Ladies' Code

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Evolution-tasks.png
Atenção: Este artigo foi listado como um artigo com problemas.
Ajude-nos na discussão deste artigo. O motivo da marcação foi a seguinte: Má tradução em alguns trechos
Ladies' Code
레이디스 코드
Ladies' Code

[SoJung, Ashley e Zuny] [RiSe e EunB]

Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, dance-pop
Período em atividade 2013 - Presente
Gravadora(s) Polaris Entertainment (Coreia do Sul)
Integrantes Ashley
Sojung
Zuny
Ex-integrantes EunB († 03/09/14)
RiSe († 07/09/14)

Ladies' Code (em coreano: 레이디스 코드) é um girl group sul-coreano formado pela Polaris Entertainment em 2013. A formação original do grupo era composta por Ashley, RiSe, EunB, SoJung e Zuny. Elas fizeram seu debut com o mini-álbum Code#01, com a faixa-título "Bad Girl", qual foi lançada em 7 de março de 2013. No dia 3 de setembro de 2014, o grupo sofreu um acidente com a van em que viajavam, que resultou na morte de EunB e RiSe. [1] [2] [3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Antes da estreia[editar | editar código-fonte]

Antes da criação do grupo, a maioria dos membros já tinham algumas experiências na indústria de entretenimento.[4]

RiSe participou do Miss Korea 2009 representando o Japão (Sua irmã Kwon Riae participou do Miss Korea 2007)[5] [6] e venceu o Korean Abroad Award.[7] Ela ganhou popularidade por estrelar em um show de talentos chamado Star Audition: The Greath Birth, e acabou no Top 12.[8] Em seguida, ela apareceu, no Star Audition, com o colega David Oh como um casal no reality show We Got Married em 2011. RiSe, mais tarde, entrou para a KeyEast antes de trocar as agências em 2013.

SoJung foi finalista e acabou no Top 8 na primeira temporada do The Voice of korea. EunB era a cunhada do âncora do SBS 8 News, Kim Sung Joon. Ashley, antes de sua estreia, era conhecida por fazer uploads de covers de Kpop no Youtube através do canal "ashleych0i".

2012–13: Bad Girl e Pretty Pretty[editar | editar código-fonte]

Em 2012, Ladies' Code começou a gravar o seu álbum de estreia. No dia 20 de fevereiro de 2013, SoJung confirmou que ela estaria se juntando a um girl group formado pela Polaris Entertainment, e que elas iriam estrear no mês seguinte. As divulgações começaram em 25 de fevereiro de 2013, com o teaser vídeo de RiSe, seguido por de SoJung no dia 26, EunB no dia 27, Zuny no dia 28 e Ashley, a líder, no dia 1 de maio. No dia 4 de março de 2013, foi lançando o teaser do grupo para o seu videoclipe.

O mini-álbum de estreia do grupo Code#01 junto com a faixa-título "Bad Girl", acompanhado com o videoclipe, foi lançado em 7 de março de 2013. No dia seguinte depois da estreia do grupo, a música foi bem nas paradas musicais, incluindo Bug, Soribada, Mnet e Daum, e, eventualmente, conseguiu ficar na posição 34 do Gaon Digital Chart. Elas tiveram sua primeira apresentação no M! Countdown no mesmo dia do lançamento do mini, encerrando as promoçoes no Inkigayo, no dia 21 de abril de 2013.

O primeiro single digital "Hate You" foi lançado em 6 de agosto de 2013, servindo como um pré-lançamento para o segundo mini-álbum. A volta do grupo estava, originalmente, marcada para 25 de julho de 2013, mas Zuny teve uma inesperada lesão na perna, o que fez a volta do grupo ser adiada. A música estreou numa posição alta nos charts, conseguindo a posição um no chart de singles da Bugs. Em outros charts, a música conseguiu ficar no Top 10.

No dia 21 de agosto de 2013, Ladies' Code anunciou seu retorno com o segundo mini-álbum, Code#02 Pretty Pretty, qual foi lançado no dia 6 de setembro de 2013.

2014: So Wonderful e Kiss Kiss[editar | editar código-fonte]

Polaris Entertainment anunciou no dia 4 de fevereiro de 2014 que o grupo faria um comeback com o seu segundo single "So Wonderful". O primeiro teaser do videoclipe foi lançado dois dias depois do anunciado, no dia 6 de fevereiro, mostrando a integrante RiSe deitada em um plástico filme transparente. O teaser foi lançado online seguido do segundo teaser no dia 10. A música foi produzida por Super Changddai qual trabalhou com o grupo desde a estreia. A música foi lançada junto com seu videoclipe, no dia 13 de fevereiro de 2014, com o grupo apresentando a música pela a primeira vez no M! Countdown no mesmo dia.

No dia 31 de julho de 2014, Ladies' Code lançou uma imagem teaser do seu novo single "Kiss Kiss" e lançou um teaser vídeo no dia seguinte. Um segundo vídeo teaser foi lançado, aparecendo todas as membros recriando cenas de beijo do conto de fadas "O Príncipe Sapo", no dia 5 de agosto de 2014. Em 6 de agosto de 2014, o videoclipe de "Kiss Kiss" foi lançado online e o single foi lançado no dia 7 de agosto de 2014. Uma edição limitada do CD também foi lançada. O grupo começou as promoções para a música no KBS Music Bank no dia seguinte.

No dia 1 de setembro de 2014, Ashley revelou que o grupo estava trabalhando num novo álbum, mas nunca foi revelado se era um mini ou um álbum completo.

2014–2015: Acidente de carro fatal[editar | editar código-fonte]

No dia 3 de setembro de 2014, por volta das 1:30 da noite, o grupo se envolveu em um acidente de carro sério enquanto voltava para Seoul, depois de gravar para o Open COncert para a KBS (e também, terminando as promoções para Kiss Kiss). O manager do grupo, Sr. Park, estava dirigindo a van e estava no limite da velocidade, dirigindo 137 (85 mph) km/h para uma distância de 100 km/h (62 mph) em uma zona de distância de 30 km (19 mi). A chuva deixou a estrada escorregadia, o que causou Park a perder o controle do veículo, fazendo com que a van do grupo derrapasse várias vezes antes de bater em um muro de proteção nas imediações de Singal Junction em Yeongdong Expressway.

EunB foi declarada morta na hora depois que os paramédicos chegaram no Sungbin Medical Center, enquanto os seis restantes passageiros foram levados para vários outros hospitais. SoJung e RiSe, que sofreram os danos mais sérios, foram levadas para a Universidade Católica do Hospital St.Vincent Korea em Suwon, de acordo com a situação crítica delas. A situação de RiSe piorou e ela foi transferida para o Hospital Universidade Ajou, onde ela morreu quatro dias depois, no dia 7 de setembro de 2014.[9] [10] A situação de SoJung foi considerada estabilizada. Ashley, Zuny, Park, e outro estilista tiveram lesões menores. No dia 29 de outubro, Ashley e Zuny receberam alta do hospital e passaram o tempo se recuperando em suas casas, enquanto SoJung foi transferida para um hospital perto de sua casa em Wonju. Elas voltaram para o dormitório do grupo, em Seoul, em 12 de novembro, com SoJung ainda recebendo tratamento ambulatorial.

A investigação realizada pelo Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), revelou e confirmou que a causa do acidente foi dirigir acima do limite de velocidade e por causa do pneu traseiro que saiu devido ao impacto da van contra o muro de proteção. Foi relatado que nenhum dos airbags da van inflaram na hora do impacto, enquanto testemunhas dizem que o veículo rodou várias vezes após bater no muro. Um trabalhador da ambulância relatou:

Não me lembro de ter desprendido quaisquer cintos de segurança.

Em memória de EunB e RiSe, o grupo conseguiu sucesso nas paradas musicais porque os fãs do grupo começaram a postar mensagens em comunidades onlines e encorajando as pessoas a ouvirem a música "I'm Fine Thank You" (do segundo EP do grupo, o Pretty Pretty) como um tributo e para cumprir o sonho de EunB de ficar em primeiro nas paradas musicais. A música acabou no topo de várias paradas musicais várias vezes, incluindo Melon, Bugs, Genie, Monkey3 e Olleh, também pegando a terceira posição no chart da Gaon, fazendo esse a maior posição de Ladies' Code nas paradas musicais. "I'm Fine Thank You" e "Kiss Kiss" debutaram, respectivamente, em #6 e #21 no chart da Billboard, fazendo essa as duas primeiras vezes entrando no chart.

A apresentação final do grupo com todos os cinco membros foi ao ar no KBS no dia 14 de setembro de 2014, como um tributo a EunB e RiSe. No dia 15 de setembro de 2014, Polaris Entertainment lançou um videoclipe para "I'm Fine Thank You" como tributo, usando cenas especiais do grupo, em tributo a EunB e RiSe.

Em novembro de 2014, Park foi preso e indiciado sob a acusação de causar um acidente fatal e foi condedado a dois anos e dois meses de prisão no dia 15 de janeiro de 2015. Em 25 de março de 2015, Park apelou para reduzir a sua sentença. Em abril de 2015, ele fez um acordo com as famílias de EunB e RiSe com uma recompensa que não teve o valor revelado. O apelo de Park funcionou e a sentença dele foi reduzida para um ano e dois meses de prisão. Ele também teve de fazer 160 horas de serviço comunitário e participar de 40 horas de aula de condução.

No dia 26 de abril, foi relatado que Zuny, Ashley e SoJung tinham retomado a sua rotina de treinamento, continuando a receber aconselhamento e tratamentos de acompanhamento para ferimentos sofridos desde o acidente.

Em 28 de maio, foi anunciado que a Polaris criou o "I'm Fine, Thank You: RiSe & EunB Memorial Concert", um concerto em memória as membros falecidas. Foi marcado para 22 de agosto de 2015, no Shinagawa Stellar-ball em Tokyo, Japão, em tributo ao sonho de RiSe de, algum dia, atuar no seu país natal. O concerto teve aparições de artistas da Polaris, incluindo Kim Bum-soo, Rumble Fish e Yang Dong-geun, e uma apresentação de Ashley, SoJung e Zuny, com a primeira música desde o acidente, intitulada de "I'll Smile Even If It Hurts". Sojung participou diretamente da composição e produção da música.[11] [12]

No dia 3 de setembro, Sojung e artistas da Polaris lançaram um cover de "I'm Fine, Thank You" em memória a EunB e RiSe. Um representante da Polaris disse que todos os rendimentos da canção seriam enviados para a caridade. Ladies' Code lançaram "Smile Even If It Hurts" como um single digital em 7 de setembro de 2015, o primeiro aniversário de morte de RiSe.[13] [14]

2016–presente: retorno como trio[editar | editar código-fonte]

Gnome globe current event.svg
Esta seção é sobre um evento atual. A informação apresentada pode mudar rapidamente.
Editado pela última vez em 18 de maio de 2016.
Ladies' Code em março de 2016 [Ashley, SoJung e Zuny]

No início de 2016, a gravadora Polaris Entertainment revelou que o grupo estava produzindo um novo álbum e preparando o retorno como trio (SoJung, Ashley e Zuny) para o final de fevereiro, o primeiro desde o acidente. A empresa declarou ainda que não havia planos para contratar novos integrantes para o grupo.[15] [16]

No dia 15 de fevereiro de 2016, Ladies' Code começou a lançar teasers do primeiro álbum single como trio, intitulado de Myst3ry. A faixa-título é "Galaxy" e, junto com o álbum, foi lançada oficialmente em 24 de fevereiro de 2016. Logo foi anunciado que MYST3RY é a primeira parte de um projeto com 3 partes. No dia 30 de março foram lançados remixes das 3 músicas de seu álbum, My Flower (Blossom Mix), Galaxy (The 3dge Mix) e Chaconne (Arieta Mix). [17] [18]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Posição no grupo [19]
Romanizado Hangul Romanizado Hangul
Ashley 애슐리 Choi Bit Na/Ashley Choi 최빛나 9 de novembro de 1991 (24 anos) Líder, Vocalista Líder e Dançarina Principal.
SoJung 소정 Lee So Jung 이소정 3 de setembro de 1993 (22 anos) Vocalista Principal, Dançarina Guia, Face.
Zuny 주니 Kim Joo Mi 김주미 8 de dezembro de 1994 (21 anos) Rapper Principal, Vocalista Guia e Maknae.

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico Nome de nascimento Data de nascimento Posição no grupo[20]
Romanizado Hangul Romanizado Hangul
EunB 은비 Go Eun Bi 고은비 23 de novembro de 1992 (23 anos) Rapper Líder e Vocalista de Apoio.
RiSe 리세 Kwon Ri Se 권리세 16 de agosto de 1991 (24 anos) Vocalista de Apoio, Dançarina Líder, Face e Visual.

Discografia[editar | editar código-fonte]

EPs
Álbuns single

Referências

  1. "Ladies' Code member EunB dies in the car accident". The Korea Times. September 2, 2014.
  2. «레이디스코드 권리세, 위급 수술 끝…9시간 잘 버텼다». 
  3. «레이디스코드 권리세, 위급 수술 끝…9시간 잘 버텼다». 
  4. «Featured Artist: Ladies’ Code» (em inglês). Soompi. 2 de setembro de 2015. Arquivado desde o original em 2 de janeiro de 2016. Consultado em 1º de março de 2016. 
  5. «권리세 미스코리아 시절 “미코진 옆에서도 빛나”». biz.heraldcorp.com. Consultado em 2016-02-24. 
  6. «가족 곁에서 숨 거둔 미소천사 권리세, “비보에 목메어 눈물만…” : 뉴스 : 동아닷컴». news.donga.com. Consultado em 2016-02-24. 
  7. «Kim Ju-Ri Wins Miss Korea 2009 | Korean Beacon». 2014-01-12. Consultado em 2016-02-24. 
  8. «데이비드오 - 권리세 우결 출연 확정» (em coreano). 데이비드오 - 권리세 우결 출연 확정. Consultado em 2016-02-24. 
  9. «Morre mais uma integrante da girlband sul coreana Ladies’ Code». Portal Extra. 7 de setembro de 2014. Arquivado desde o original em 28 de dezembro de 2014. Consultado em 1º de março de 2016. 
  10. «Morre Kwon Ri-sae, integrante da girlband sul-coreana Ladies’Code». Portal Terra. 7 de setembro de 2014. Arquivado desde o original em 1º de março de 2016. Consultado em 1º de março de 2016. 
  11. «Surviving Members of Ladies’ Code to Sing New Song in Memory of RiSe and EunB» (em inglês). Soompi. 19 de agosto de 2015. Arquivado desde o original em 28 de agosto de 2015. Consultado em 1º de março de 2016. 
  12. «Ladies’ Code Perform Tribute to RiSe and EunB at Memorial Concert» (em inglês). Soompi. 22 de agosto de 2015. Arquivado desde o original em 22 de dezembro de 2015. Consultado em 1º de março de 2016. 
  13. «Ladies’ Code Releases Beautiful Second Tribute to EunB and RiSe» (em inglês). Soompi. 6 de setembro de 2015. Arquivado desde o original em 6 de janeiro de 2016. Consultado em 2 de março de 2016. 
  14. «Polaris to Release Two Songs to Memorialize 1 Year Since Death of Ladies’ Code EunB and RiSe» (em inglês). Soompi. 29 de agosto de 2015. Arquivado desde o original em 30 de dezembro de 2015. Consultado em 2 de março de 2016. 
  15. Ladies' Code in comeback after deadly crash (em inglês) The Korea Times - Culture, 24 de janeiro de 2016
  16. «Ladies’ Code Aiming for Comeback This Month» (em inglês). Soompi. 7 de fevereiro de 2016. Arquivado desde o original em 27 de fevereiro de 2016. Consultado em 1º de março de 2016. 
  17. «Updated: Ladies’ Code Releases Album Teaser for Comeback With “Myst3ry”» (em inglês). Soompi. 15 de fevereiro de 2016. Arquivado desde o original em 18 de fevereiro de 2016. Consultado em 1º de março de 2016. 
  18. «How Can Ladies’ Code’s Comeback Pay Tribute to RiSe and EunB’s Legacies?» (em inglês). Soompi. 23 de fevereiro de 2016. Arquivado desde o original em 24 de fevereiro de 2016. Consultado em 1º de março de 2016. 
  19. «Ladies' Code». Kpop Wiki. Consultado em 2016-03-02. 
  20. «LADIES' CODE - girlband - kpop». JpopAsia. Consultado em 2016-03-01. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ladies' Code