Lista de grupos PET

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ver artigo principal: Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal brasileiro de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).

Região Norte[editar | editar código-fonte]

Amazonas[editar | editar código-fonte]

PET Administração - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Agronomia - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Biologia - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Ciência da Computação - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Comunicação Social - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Administração - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Conexões de Saberes - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Conexões de Saberes - PET Indígenas - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Design - UFAM[editar | editar código-fonte]

O PET Design da Universidade Federal do Amazonas foi fundado em 2010, com o intuito de propiciar aos discentes condições para realização de atividades extracurriculares, que complementem sua formação acadêmica, de modo a melhor atender as necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. O grupo conta atualmente com 12 bolsistas e 6 voluntários. Tutora: Profa. Dra. Larissa Albuquerque de Alencar. Site: petdesign.ufam.edu.br[1]. Instagram: https://www.instagram.com/petdesignufam/.

PET Engenharia Florestal - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Engenharia de Produção - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Engenharia de Pesca - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Farmácia - UFAM[editar | editar código-fonte]

PET Física - UFAM[editar | editar código-fonte]

O PET Física foi fundado 1991 e é desenvolvido por um grupo de estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da Universidade Federal do Amazonas, com tutoria (atualmente) do Prof. Dr. Igor Tavares Padilha, todos orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Site: https://pet-fisica-ufam.blogspot.com/p/ex-petianos-e-tutores.html

PET Biologia - UFAM[editar | editar código-fonte]

Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Biológicas da UFAM. Instagram: https://www.instagram.com/petbiologiaufam/?hl=en

PET Matemática - UFAM[editar | editar código-fonte]

O PET Matemática da UFAM é o Programa de Educação Tutorial em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Suas atividades englobam a pesquisa, em nível de Iniciação Científica; ensino, através da monitoria; e atividades extracurriculares. O Programa visa complementar a graduação em Matemática através da orientação de um professor tutor, favorecendo um maior aprofundamento na grade curricular e uma maior interação no ambiente acadêmico. Dessa forma, os participantes ganham experiência trabalhando em grupo, dando suporte e ajuda aos demais curso que possuem disciplinas do Departamento de Matemática e fomentando uma preparação para a profissão acadêmica e de ensino, permitindo que o participante continue sua formação na pós-graduação. Site: https://pet-mat-ufam.blogspot.com/

PET Medicina - UFAM[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1994. Tutor Professor Dr. Plínio Monteiro. Instagram: https://www.instagram.com/petmedicinaufam/

Pará[editar | editar código-fonte]

PET Engenharia Elétrica - UFPA[editar | editar código-fonte]

O PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará foi fundado em 1995, e está sob a tutoria do Prof. Dr. Orlando Fonseca Silva desde 2003. O PET desenvolve suas atividades de pesquisa atreladas ao ensino da engenharia, e realiza diversas atividades de extensão, como cursos semestrais de informatica para a terceira idade e palestras em escolas de ensino fundamental e médio.

PET Solos - UFRA

O PET Solos da Universidade Federal Rural da Amazônia foi fundado em 2013 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento intelectual, humanístico, técnico e científico de um grupo de alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental nas áreas de conhecimento da Ciência do Solo por meio de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e a fixação de valores de cidadania e preservação do meio ambiente. Desde então está sob a tutoria do Prof. Dr. Mário Lopes da Silva Júnior.

Região Nordeste[editar | editar código-fonte]

Alagoas[editar | editar código-fonte]

PET Arquitetura - UFAL[editar | editar código-fonte]

O PET Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas foi criado em 1995, por meio de iniciativa do Prof. Dr. Leonardo Salazar Bittencourt, e visa desenvolver atividades voltadas para a Arquitetura e suas ramificações e pautadas sobre a tríade petiana (pesquisa-ensino-extensão) no meio acadêmico, e levando-as também à comunidade. Atualmente, conta com 12 bolsistas e 5 não-bolsistas sob tutoria da Profª. Drª. Lúcia Tone Hidaka.

PET Serviço Social - UFAL[editar | editar código-fonte]

O PET Conexões de Saberes Serviço Social foi criado em 2010, sendo composto por 12 bolsistas e pela tutora Prof.ª Dr.ª Margarida Santos.O grupo tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o conhecimento da Política de Assistência Social no ambiente acadêmico e junto às comunidades em que se situam os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS em Maceió. Orientados pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, o PET realiza diversas atividades voltadas para a comunidade acadêmica, tendo como público-alvo os graduandos em Serviço Social.

Bahia[editar | editar código-fonte]

PET Engenharias - UEFS[editar | editar código-fonte]

O PET Engenharias da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é um dos 3 grupos PET da UEFS. Foi criado em 2013 e engloba os cursos de engenharia da UEFS, sendo eles: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia da Computação. É composto por 18 estudantes destes 4 cursos sob a tutoria do Prof. Dr. Pablo Rodrigo Fica Piras, atualmente membro da diretoria da CENAPET.

PET Odontologia - UFBA[editar | editar código-fonte]

O PET Odontologia da Universidade Federal da Bahia foi implantado em novembro de 1991, numa iniciativa do Prof. Dr. Edmar José Borges de Santana. Com o objetivo de praticar o tripé educacional, hoje ele conta com 15 bolsistas sob tutoria da Prof. Dra. Iêda Crusoé-Rebello, e atualmente realiza atividades que fomentem o ensino da Odontologia. Além de incentivar a pesquisa e trazer novas tecnologias educacionais, o grupo também trabalha a extensão em grande parte de suas atividades atuais.


PET Pedagogia - UFBA

O Programa de Educação Tutorial do Curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Bahia é atuante no campo da formação inicial de professoras/es da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, bem como na formação de pedagogas/os para atuar na gestão da aprendizagem em ambientes escolares e não escolares. Atualmente, o grupo é composto por doze estudantes, sob a tutoria da Profª Drª Marta Lícia Teles Brito de Jesus. Desde 2010, por iniciativa do Profº Dr. Paulo Roberto de Holanda Gurgel, o grupo realiza diversificadas atividades formativas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a garantia do direito à educação, sempre em diálogo com outros cursos, por meio de iniciativas interpetianas e ações desenvolvidas junto à comunidade interna e externa da universidade.  O grupo desenvolve experiências de inspiração etnográficas,  planejadas a partir da área de interesse de cada petiana/o, o que garante um conhecimento de diversas áreas de atuação de uma/um pedagoga/o.

Ceará[editar | editar código-fonte]

PET Computação - UECE[editar | editar código-fonte]

O PET Computação da Universidade Estadual do Ceará, com o objetivo de praticar a indissociabilidade da tríade (Pesquisa, Ensino e Extensão) que rege o Programa de Educação Tutorial (PET), foi fundado em 1992 sob tutoria do Prof. Dr. Marcelino Cavalcante Pequeno. Atualmente, o referido PET possui 12 bolsistas sob tutoria do Prof. Dr. Jerffeson Teixeira de Souza, e realiza atividades que visam exercer os pilares que sustentam o PET com o intuito de melhorar tanto o ambiente universitário, quanto à sociedade como um todo.

Maranhão[editar | editar código-fonte]

PET Computação - UFMA[editar | editar código-fonte]

O PET Computação da Universidade Federal do Maranhão foi criado em 1 de Setembro de 2007, tendo como tutor o Professor Alexandre César Muniz de Oliveira, em 19 de Janeiro de 2016 o Professor Geraldo Braz Junior tornou-se o novo tutor do grupo. E após sua excelente gestão, em 2019 assume o Professor Luis Rivero . O PET Computação já realizou diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Dentre algumas das atividades podemos citar minicursos, Projetos de Extensão,como por exemplo, ensino de pensamento computacional, organiza o Encontro Acadêmico de Computação (EAComp), desenvolvimento de sistemas, entre outros.[2]

Pernambuco[editar | editar código-fonte]

PET Informática - UFPE[editar | editar código-fonte]

O PET Informática, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é desde 1996 um grupo de estudantes de ciência da computação do Centro de Informática da UFPE. O grupo atua em atividades de pesquisa, ensino e extensão, sob tutoria do Professor Dr. Robson Fidalgo. Dentre as principais atividades do PET Informática, destacam-se os minicursos fornecidos para alunos de graduação, cursos de introdução à programação para alunos da rede pública de ensino, a organização da Olimpíada Pernambucana de Informática e da Semana da Computação da UFPE.

PET Infoinclusão - UFPE[editar | editar código-fonte]

O PET Infoinclusão: demanda da cultura, direitos de todos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA), com o escopo de fomentar o trabalho coletivo, é um grupo interdisciplinar, favorecido pelo intercâmbio de conhecimentos oriundos de duas áreas: Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Design, sob a tutoria da Profa.Dra. Anna Rita Sartore. A proposta do grupo é desenvolver um trabalho que alicerce teoricamente, promova e solidifique o domínio de protocolos de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com vistas ao uso desses recursos para práticas educativas e como via para atualização autônoma e formação continuada dos graduandos e professores em exercício na região.

PET Biologia/UAST - UFRPE

O PET Biologia/UAST, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), foi criado em 2010, com o tema: "Potencialidades do Semiárido". Desde a sua criação, o Grupo sempre buscou desenvolver suas atividades de forma a divulgar para toda comunidade as riquezas e diversidade do Semiárido, especialmente da Caatinga. O nosso objetivo principal é promover a formação ampla qualificada dos PETianos(as) para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira articulada, com ênfase no desenvolvimento e difusão do Semiárido. Buscamos também desenvolver atividades voltadas à melhor formação dos discentes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, visando ampliar o leque de conhecimento sobre às Ciências Biológicas.

Piauí[editar | editar código-fonte]

PET Potência - UFPI[editar | editar código-fonte]

O PET Potência/UFPI, vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi criado pelo Departamento de Engenharia Elétrica. O grupo ministra pré-cursos em Cálculo, Programação e Microcontroladores desde 2013.

Rio Grande do Norte[editar | editar código-fonte]

PET Estatística - UFRN[editar | editar código-fonte]

O PET Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em setembro de 1988, sendo um dos grupos mais antigos da UFRN. Inicialmente, o grupo era formado por 8 alunos, sob tutoria do Prof. Dr. Paulo César Formiga Ramos e desde então situado no Centro de Ciências Exatas e da Terra, no campus sede da universidade, em Natal.

Região Centro-Oeste[editar | editar código-fonte]

Distrito Federal[editar | editar código-fonte]

PET Economia - UnB[editar | editar código-fonte]

O primeiro grupo PET a ser formado no Brasil foi o PET Economia da Universidade de Brasília, sendo a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a adotar o programa. Desde 1979, o PET Economia UnB tem sido composto por alunos de destaque, como o atual presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini.

PET Relações Internacionais - UnB[editar | editar código-fonte]

O grupo PET de Relações Internacionais (PET-REL) foi criado em 1994 e é composto por graduandos em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Tem como tutor atual o Prof. Dr. Juliano da Silva Cortinhas, professor do Instituto de Relações Internacionais (IREL)[3]. O grupo já formou diversos diplomatas e internacionalistas de renome.

Mato Grosso do Sul[editar | editar código-fonte]

PET Geografia - CPTL-UFMS[editar | editar código-fonte]

Em 1988, foi implantado o grupo PET de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Três Lagoas . É composto por 12 bolsistas e 1 voluntária. Atualmente tem como tutora a Profª. Dra. Rosemeire Aparecida de Almeida. O grupo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, divulgando informações e estudos locais/regionais. Há ainda uma grande diversificação de atividades revelando-se como importante recurso para a formação acadêmica na graduação e como preparo em direção a uma pós-graduação.

Região Sudeste[editar | editar código-fonte]

Minas Gerais[editar | editar código-fonte]

PET Mecatrônica/BSI - IF Sudeste MG[editar | editar código-fonte]

O PET Conexões Mecatrônica/BSI do campus Juiz de Fora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais do em dezembro de 2010 contando com 12 participantes e 2 tutores. Ele é composto por estudantes de Engenharia Mecatrônica e Bacharelado em Sistemas de Informação.

PET Engenharia Elétrica - UFU[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Elétrica foi fundado em 1992. É composto por estudantes dos 4 cursos de Engenharia da FEELT, Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, sendo elas: Engeharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.

Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

PET Telecomunicações - UFF[editar | editar código-fonte]

O PET-Tele, grupo PET ligado ao Curso de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense, foi o primeiro grupo PET a ser implantado na UFF, com sua origem em 1994, ainda no paradigma inicial de Programa Especial de Treinamento. A partir de 2001, o PET-Tele foi completamente reformulado, atendendo à mudança de paradigma para o Programa de Educação Tutorial, que começou em 1999. A fim de atender às recomendações do Manual de Orientações Básicas (MOB) para os grupos PET, o PET-Tele procura realizar atividades compostas de itens que tentam contemplar as ações básicas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Dentro do conjunto de atividades realizadas, se destacam: grupos de estudos, experimentações, projetos, cursos, oficinas, palestras, consultoria informal e gratuita, elaboração de material autoral (escrito, expositivo, documental, didático), bem como organização e participação em eventos.[4]

PET Baixada - IM-UFRRJ[editar | editar código-fonte]

O PET – Conexões Baixada é um grupo multidisciplinar voltado para pesquisa, ensino e extensão, localizado no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar (UFRRJ-IM), de Nova Iguaçu, com uma de suas principais temáticas de estudo as questões étnicos-raciais e de gênero na região da Baixada Fluminense. O grupo pesquisa e debate autores com essa temática e como elas interferem na dinâmica dessa região, além de, desenvolver diversas atividades, tais como: oficinas, palestras, rodas de conversas, cine debates entre outros. Todas abertas para discentes e docentes da universidade, como para população do entorno.[5]

PET Conexões de Saberes - ITR-UFRRJ[editar | editar código-fonte]

O PET “Conexões de Saberes: por uma formação integradora e cidadã”  funciona no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Três Rios, o ITR. Suas práticas giram em torno da produção de conhecimento e de estratégias voltadas para a melhoria da qualidade da aprendizagem. Tal proposta estende-se aos escolares, através de oficinas, intervenções em rodas de conversa, momentos culturais, materiais didáticos e inclusão digital. Trabalhamos, por isso, em eixos temáticos voltados ao empreendedorismo, sustentabilidade, política econômica e direitos fundamentais. Desenvolvemos atividades em praças, no pré-ENEM social e nas ações de orientação da população acerca de seus direitos civis e fundamentais.[6]

PET Dimensões da Linguagem - UFRRJ[editar | editar código-fonte]

O Grupo PET Dimensões da Linguagem, fundado em 2011, teve como primeiro tutor do grupo o professor Mário Newman, do DLC (Departamento de Letras e Comunicação da UFRRJ), que seguiu no projeto até o ano de 2016. O trabalho desenvolvido pelo professor Mário trouxe robustez e identidade à proposta do PET Dimensões da Linguagem, cujo objetivo, em sua matriz inicial, voltava-se para o estudo da divulgação científica e de ações extensionistas culturais para os públicos internos e externos da UFRRJ: produção de sarais literários, visitas a quilombos, etc.[7]

PET Inclusão - UFRRJ[editar | editar código-fonte]

A natureza do PET Inclusão é desenvolver projetos voltados para a inclusão de indivíduos de origem popular e socialmente vulneráveis dentro da universidade. Esta inclusão é percebida de forma ampla, tratando-se de atividades de extensão que permitam o diálogo permanente entre segmentos sociais do entorno da universidade, com destaque para a cidade de Seropédica, e a comunidade universitária, a partir das diferentes áreas de conhecimento acadêmico e espaços institucionais. Desta forma, são construídos projetos juntamente com grupos de estudantes, professores, agricultores e consumidores permitindo a interação destes grupos com a universidade e permitindo com que estudantes de origem popular insiram-se em ações que os aproximem da realidade social na busca de transformá-la a partir das demandas, discussões e experiências destes grupos.[8]

PET Veterinária - UFRRJ[editar | editar código-fonte]

As atividades do PET Medicina Veterinária, sob o título “Práticas Pedagógicas Inovadoras na Formação de Excelência em Medicina Veterinária”, privilegiam a autonomia e o processo de tomada de decisão dos petianos, estimulando-os a interagir de forma coletiva e interdisciplinar com as diferentes esferas do curso. A partir desta dialética, o grupo desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão para fortalecer as habilidades do Curso, a busca por inovação e a interação com a comunidade acadêmica e não-acadêmica dos arredores da Universidade. Também é estimulado o desenvolvimento da análise crítica, possibilitando a proposição de solução de problemas no ensino, na infraestrutura do Instituto no qual o Curso está inserido e nas adversidades da coletividade. Com a gestão de projetos, pessoas e ideias, acredita-se que o petiano desenvolverá habilidades para estabelecer relações interpessoais saudáveis e conseguir gerir problemas em sua vida futura.[9]

São Paulo[editar | editar código-fonte]

PET Mecânica - Poli-USP[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1991, o PET Mecânica da Escola Politécnica da USP é composto por alunos de graduação em Engenharia Mecânica da mais tradicional Escola de Engenharia do País. O grupo é reconhecido por ser sempre participativo no âmbito da Poli e da USP como um todo.

PET Sistemas de Informação - EACH-USP[editar | editar código-fonte]

O grupo PET-SI foi fundado em dezembro de 2010, aplicado ao curso de Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, o PET-SI é formado por um professor tutor e 12 alunos bolsistas, passando, desde o seu início, mais de 50 alunos bolsistas, ainda havendo registros de participantes voluntários.

PET Ciência, Tecnologia e Inovação - UFABC[editar | editar código-fonte]

Na Universidade Federal do ABC, o primeiro grupo PET é o grupo "Ciência, Tecnologia e Inovação" (PET/CTI) que iniciou suas atividades em dezembro de 2010. O grupo conta atualmente com 12 alunos bolsistas com notável desempenho acadêmico, e que são provenientes de diferentes cursos de graduação. Esses alunos desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão sob a responsabilidade da tutora Profª. Drª. Elizabeth Teodorov e conta com a colaboração de diversos professores.

O PET CTI tem como proposta desenvolver atividades que propiciem a Ciência, Tecnologia e Inovação de dentro para fora da Universidade, conscientizando seus discentes da sua importância e de como fazer, assim como propiciar ao corpo docente um ambiente favorável ao seu desenvolvimento e dar acesso a qualquer comunidade a esse recurso tanto acadêmica quanto externa.[10]

PET Civil - UFSCar[editar | editar código-fonte]

O PET Civil - UFScar é o grupo PET relacionado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos. Fundado em 2013, desde o seu início realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de aumentar a qualidade da graduação. É conhecido por realizar grandes atividades como o Trote Solidário e o Transformaciv.[11][12]

PET Zootecnia - FCAV-UNESP[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Câmpus de Jaboticabal, foi fundado em 1992 e é integrante do Programa de Educação Tutorial regulamentado pelo Ministério da Educação. Atualmente o grupo é formado por estudantes dos cinco diferentes anos da graduação em Zootecnia e tutoriado pela Prof. Dra. Karina Paes Bürguer. Tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade aos alunos envolvidos direta e indiretamente com o programa. Realiza atividades para o desenvolvimento e melhoria do ambiente acadêmico, de seus membros e da sociedade.

Região Sul[editar | editar código-fonte]

Paraná[editar | editar código-fonte]

PET Computação - UFPR[editar | editar código-fonte]

O PET Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criado em 1992 sob o nome PET Informática (que era o curso que este contemplava na época). Sua sede é no Departamento de Informática do campus Centro Politécnico (Curitiba) e o grupo é composto por estudantes de Ciência da Computação e Informática Biomédica da UFPR. Atualmente o grupo é tutorado pela Prof. Dra. Letícia Mara Peres.

PET Engenharia Química - UFPR[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia Química da UFPR foi fundado em 1992 sob tutoria do professor Moacir Kaminski. Sua sede é no Departamento de Engenharia Química do campus Centro Politécnico, em Curitiba. É composto por discentes da graduação de Engenharia Química e atualmente tem como tutor o professor Carlos Alberto Ubirajara Gontarski

PET Engenharia Civil - UFPR[editar | editar código-fonte]

O PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná foi fundado em 1983, sendo o grupo mais antigo da universidade e o primeiro de Engenharia Civil do país[13]. O grupo comporta até 12 alunos bolsista, 6 alunos não-bolsistas e um professor tutor. Muitos dos atuais professores da UFPR e dos Engenheiros Civis renomados no país são antigos petianos, quando o PET ainda significava Programa Especial de Treinamento e reunia alunos com grande desempenho acadêmico para aprofundar seus conhecimentos e os direcionar à uma pós-graduação.

PET Engenharia Florestal - UTFPR[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Dois Vizinhos, teve o projeto de criação aprovado no final de 2009 e iniciou suas atividades em janeiro de 2010, sendo o sétimo grupo PET do curso de Engenharia Florestal do Brasil. É composto de acadêmicos da Engenharia Florestal, sendo um grupo de curso específico.

PET Engenharia de Computação - UTFPR[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba, foi criado em 2009 e, assim como os outros grupos PET da UTFPR, iniciou suas atividades em 2010. Composto por graduandos da área de Computação, seu tutor atual é Cesar Augusto Tacla.

PET Química - UEM

O grupo PET Química foi fundado em Abril de 1992, atualmente conta com 12 discentes bolsista e 2 voluntários. A atual Tutora do grupo é a Prof° Dr° Debora Cristina Baldoqui.

PET Engenharia Química - UEM[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá foi fundado no ano de 1991. O grupo é ligado ao Departamento de Engenharia Química e atualmente é tutorado pelo Prof. Marcos de Souza e conta com 18 membros discentes.

PET Farmácia - UEM[editar | editar código-fonte]

O PET Farmácia da Universidade Estadual de Maringá foi fundado em 1995 e é um de 15 PETs da universidade. Sua sede é no Câmpus Maringá da instituição paranaense, e a atual tutora do grupo é a Profª Drª Andréa Diniz.

PET Informática - UEM[editar | editar código-fonte]

O grupo PET-Informática foi criado em 1991 na Universidade Estadual de Maringá, e desde então, já contou com a passagem de mais de 150 acadêmicos, entre bolsistas e colaboradores, e de 6 tutores. Inicialmente, o grupo era composto por alunos dos cursos de Processamento de Dados e Ciência da Computação. Com a dissolução do primeiro curso, e a criação do curso de Informática, estes alunos também passaram a fazer parte do programa. Atualmente, além dos cursos de Informática e Ciência da Computação, o grupo também aceita a participação de alunos do curso de Engenharia de Produção com ênfase em Software e Engenharia Elétrica como membros não formais, ou seja, membros colaboradores.

PET Engenharia Química - UTFPR[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa foi fundado em 2012. Atualmente o grupo é tutorado pela professora doutora Juliana de Paula Martins, do Departamento de Engenharia Química da UTFPR e possui 8 PETianos bolsistas, todos excepcionalmente dedicados na produção do ensino, da pesquisa e da extensão.

Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]

PET Práxis - UFFS[editar | editar código-fonte]

O PET Práxis - Conexões de Saberes é um programa interdisciplinar que congrega estudantes dos Cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)Campus Erechim (RS). O grupo está em atuação desde 2010, sendo um espaço importante da formação dos estudantes para a docência, articulando o tripé que caracteriza a universidade pública: ensino, pesquisa e extensão. O caráter coletivo e interdisciplinar das ações permite discussões e construção de conhecimentos nas mais variadas áreas, organizados em torno da Educação Popular de matriz freireana. O objetivo principal deste PET é possibilitar aos jovens de baixa renda e origem popular estudantes na universidade o desenvolvimento de suas capacidades de produção de conhecimento, em consonância com seus saberes próprios, formando-os para intervir como atores das políticas públicas, tanto na UFFS – Campus Erechim como nos seus territórios de origem, contribuindo para a reflexão sobre o ingresso e permanência qualificada de setores populares no Ensino Superior.[14]

PETCiências - UFFS

O PETCiências engloba os Cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)Campus Cerro Largo (RS), tendo como objetivo principal a excelência na formação dos licenciandos do curso por meio da qualificação na área profissional, sendo ela a formação com ênfase nos eixos centrais: Meio Ambiente e Formação de Professores. Apostamos em um projeto que está centrado em atividades formativas integradas de ensino, pesquisa e extensão e que será desenvolvido através de uma metodologia integradora da formação humana, ética e política, com a formação acadêmica profissional, em caráter interdisciplinar, agregando a Biologia, a Física, a Química e a Matemática de modo articulado com temas em Ciências, Meio Ambiente e Formação de Professores. Acreditamos ser possível fortalecer e qualificar os espaços formativos do Curso, primando pela qualidade e excelência para todos os envolvidos. A estrutura do PETCiências será uma mola propulsora, que ao desafiar os licenciandos, tutor e professores a pensar na melhoria da qualidade do ensino, também vai (re)configurar a dinâmica toda do Curso, aprimorando os processos formativos, tornando-os inovadores, buscando constituir cada vez mais um perfil crítico, criador e autônomo nos licenciandos de todo o Curso, quiçá de todo o Campus Cerro Largo.[15]

PET Engenharia Civil - UFRGS[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia Civil foi criado no ano de 1992, com a seleção de quatro alunos, sob a tutoria do professor Luis Carlos Bonin. O grupo inicialmente esteve vinculado em espaço físico e atividades com o Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE), setor de pesquisa na área de construção civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente o grupo exerce diversas atividades, atuando na graduação e na sociedade, através de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. O PET Engenharia Civil UFRGS conta hoje com 12 bolsistas graduandos deste curso e é tutorado pela Prof. Dra. Vanessa Fátima Pasa Dutra.

PET Letras - UFRGS[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Letras foi criado em março de 2007 e teve como primeira tutora a profa. Dra. Luciene Juliano Simões (2007-2013), seguindo-se os tutores profa. Dra. Márcia Ivana Lima e Silva (2013-2019) e prof. Dr. Gabriel de Ávila Othero (2019 até o presente).

O grupo atualmente é formado por estudantes de licenciatura e bacharelado em Letras e realiza atividades para o público interno e externo, sobre temas como: ensino de línguas, literatura, cultura, linguística e divulgação científica. Tem sua sede no prédio do Instituto de Letras, Campus do Vale (Porto Alegre).

PET C3 - FURG[editar | editar código-fonte]

O PET C3 da Universidade Federal do Rio Grande foi fundado em 26 de Novembro de 2010. Atualmente conta com participantes, graduandos dos cursos de Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, além do Profª. Drª. Vinicius Menezes de Oliveira.

PET Matemática - UFSM[editar | editar código-fonte]

O PET Matemática da Universidade Federal de Santa Maria foi fundado em 1992, sendo, assim, um dos 6 grupos mais antigos da instituição. Atualmente conta com 13 participantes, graduandos dos cursos de Matemática Licenciatura (diurno e noturno) e Matemática Bacharelado, e a tutora Profª. Drª. Inês Farias Ferreira.

PET Sistemas de Informação - UFSM[editar | editar código-fonte]

O PET Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria promove atividades de ensino, pesquisa e extensão desde dezembro de 2010. Atualmente conta com 12 participantes, graduandos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, sob tutoria da Profª. Drª. Patrícia Pitthan.

Santa Catarina[editar | editar código-fonte]

PET Engenharia de Produção - UFSC[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1991, o grupo PET Engenharia de Produção é formado por graduandos dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Produção Elétrica e Produção Civil da Universidade Federal de Santa Catarina e foi tutorado, desde o início até 2016, pela Professora Mirna de Borba. Atualmente, o grupo é tutorado pelo Professor Dr. Antonio Cezar Bornia. Dentro do PET os membros realizam projetos técnicos nas áreas de sua escolha em parcerias com empresas, laboratórios e professores. Além de realizarem eventos para a graduação e se capacitarem por meio de atividades de gestão e de desenvolvimento pessoal.

Em busca da satisfação dos clientes e melhoria continua, o grupo implantou e mantém desde 2003 um Sistema de Gestão da Qualidade, que atualmente está em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 9001:2015, sendo a  primeira entidade estudantil da América Latina a receber o certificado ISO 9001.

PET Engenharia Elétrica - UFSC[editar | editar código-fonte]

O PET EEL (Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica) é um grupo acadêmico formado por alunos da Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Eletrônica e Produção Elétrica da UFSC. Desde sua criação, em 1991, o PET EEL tem proporcionado um enriquecimento no processo de formação acadêmica dos alunos que por ele passaram. O programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem sob a orientação de um professor tutor.

Cada membro do PET EEL pode escolher a área de interesse para desenvolver suas atividades e tem a oportunidade de ingressar em um laboratório com o qual possua afinidade. Além de ter à disposição um ambiente favorável ao desenvolvimento técnico e social, terá aprimoradas as competências de trabalho em equipe, proatividade, gestão, planejamento e comunicação.


PET Engenharias da Mobilidade - UFSC

O PET EMB (Programa de Educação Tutoria das Engenharias da Mobilidade) é o único grupo PET da UFSC no campus do Centro Tecnológico de Joinville. Englobando alunos do cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Naval, é uma das poucas equipe PET que não se concentra em um curso específico, uma vez que o campus em que se encontra é reduzido e focado em uma área do conhecimento específica.

PET Engenharia Elétrica - UDESC[editar | editar código-fonte]

O grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC, fundado no ano de 1994, é composto por estudantes de Engenharia Elétrica e um professor tutor da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Joinville e possui diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão que, além dos próprios integrantes, englobam estudantes de toda a universidade em suas atividades, de forma a prezar pela indissociabilidade da tríade universitária pautada na educação tutorial.

PET Geografia - UDESC[editar | editar código-fonte]

Na UDESC, o PET Geografia foi criado em 1994 pela professora Maria Graciana Espellet de Deus Vieira, tutora entre 1994 e 1997, é composto por estudantes de Geografia licenciandos e bacharéis da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

Referências

  1. «PET Design». petdesign.ufam.edu.br. Consultado em 25 de março de 2024 
  2. «PET Computação – Site do grupo PETComp – UFMA». Consultado em 31 de janeiro de 2020 
  3. «Tutor». 26 de setembro de 2010 
  4. «Grupos PET». Universidade Federal Fluminense. 27 de março de 2019. Consultado em 30 de agosto de 2019 
  5. «PET BAIXADA». Consultado em 28 de agosto de 2019 
  6. «PET CONEXÕES DE SABERES – ITR». Consultado em 28 de agosto de 2019 
  7. «PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM». Consultado em 28 de agosto de 2019 
  8. «PET INCLUSÃO». Consultado em 28 de agosto de 2019 
  9. «PET VETERINÁRIA». Consultado em 28 de agosto de 2019 
  10. «Pró-Reitoria de Graduação - PET». prograd.ufabc.edu.br. Consultado em 28 de agosto de 2019 
  11. «Página Inicial». PET Civil - UFSCar. Consultado em 25 de agosto de 2019 
  12. Alunos do curso de engenharia revitalizam instituição durante trote solidário da UFSCar - G1 São Carlos e Araraquara - Jornal da EPTV 1ª Edição- Vídeos - Catálogo de Vídeos, consultado em 25 de agosto de 2019 
  13. PET 25 ANOS: Resgate Histórico do PET Engenharia Civil da UFPR. Curitiba: [s.n.] 2008. Consultado em 17 de abril de 2019 
  14. «Quem somos». Blog do PET Práxis. Consultado em 10 de dezembro de 2022 
  15. «­PETCiências - UFFS Cerro Largo». petciencias.blogspot.com. Consultado em 14 de agosto de 2020  soft hyphen character character in |titulo= at position 1 (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]