Lamenha Pequena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lamenha Pequena (Curitiba))
Lamenha Pequena
Subprefeitura Santa Felicidade
Área 3,40 km²
População 701 hab.
Densidade hab/km²
Bairros Limítrofes Butiatuvinha e Santa Felicidade.
Principais Vias Avenida Dr. Eugênio Bertolli
Rua Benjamin Granatto
Rua Justo Manfron
Contorno Norte
Pontos de referência

Lamenha Pequena é um bairro da cidade brasileira de Curitiba, Paraná[1].

No final do século XIX, quando a localidade pertencia a "colônia Lamenha", sua população era de 643 habitantes, divididos em 139 lotes[1] e ao longo de mais de cem anos, a população do bairro pouco cresceu, pois a sua estimativa no censo de 2000, foi de 701 moradores[2].

História[editar | editar código-fonte]

A origem do bairro está ligada à antiga colônia Lamenha, fundada em 1876 por imigrantes poloneses prussianos, em sua maioria. A colônia foi dividida em "Lamenha Pequena" e "Lamenha Grande" e ocupava terras em dois municípios: Curitiba e Almirante Tamandaré, ao lado da estrada do Assungui, e sua principal atividade econômica era a agricultura, com o cultivo de centeio, milho, feijão e batata, que abastecia os mercados de toda a região[1].

Com o passar dos anos, a antiga colônia converteu-se numa região amplamente habitada e em 1975, com o Decreto nº 774 aprovado na Câmara de Curitiba, transformou-se num dos bairros da cidade com seus limites estabelecidos administrativamente[1].

A denominação do bairro, que por sua vez era parte do nome da colônia, é uma homenagem ao presidente da Província, Adolfo Lamenha Lins, que implantou a colônia e outros núcleos coloniais nos arredores de Curitiba[1].

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e «História do Bairro Lamenha Pequena» (PDF). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Consultado em 26 de novembro de 2014 
  2. «Bairro Lamenha Pequena - Características Populacionais» (PDF). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. 2000. Consultado em 25 de novembro de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.