LostAlone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
LostAlone
Informação geral
Origem Derby
País  Reino Unido
Gênero(s) Rock alternativo
Período em atividade 2005 - atualmente
Gravadora(s) Graphite Records Redemption
Afiliação(ões) Intentions Of An Asteroid
Stumble
Castro
Página oficial LostAlone.com
Integrantes
Steven Battelle
Alan Williamson
Mark Gibson
Ex-integrantes
Tom Kitchen

LostAlone é uma banda britânica da cidade de Derbyshire (Derby), que está na ativa desde 2005. A banda atualmente consiste de Steven Battelle (vocalista, guitarrista, letrista, pianista), Alan Williamson (baixo, vocais de fundo) e Mark Gibson (baterista, percussionista e vocais de fundo).

Desde sua criação, LostAlone tem excursionado pelo Reino Unido e Europa continental, maioria das vezes como banda de abertura, de grandes artistas como Evanescence, Enter Shikari, My Chemical Romance e 30 Seconds To Mars. Eles também fizeram participações em festivais como o Taste Of Chaos, Give It A Name, Download Festival, reading festival, T In The Park, oxegen festival, Rock Am Ring e Hit the Deck.

Eles receberam a sua maior indicação em uma premiação grande, quando nomeados para “Melhor Revelação Britânica”, no Kerrang! Awards em 2007[1] .

LostAlone tem dois álbuns lançados: Say No to the World (2007) e I'm a UFO in This City (2012), e seu terceiro álbum de estúdio, Shapes of Screams lançado dia 7 de abril de 2014.

História[editar | editar código-fonte]

Formação e Say No To The World (2005/2008)[editar | editar código-fonte]

O cantor e guitarrista Steven Battelle e o baterista Mark Gibson formaram o LostAlone, com o baixista Tom Kitchen em 2005, depois do Intentions Of An Asteroid ter acabado (segundo Steven, por motivos de “ego” e incompatibilidade entre membros). Gibson e Battelle então criaram seu próprio selo, Scorpia, para representar sua nova banda, e suportar a produção e distribuição de seus subsequentes singles e lançamentos de álbum O álbum de estréia Say No To The World, foi lançado dia 11 de Março de 2007. Ele recebeu positivas resenhas de críticos. O album rendeu três singles, “Blood Is Sharp”, “Unleash The Sands Of All Time”, ambos lançados em 2006, e “Elysium”, em 2007.

2009–2012: I'm a UFO in This City[editar | editar código-fonte]

LostAlone assinou contrato com a gravadora Sire Records (dos EUA), em dezembro de 2009, depois de passar a maior parte do ano escrevendo o que seria o segundo álbum. Durante maio de 2010, a banda gravou em Los Angeles, com produtores aclamados como Jacknife Lee (Weezer, U2, REM) e Greg Wells (Mika, Deftones, Katy Perry), e o produtor executivo Gerard Way (My Chemical Romance) e os engenheiros Alan Moulder (Smashing Pumpkins, Nine Inch Nails, Foo Fighters) e Mark Needham (The Killers, Fleetwood Mac, My Chemical Romance). Devido a mudanças pessoais, o LostAlone foi liberto de seu contrato com o selo da warner music group, assim como direitos criativos do seu album, I’m A UFO In This City. Dia 13 de Fevereiro de 2011, a banda lançou a faixa “Paradox On Earth”, do futuro album, em download gratuito. O primeiro single oficial foi “Do You Get What You Pray For?”, lançado dia 5 de Fevereiro de 2012, seguido do lançamento do álbum, via Graphite Records, dia 5 de Março. O segundo single, “Love Will Eat You Alive” foi lançado no dia 1 de Abril, com seu video clipe estreando dia 27 de Fevereiro. Love Will Eat You Alive foi um marco para a banda, quando, depois de elogiada por Fearne Cotton, foi então executada e listada na BBC Radio 1.

I’m A UFO in This City continuou a ganhar massivos elogios da crítica, com uma ampla seleção de imprensa especializada elogiando o lançamento.

“… pode ser apenas uma questão de tempo para que essa explosão descarada de ganchos mortais, riffs sujos e leves baladas esgotem estádios.” 8/10 NME

“LostAlone sabe que isso se trata de ser bombástico, ser inspirador e lançar o seu ato, em uma altitude de 11 ampères.” KKKK, Kerrang

“Harmonias no estilo Queen de tirar o fôlego, e um pouco de metal clássico.” Classic Rock

“Grande, bombastico e cheios de refrões do tamanho de Júpter.” Rock Sound

“Complexo, ambicioso, corajoso, inspirador, emocionante, interessante, quebradores de limites… LostAlone é uma das bandas mais excitantes que o Reino Unido tem para oferecer.” 10/10 Ourzone

O terceiro single, “Paradox On Earth”, lançado dia 10 de Junho, mais uma vez a banda foi fortemente apoiada pela rádio Xfm, Radio 1 e Kerrang Radio. O video do single foi gravado em Berlin, e apareceu na play list da Mtv Rocks, Kerrang e Scuzz TV. Em muitas entrevistas durante o mês de abril, Steven afirmou que ele já tinha escrito mais dois albuns, e estava ansioso para começar a gravar eles, mencionando que já imagina que o próximo álbum deverá ser lançado em 2013.

Steven foi nomeado na Kerrang! como um dos 50 maiores rockstars no mundo hoje, na edição de 4/07/2012. Em julho de 2012, a banda cedeu para download gratuito a faixa demo “Everybody Dies But The World’s Still Turning”. O lançamento da faixa ganhou destaque no site do Multishow.

Em 14 de Setembro, o vídeo para a faixa Vesuvius, foi estreado no site da Kerrang!, juntamente com detalhes do Double A side single Vesuvius/Creatures, lançados em Novembro.

Em 5 de Novembro, a Kerrang fez a estreia do vídeo para a faixa Creatures. O lançamento do vídeo foi noticiado pelo programa Leitura Dinâmica (Rede TV)

Matt Stocks, da Kerrang Radio nomeou Creatures como sua música do ano. A revista Kerrang posicionou I’m A UFO In This City na posição 29, dentro de 101 álbuns do ano.

Digital Fix acrescentou as bandas do ano, e colocando I’m A UFO In This City dentro da sua lista de álbuns de 2012.

Em 16 de Dezembro, a banda lançou um single de Natal, intitulada “I Want Christmas Always”, via iTunes. O single foi aclamado pela crítica com nota 4 de 5 na revista Kerrang!.

2014: Shapes Of Screams[editar | editar código-fonte]

No dia 8 de Março de 2013, a banda abriu uma campanha no site Pledge, para que os fãs ajudassem no financiamento do terceiro álbum de estúdio, por meio de mercadorias, ítens exclusivos, vindos direto das mãos da banda, oportunidade de ter a banda tocando em sua própria casa, show exclusivo e a pré-ordem do disco.[2]

O single e vídeo The Bells! The Bells!! foram lançados no dia 11 de Novembro de 2013, sendo o single disponível para download gratuito no site oficial. [3]

LostAlone anunciou oficialmente o seu terceiro álbum de estúdio, Shapes of Screams no dia 13 de Fevereiro de 2014. A data de lançamento foi prevista para o dia 7 de abril de 2014 via Graphite Records.[4]

Influencias[editar | editar código-fonte]

Steven Battelle descreveu a banda como sendo influenciados por qualquer coisa com um pulso e melodia, embora ele já ter citado mais de uma vez ser influenciado por Queen, Guns N ‘Roses, Iron Maiden, Mansun, Pink Floyd, Weezer e Beach Boys. Apesar de nenhuma dessas bandas seja equivalente em geral ao som do LostAlone, há referencias sutis destas bandas, tanto musicalmente, liricamente e dinamicamente na música da banda. Battelle (compositor), em particular, representa a energia e direção da banda. Um versátil vocalista e guitarrista, ele desenvolveu um estilo único de palco e estética, que tem crescido pela inclusão de técnicas alternativas de guitarra, "quicadas" no palco, ou tocando sua guitarra com seu próprio sapato. O estilo da banda combina rapidez, riffs pesados com lentos, sessões melódicas e fortes harmonias vocais, para criar um som que não pode ser facilmente rotulado, mas isso se fixa em algo entre rock e rock alternativo.

Turnê[editar | editar código-fonte]

LostAlone já entrou em turnês no Reino Unido e na Europa, apoiando várias bandas, as mais notáveis 30 Seconds To Mars, Enter Shikari, Paramore, My Chemical Romance. Eles também excursionaram constantemente no Reino Unido e Europa como ato principal.

O primeiro show deles foi em Derby, no dia 30 de Janeiro de 2005.

A banda também apareceu em várias line ups principais, incluindo os festivais europeus Taste Of Chaos, Give It A Name, Download, Reading, T In The Park, Oxegen, Rock Am Ring e Hit the Deck. Say No To The World ganhou uma tour headline na epoca de seu lançamento. Em 2008 eles começaram com cinco datas de headline na Finlandia, com Wiidakko, logo depois, foram a banda de abertura principal para o 30 Seconds To Mars, no Reino Unido. Em fevereiro, a banda entrou em tour de novo com Paramore, depois de anunciarem que eles iriam dar um tempo de tour, e retornarem aos ensaios, para escrever o segundo álbum. A banda entrou em turnê como banda de abertura para o 30 Seconds To Mars novamente em 2010, e deram suporte ao My Chemical Romance em 2011, junto com The Blackout, logo depois em fevereiro e abril eles entraram em tour com My Passion. Em 2012, o LostAlone começou com 35 datas de suporte (junto com Mojo Fury), pra banda InMe, seguido de um show esgotado em Derby, no dia 7 de Abril (em The Victoria Inn), antes de embarcarem para uma tour headline européia, dessa vez com InMe como o seu suporte. Outras 5 datas foram anunciadas em Maio. A banda retornou para a Europa central em Setembro, para uma série de shows com a banda australiana Tonight Alive, a tour então retornou pro Reino Unido, e percorreu por todo o país. Em novembro de 2012, a banda tocou 4 shows nível arena, em suporte ao Evanescence, junto com The Used. A tour visitou Nottingham, Manchester, Birmingham e Londres!

Exposição[editar | editar código-fonte]

Após lançamentos dos singles Blood Is Sharp, Unleash The Sands Of All Time e Elysium, a banda recebeu significante nacional e internacional interesse da imprensa, o suporte mais notável veio de Bruce Dickinson (do Iron Maiden), em seu programa de rádio na BBC Radio 6. Seguido de uma entrevista no programa, Bruce listou o LostAlone no seu top 5 singles de 2006, e regularmente tocou vários singles deles em seu programa. Zane Lowe também tocava regularmente a banda em seu programa, na BBC Radio1.

Os clipes de Blood Is Sharp e Unleash The Sands Of All Time tocaram em vários canais de música europeus, incluindo Mtv, VH1 e Scuzz.

Algumas bandas famosas declararam claro suporte a eles, os mencionando frequentemente em entrevistas, ao redor do mundo, incluindo todos os membros do My Chemical Romance, Hayley Williams, Jared Leto, além de Bruce Dickinson já citado. A banda foi nominada como Revelação Britânica no Kerrang Awards de 2007. Desde o lançamento do primeiro single do I’m A UFO In This City (de nome Do You Get What You Pray For?) a banda tem ganhado grande suporte da imprensa musical, e rádios. O primeiro single foi nomeado “Single da Semana” em duas rádios (Kerrang Radio/XFM), além de Zane Lowe da Radio1 ter tocado a faixa toda semana em seu programa. O video da música foi “Video da Semana” na Kerrang TV, e ele ficou no Hot Rock Top 20 por semanas. Scuzz Tv também incluiu o video em playlists do canal.

Love Will Eat You Alive foi incluido na Radio1, na playlist “In New Music We Trust” (Em Música Nova Nós Confiamos), e foi frequentemente tocada por vários Dj’s da mesma rádio, incluindo Fearne Cotton e Scott Mills. Em uma entrevista para Rock&Rose, Steven expressou sua surpresa a este nível de exposição que a banda teve: “Ser tocado na Radio1, isso é grandioso. Você tem certos horários a noite tocando, mas agora estamos nas radios durante o dia, e isso é algo que eu nunca pensei que iria acontecer com nossa banda, não de imediato.”

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
Ano Álbum
2006 Say No To The World
2012 I'm A UFO In This City
2014 Shapes Of Screams
Álbuns à Parte
  • Light The Waves
  • Honey and Burlesque
Singles
  • "Blood Is Sharp" (2006)
  • "Unleash the Sands of All Time" (2006)
  • "Elysium" (2007)
  • "Do You Get What You Pray For?" (2012)
  • "Love Will Eat You Alive" (2012)
  • "Paradox on Earth" (2012)
  • "Vesuvius" (2012)
  • "Creatures" (2012)
  • "I Want Christmas Always" (2012)

Premiações e Nomeações[editar | editar código-fonte]

Kerrang! Awards 2007

Kerrang! Awards é uma cerimônia anual de entrega de prêmios, em que seus vencedores são escolhidos pelos leitores da revista Kerrang. LostAlone foi indicado na categoria Melhor Revelação Britânica, junto com Gallows (vencedores), Kids in Glass Houses, The Ghost of a Thousand e You Me at Six.

Referências

  1. Lane, Daniel (August 8, 2007). And the nominations are.... Kerrang!.
  2. Lane, Daniel (March 8, 2013). Detalhes Campanha Pledge. LostAloneBR.
  3. Alternative Press
  4. NEW ALBUM DETAILS / UK TOURDATES. Página visitada em 14 February 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]