Koguryo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicione esta.
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Reino de Koguryo durante sua extensão territorial máxima.

Koguryo ou Goguryeo (em coreano: 고구려, transl. Koguryŏ; IPA[koɡuɾjʌ]) foi um antigo reino coreano localizado nas regiões centro-setentrionais da península Coreana, do sul da Manchúria e da Província Marítima da Rússia.

Juntamente com Baekje e Silla, Koguryo era um dos Três Reinos da Coreia, e um participante ativo na disputa pelo poder da península da Coreia, e associado com a política externa das politeias da China e Japão do período.

O Samguk Sagi, texto Goryeo do século XII, indica que Koguryo foi fundada em 37 a.C.[1] por Jumong, um príncipe de Buyeo - embora existam evidências arqueológicas e textuais indicando que a cultura Koguryo já existia desde o século II a.C., por volta do período da queda de Gojoseon, um reino anterior que também ocupou o sul da Manchúria e o norte da Coreia.

Koguryo foi uma grande potência regional no Nordeste da Ásia até ser derrotado por uma aliança Silla-Tang em 668 d.C.. Depois de sua derrota, seu território foi dividido entre a dinastia Tang, a Silla Unificada e Balhae.

A palavra Coreia, utilizada nos idiomas ocidentais, deriva de "Goryeo" (Koryo), que por sua vez vem de "Goguryeo" (Koguryo).

Referências

  1. Samguk Sagi, vol. 13. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre cultura coreana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.