Lagoa Juparanã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lagoa Juparanã
Praia do Minotauro
Localização
Coordenadas 19° 20′ S 40° 05′ W
País  Brasil
Localidades mais próximas Linhares  Espírito Santo
Características
Tipo natural
Área * 63,7229 km²
Comprimento máximo 38 km
Largura máxima 3 a 5 km
Perímetro * 90 km
Profundidade máxima 30 m
Ilhas Ilha do Imperador
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

A Lagoa Juparanã localiza-se no município de Linhares, no Espírito Santo, Brasil. O acesso é pelo km 137 da BR-101 norte, a 12 km do centro da cidade.[1] É a segunda maior lagoa do Brasil em volume de água[carece de fontes?]. Seus contornos são de sinuosidade incomparável, dezenas de praias límpidas e serenas, áreas para campismo, enseadas fantásticas, pôr-do-sol de beleza poética e propícia a variados esportes náuticos. A lagoa também entra nos municípios de Rio Bananal e Sooretama.

O nome "juparanã" vem do tupi e significa "mar de água doce".[1]

Ao norte da Lagoa Juparanã, encontra-se a Ilha do Imperador que tem um marco que celebra as duas visitas ilustres que recebeu: O Imperador Dom Pedro II, em 1860 e o então Presidente Getúlio Vargas, em 1954. A ilha mantém sua vegetação natural e, de lá, tem-se uma vista magnífica da extensão da lagoa e também do ondeado das praias; seu acesso é por barcos, e o ponto de terra mais próximo é a Praia em Pontal do Ouro. A ilha do Imperador é patrimônio pertencente ao Governo do Estado e serve de limite físico triangular entre os municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal.[1]

A lagoa Juparanã possui mais de quarenta praias em suas margens, estando a maioria dentro de propriedades privadas. Das praias de acesso público podemos citar a Praia das Três Pontas, Praia do Caju, Praia do Minotauro (com horário restrito), Praia da Jesuína (em Rio Bananal) e Praia do Patrimônio da Lagoa (em Sooretama).[1]

De estrutura turística nas praias públicas temos restaurantes/bares, eventos culturais e barcos para passeio.

Referências

  1. a b c d «Inventário da Oferta Turística do Município de Linhares - 2009» (PDF). linhares.es.org.br. Consultado em 22 de outubro de 2015.