Linha A do RER

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Linha A do RER ou RER A é uma linha de trens urbanos de Paris, França.

História[editar | editar código-fonte]

A Linha A foi inaugurada em 12 de dezembro de 1969. Foi a primeira linha do RER.

Percurso[editar | editar código-fonte]

A Linha A vai dos Terminais a oeste em Saint-Germain-en-Laye (A1), Cergy Le Haut (A3) e Poissy (A5) aos Terminais a leste em Boissy-Saint-Léger (A2) e Marne-la-Vallée-Chessy (A4).

O ramal A1, Ligne de Saint-Germain-en-Laye, vai a Saint-Germain-en-Laye, o ramal A3 vai da Ville nouvelle a Cergy-Pontoise, o ramal A5 vai a Poissy, o ramal A2, Ligne de Vincennes, vai a Boissy-Saint-Léger e o ramal A4 vai a Ville nouvelle de Marne-la-Vallée, na Disneyland Paris, onde se conecta com o TGV.

A linha passa por Nanterre, La Défense, Charles de Gaulle-Étoile, Auber, Châtelet-Les Halles, Gare de Lyon, Nation e Vincennes, e se interliga com o Metrô de Paris em Charles de Gaulle-Étoile, Auber, Châtelet-Les Halles, Gare de Lyon e Nation. A linha é operada tanto pela RATP quanto pela SNCF. A SNCF opera o ramal A3 de Cergy e o ramal A5 de Poissy, e a RATP opera o ramal A1 de Saint-Germain-en-Laye, o ramal A2 de Boissy-Saint-Léger e o ramal A4 de Marne-la-Vallée, e o trecho central.

A Linha A é a linha de trem urbano mais movimentada do mundo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A Linha A surgiu a partir da Ligne de Vincennes, que ligava a Gare de la Bastille (Estação da Bastilha) à Verneuil-l'Étang.

Ver também[editar | editar código-fonte]