na noite de 30 de Outubro de 1993, quando estava a gravar "Speed- Velocidade Máxima", recebeu a noticia da morte de [[River Phoenix]], que teve uma overdose na frente do Clube Viper Room (que era de [[Johnny Depp]] na época). Keanu, ao contrário de muitos amigos de River, se recusou a falar sobre o caso e a fazer homenagens a ele. Não foi ao velório ou ao enterro. Quando não tinha saída, dizia apenas " foi um choque terrível e um acidente – não consigo entender como aconteceu". O diretor de Speed, [[Jan de Bont]], reorganizou o calendário de filmagens para acomodar os sentimentos de Keanu sem ter que parar totalmente de rodar, mantendo-o trabalhando de forma a esquecer um pouco do trágico evento. Tempos depois Keanu diria: "Tudo o que posso dizer é que eu nunca senti nada como aquilo na minha vida. Foi muito triste, mais do que isso, eu chorava por horas a fio".
Na noite de 30 de Outubro de 1993, quando estava a gravar "Speed- Velocidade Máxima", recebeu a noticia da morte de [[River Phoenix]], que teve uma overdose na frente do Clube Viper Room (que era de [[Johnny Depp]] na época). Keanu, ao contrário de muitos amigos de River, se recusou a falar sobre o caso e a fazer homenagens a ele. Não foi ao velório ou ao enterro. Quando não tinha saída, dizia apenas " foi um choque terrível e um acidente – não consigo entender como aconteceu". O diretor de Speed, [[Jan de Bont]], reorganizou o calendário de filmagens para acomodar os sentimentos de Keanu sem ter que parar totalmente de rodar, mantendo-o trabalhando de forma a esquecer um pouco do trágico evento. Tempos depois Keanu diria: "Tudo o que posso dizer é que eu nunca senti nada como aquilo na minha vida. Foi muito triste, mais do que isso, eu chorava por horas a fio".

Revisão das 18h05min de 23 de junho de 2009

Predefinição:Infobox actor

Biografia

Vida

Keanu Charles Reeves nasceu em Beirute, no Líbano. O nome de batismo, foi dado em homenagem a um tio bisavô, e tem significado poético, Keanu, significa "cool breeze over the mountains" ("Brisa fresca sobre as montanhas") ou, numa tradução mais fiél ao dialeto havaiano, "The Coolness" ("Frescor" ou "Serenidade"). Tem múltiplas ascendências, inclusive, é descendente de chineses, irlandeses, portugueses e havaianos (por parte de pai e mãe). Avô paterno havaiano Samuel N. Reeves e avó paterna Sarah com ascendência chinesa, seu pai é o geólogo norte-americano Samuel Nowlin Reeves Jr., que se casou com uma corista e também estilista inglesa, tem uma irmã, Kim, também nascida do primeiro casamento, mas na Austrália.

A mãe, Patricia Taylor, trabalhava como dançarina num clube noturno local quando conheceu o pai. Casamento terminado, mudou-se com Keanu e sua irmã Kim para Nova Iorque, em 1969. Casou-se uma segunda vez, com Paul Aaron, diretor na Broadway e foram então para Toronto, no Canadá, onde adquiriram a cidadania. O casamento durou apenas um ano. O ator cresceu nessa cidade. Patricia teria mais dois casamentos, com um promotor de rock, Robert Miller, pai de Karina, meia-irmã, e depois com um dono de um salão de cabeleireiros, Jack Bond. Keanu também tem outra meia-irmã, Emma, um de vários outros relacionamentos de sua mãe.

Patric tornou-se estilista e fez disso sua profissão, fazendo figurinos para artistas como Dolly Parton, Emmylou Harris e David Bowie. Nessa época Patric trabalhava muito para manter os filhos e por diversas vezes os deixava com amigos e babás. Um desses amigos foi o roqueiro Alice Cooper que, durante um tempo, morou na casa de Patric. Contou que Keanu, em criança não se assustava com os tipos estranhos que andavam por sua casa, que adorava ver os ensaios da banda e ficava batendo as maõzinhas no baixo para ouvir o som. Cooper também revelou que muitas vezes se juntava a Keanu para assustar a empregada, em quem jogavam vômito falso.

Hockey e teatro eram seus interesses reais. Keanu jogava como goleiro e era tão bom que seu apelido era “a parede”, por que nada passava por ele. Ele foi eleito o jogador mais importante do time e em certo ponto até quis seguir carreira na liga oficial. Não conseguia se adaptar à escola. Ele não era um aluno ruim, mas nunca se destacava em nenhuma matéria, e também tinha dificuldades em se relacionar com colegas e professores.

Experiências diferentes lhe foram dadas pelos vários pais que entraram na família Reeves. Samuel Nowlin Reeves, pai biológico, perdeu contato com Keanu ainda quando ele era criança e depois, em 1992, pagou 2 anos de uma sentença de 10 na prisão por vender heroina num aeroporto do Hawai.

Carreira

Não tem um diploma. Freqüentou a Escola de Artes de Toronto mas foi expulso antes de terminar o curso. Aos 19 entrou no “Leah Posluns”, uma escola de teatro da comunidade. Através dessa escola conseguiu seu primeiro papel no teatro: Wolfboy, em 1984, estréia profissional no palco. A peça era extremamente forte e audaciosa para a época, com as fotos de Keanu e outro ator em poses mais do que provocantes, viraram sensação em Toronto. Dois anos depois o diretor Rob Lowe chegou ao Canadá para filmar Youngblood, drama sobre hockey.

Chegou em Hollywood, Los Angeles, Califórnia em 1986, com apenas USD 3,000 no bolso, e foi para a casa de seu ex-padrasto Paul Aaron. Nesse mesmo ano, após conseguir o papel de um jovem defeituoso em Juventude Assassina (River's Edge - 1986), Reeves chamou a atenção de diretores e críticos de performance. Em 1988, teve um acidente sério com a moto, quebrando várias costelas. Com a carreira deslanchando e ganhando um bom dinheiro, Keanu passou a cultivar sua paixão por motocicletas.

Como sempre aparentou menos idade e apesar dos 25 anos, continuava com cara de adolescente, embora já estivesse cansado de interpretá-los. Ele queria partir para filmes que tivessem personagens de sua própria idade. Reeves tornou-se o queridinho dos filmes adolescentes alternativos dos anos 80, tendo se destacado do “brat pack”, grupo de atores “certinhos” que faziam sucesso na época. Um dos mais famosos personagens é o Theodore Logan, o Ted, dos dois filmes da série Bill e Ted. Por um bom tempo foi confundido com o jeito desencanado do garoto. A seguir veio Parenthood, com um grande elenco. Foi durante esse período que conheceu River Phoenix, que viria a se tornar o seu melhor amigo. Trabalhou com grandes diretores: Bertolucci, O Pequeno Buda (Little Buddha – 1993); Coppola, Drácula de Bram Stocker (Dracula / Bram Stoker's Dracula – 1992) e Van Sant, Garotos de Programa (My Own Private Idaho - 1991).

É conhecido por agir sempre fora dos padrões e, seguindo seu coração, se comprometeu a fazer um projeto de sonho: Hamlet, de Shakeaspeare. Em uma produção pequena, na cidade de Winnipeg, no Canadá, uma peça dirigida por Lewis Baumander e vários atores desconhecidos. Os ingressos para a peça se esgotaram em questão de dias, com fãs vindo de todos os lugares do mundo (um enorme grupo vindo do Japão surpreendeu a imprensa com sua devoção a Keanu), tornando a peça uma atração turística na cidade. Críticos de todo o país e da Inglaterra também foram a Winnipeg ver Keanu e não dá nem para imaginar a pressão que ele sofreu na época. Corre a história de que até seus agentes se recusaram a ir vê-lo, temendo uma humilhação pública do cliente teimoso, que deveria estar em Hollywood fazendo filmes e não no interior do Canadá em um teatro insignificante. Keanu estreou nervoso, recebeu muitas críticas, mas não desistiu. Foi melhorando até chegar ao ponto que queria. Um dos mais respeitados críticos de teatro da Inglaterra, Roger Lewis, disse que Keanu foi um dos três melhores Hamlets que ele já vira. Disse que Keanu "era Hamlet".

Em um filme, que nunca chegou a ser produzido, Keanu faria o papel de um morador de rua que ganharia na loteria. Para isso, procurou ver como realmente era a vida dessas pessoas. Com US$ 20.00 e uma escova de dentes foi literalmente morar nas ruas de Los Angeles. “Na primeira noite eu estava apavorado, pois ouvia outros sem-teto gritando enquanto dormiam ou conversando entre si sobre roubar meu papelão”. Keanu ficou nas ruas até o 4º dia, quando foi reconhecido e fotografado. A história foi toda deturpada e muito se comentou sobre a “decadência” do ator. Logo depois revelou a sua identidade aos sem-teto com quem conviveu e os levou para jantar, ficando espantado quando, em vez de lagosta e champanhe, seus “companheiros” pediram para ir ao Mc Donald’s. No ano de 97 um fato deixou a imprensa e os fãs estarrecidos. Um grupo de turistas japoneses que visitavam Los Angeles fotografaram Keanu, embriagado, dividindo uma garrafa de bebida alcoólica sentado na sarjeta junto com um mendigo. Ninguém entendeu nada e essas imagens correram o mundo. Os assessores de Keanu, trataram desde logo de esclarecer, dizendo que ele estava fazendo pesquisa para um filme que iria fazer. Não disseram para que filme seria, nem se o papel aconteceu. E ele também não tocou no assunto.

Em 1995, constou na lista da revista "People", como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo; ficou em 1997, em #27 posição, na revista Empire, na lista das 100 maiores estrelas cinematograficas de todos os tempos.

Speed

Keanu demonstrou o seu real potencial ao lado de um bilufos de borracha verde Sandra Bullock, Velocidade Máxima (Speed – 1994), grande sucesso no mundo (121 milhões de dólares) de bilheteria. Aceitou o papel nesse mesmo filme "Speed- Velocidade Maxima", de um diretor desconhecido e uma premissa quase idiota: um policial tem que impedir que um ônibus ande abaixo de certa velocidade pelas ruas de Los Angeles, ou ele explode. Não parecia um sucesso de jeito nenhum e muitos em Hollywood se referiam a ele como o "filme do ônibus". Keanu ainda quase matou os produtores do filme, que o queriam com o visual de Point Break, sendo que ele estava com os cabelos quase nos ombros, e a dias do início das filmagens apareceu com a cabeça quase rapada. Ele dizia que não havia policiais da SWAT com cabelos compridos! Os produtores queriam uma peruca. Ele não a colocou de jeito nenhum. O diretor, então, convenceu os produtores que em mais duas semanas aquele cabelo cresceria um pouco... Fez todas as cenas em Speed, dispensando duplos - A cena em Speed, do pulo do Jaguar para o autocarro, e a cena dele embaixo do ônibus, foi ele próprio que a fez.

Na noite de 30 de Outubro de 1993, quando estava a gravar "Speed- Velocidade Máxima", recebeu a noticia da morte de River Phoenix, que teve uma overdose na frente do Clube Viper Room (que era de Johnny Depp na época). Keanu, ao contrário de muitos amigos de River, se recusou a falar sobre o caso e a fazer homenagens a ele. Não foi ao velório ou ao enterro. Quando não tinha saída, dizia apenas " foi um choque terrível e um acidente – não consigo entender como aconteceu". O diretor de Speed, Jan de Bont, reorganizou o calendário de filmagens para acomodar os sentimentos de Keanu sem ter que parar totalmente de rodar, mantendo-o trabalhando de forma a esquecer um pouco do trágico evento. Tempos depois Keanu diria: "Tudo o que posso dizer é que eu nunca senti nada como aquilo na minha vida. Foi muito triste, mais do que isso, eu chorava por horas a fio".

Os produtores queriam uma sequência para Speed. A sequência para o mega-sucesso se passaria no mar, em um barco controlado por um assassino terrorista. Sandra Bullock estaria ao seu lado novamente e o salário oferecido era astronômico e digno dos astros top da época. Mas o que ninguém imaginava aconteceu. Contra todo mundo, até contra seus próprios agentes, ele recusou a oferta, pois não gostou do roteiro. Disse: "qual a velocidade que um barco daquele tamanho anda? Não seria mais fácil todo mundo pular na água então?!" Foi chamado de todos os nomes pejorativos possíveis em Hollywood, de "prima-donna" a "burro", mas nada o deteve.

Matrix

Voltou no papel principal romântico para provar sua virilidade em Caminhando Nas Nuvens (Walk in the Clouds, A). Também deixou de trabalhar com Al Pacino e Robert De Niro em Fogo contra Fogo. Entre 1996 e 1997, sofreu um acidente de moto e retornou com visual meio desleixado em Reação em Cadeia (Chain Reaction) e, em 1997 finalmente dividiu as telas com Al Pacino no suspense O Advogado do Diabo (Devil's Advocate, The). Na ficção, com Johnny Mnemonic (Johnny Mnemonic - 1995) teve resultado pífio. Já em "Matrix" (Matrix) ganha um dos maiores destaques em 1999, onde interpreta um lider na revolta social contra computadores, que deu a ele grande retorno na cinematografia, e na seqüência, Matrix II e III. Atuou em praticamente todas as cenas, de Matrix, dispensando dublês e arracando elogios de mestres de kung-fu como seu treinador, Yuen Wo Ping e o ator Colin Chou, que interpretou o personagem Seraph e sabe de artes marciais desde pequeno.

Em 2006, doze anos depois de atuarem juntos em velocidade máxima, Keanu volta as telinhas com a atriz Sandra Bullock em A casa do lago (The lake house) dirigido por Alejandro Agresti, onde foi sucesso absoluto principalmente no Japão.

Vida Pessoal

Parece que sua vida pessoal afetou um pouco sua carreira. Especulou-se sobre sua sexualidade, com boatos na imprensa que ele era homossexual. Keanu desmentiu a notícia publicamente, e afirmou que não tinha essa opção sexual. Um boato, que começou com uma notinha em uma revista de fofoca, tomou o mundo e milhares de pessoas passaram a acreditar nas especulações sobre a sua orientação sexual. A história era de que ele havia se casado em uma cerimônia secreta no Havaí com o magnata, sócio da Dreamworks, David Geffen (gay assumido). Geffen negou o rumor, dizendo que nunca havia encontrado Keanu – mas observando que gostaria muito de conhecê-lo... Keanu dava risada do boato, achando tudo muito engraçado. Mas as coisas saíram de controle e os seus agentes, o obrigaram a fazer um comunicado oficial esclarecendo tudo. E ele o fez, mas na revista gay out, que dedicou a ele uma edição especial onde ele negou o casamento, deu uma de suas melhores entrevistas mas, mais uma vez, deixou de declarar sua opção sexual, deixando para cada um achar o que quiser. Em sua frase clássica Keanu diz "Eu não sou gay. Mas nunca se sabe...". De sua vida amorosa pouco se sabe. Já havia declarado que o sonho de vida era casar e ser pai. Sua namorada, de longa data, Jennifer Syme ficou grávida, em 1999, mas infelizmente a poucos dias do nascimento, descobriu-se em um ultra-som que o bebê, uma menina cujo nome escolhido seria Ava, havia morrido no ventre de Jennifer. No dia 24 de Dezembro de 1999, em um parto induzido onde Keanu acompanhou Jennifer, o bebê foi retirado e então enterrado no cemitério de Los Angeles. A criança foi registada como Ava Archer Syme Reeves. Com tantos problemas na vida pessoal, Keanu voltou-se novamente para o trabalho. E, como sempre, fazendo um filme atrás do outro. Em 2001, Jennifer Syme, a mãe de sua filha, que estava sob tratamento por depressão, sofre um acidente de carro em Los Angeles e morre instantaneamente, deixando Keanu arrasado.

Viveu em hotéis, na década de 90, andando de moto e tocando na banda grunge Dogstar, onde é baixista, entre outras bandas. Vive em Hollywood, Califórnia, EUA, desde o ano de 2003. E actualmente contínua a lutar na pesquisa da cura contra o câncer de forma a também ajudar a curar a sua irmã Kim dessa terrivel doença.

No dia 31 de Janeiro de 2005. Keanu finalmente foi agraciado com uma estrela na badalada calçada da fama de Los Angeles, tendo seu nome eternizado entre os maiores artistas do cinema.

Filmografia

Ano Título Título no Brasil Papel Notas
1985 Letting Go Stereo Teen #1 Filme para a TV
One Step Away Ron Petrie
1986 Youngblood Veia de campeão Heaver
Flying Voando para o sucesso Tommy
Young Again Jovem de Novo Mike Riley, 17 anos Filme para a TV
Under the Influence Aparências Eddie Talbot Filme para a TV
Act of Vengeance Sindicato da violência Buddy Martin Filme para a TV
River's Edge Juventude assassina Matt
Brotherhood of Justice A irmandade da justiça Derek Filme para a TV
Babes in Toyland Jack Filme para a TV
1988 Permanent Record Para sempre na memória Chris Townsend
The Prince of Pennsylvania O Principe da Pensilvania Rupert Marshetta
The Night Before Uma noite muito louca Winston Connelly
Dangerous Liaisons Ligações perigosas Le Chevalier Raphael Danceny
1989 Bill & Ted's Excellent Adventure Bill & Ted - Uma aventura fantástica Ted "Theodore" Logan
Parenthood O tiro que não saiu pela culatra Tod Higgins
1990 I Love You to Death Te amarei até te matar Marlon James
Tune in Tomorrow Tia Júlia e o escrevinhador Martin Loader
1991 Point Break Caçadores de emoção Agente do FBI Johnny Utah
Bill & Ted's Bogus Journey Bill & Ted - Dois Loucos no Tempo Ted "Theodore" Logan/Evil Ted
My Own Private Idaho Garotos de Programa Scott Favor
Providence Eric
1992 Bram Stoker's Dracula Drácula de Bram Stoker Jonathan Harker
1993 Much Ado About Nothing Muito Barulho por Nada Don John
Little Buddha O Pequeno Buda Prince Siddhartha
Poetic Justice Homeless Man (sem teto) Não foi creditado
Freaked Freaklândia - O parque dos horrores Ortiz the Dog Boy Não foi creditado
Even Cowgirls Get the Blues Até as vaqueiras ficam tristes Julian Gitche
1994 Speed Velocidade máxima Oficial Jack Traven
1995 Johnny Mnemonic Johnny Mnemonic - O cyborg do futuro Johnny
A Walk in the Clouds Caminhando nas Nuvens Paul Sutton
1996 Chain Reaction Reação em Cadeia Eddie Kasalivich
Feeling Minnesota Paixão bandida Jjaks Clayton
1997 The Last Time I Committed Suicide Sem limite Harry
The Devil's Advocate O Advogado do Diabo Kevin Lomax
1999 The Matrix Matrix Thomas Anderson/Neo
Me and Will Ele mesmo
2000 The Replacements Virando o jogo Shane Falco
The Watcher O Observador David Allen Griffin
The Gift O dom da premonição Donnie Barksdale
2001 Sweet November Doce Novembro Nelson Moss
Hardball Hardball - O jogo da vida Conor O'Neill
2003 The Matrix Reloaded Matrix Reloaded Thomas Anderson/Neo
The Animatrix Animatrix Thomas Anderson/Neo
The Matrix Revolutions Matrix Revolutions Thomas Anderson/Neo
Something's Gotta Give Alguém Tem Que Ceder Dr. Julian Mercer
2005 Constantine Constantine John Constantine
Thumbsucker Impulsividade Perry Lyman
Ellie Parker ele mesmo
2006 The Lake House A casa do lago Alex Wyler
A Scanner Darkly O Homem Duplo Bob Arctor
2008 Street Kings Os Reis da Rua Detetive Tom Ludlow
The Day the Earth Stood Still O Dia em que a Terra Parou Klaatu
2009 The Private Lives of Pippa Lee Os Segredos de Pippa Lee Chris

Premiações

  • Recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards de Melhor Ator, por "Velocidade Máxima" (1994) e "Matrix" (1999). Venceu em 1999.
  • Recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards de o Mais Gostoso, por "Caçadores de Emoção" (1991) e "Velocidade Máxima" (1994). Venceu em 1991.
  • Recebeu 3 indicações ao MTV Movie Awards de Melhor Beijo, por "Velocidade Máxima" (1994), "Caminhando nas Nuvens" (1995) e "Matrix Reloaded" (2003).
  • Recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards de Melhor Luta, por "Matrix" (1999) e "Matrix Reloaded" (2003). Venceu em 1999.
  • Recebeu 2 indicações ao MTV Movie Awards de Melhor Equipe, por "Velocidade Máxima" (1994) e "Matrix" (1999). Venceu em 1994.
  • Recebeu 3 indicações ao Framboesa de Ouro de Pior Ator, por "Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro" (1995), "Reação em Cadeia" (1996) e "Hardball - O Jogo da Vida" (2001).
  • Recebeu 2 indicações ao Framboesa de Ouro de Pior Ator Coadjuvante, por "Muito Barulho por Nada" (1993) e "O Observador" (2000).
  • Ganhou o Bambi Awards 2008 de Astro Internacional do ano.

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Keanu Reeves
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Keanu Reeves