Lou Bega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde julho de 2018)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lou Bega
Lou Bega.jpg
Informação geral
Nome completo David Loubega[1]
Nascimento 13 de abril de 1975 (43 anos)[1]
Local de nascimento Munique, Baviera[1]
Alemanha Ocidental[1]
Gênero(s) Pop, Mambo, Cha-cha-cha, Jazz, Hip Hop, Swing
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s) Lautstark, RCA Victor, RCA Records, BMG Music, Unicade Music, Da Music, Big Records.
Página oficial http://www.lou-bega.com/

David Loubega[1] (Munique, 13 de Abril de 1975),[1] conhecido por Lou Bega, é um cantor alemão, famoso pela sua canção "Mambo No. 5". Lou Bega possui uma ascendência multicultural: a mãe é uma médica italiana da Sicília e o pai africano de Uganda. Contudo, Lou Bega passou sua infância toda entre Miami e a Baviera, na Alemanha.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu pai africano foi para a Alemanha em 1972, para estudar biologia na Universidade de Munique, (antiga Alemanha Ocidental). Até aos seis anos de idade, Bega passou mais tempo com sua mãe siciliana na Itália. Em seguida, eles passaram a viver permanentemente em Munique, onde Bega frequentou a escola primária alemã. Aos 15 anos ele morou um ano e meio em Miami. Bega também viveu em Uganda (África) durante meio ano. Atualmente ele vive em Berlim.

Começou sua carreira musical como rapper. Aos 13 anos de idade fundou um grupo de hip hop com dois outros meninos. Quando morava em Miami, descobriu a música latina. De volta à Alemanha, os produtores Goar Biesenkamp (mais conhecido como Goar B) e Achim Kleist (da Sindicato Musicproduction) reconheceram seu talento. Bega assinou um contrato de gravação com o selo Lautstark. Em 1999, seu primeiro single "Mambo No. 5" tornou-se um hit instantâneo em vários países europeus, incluindo Alemanha e França, e também nos Estados Unidos. O tema foi utilizado pela emissora de televisão britânica Channel 4 para a sua cobertura do Test Cricket Match entre 1999 e 2005.

Em 19 de julho de 1999, ele lançou o álbum A Little Bit of Mambo, alcançando a 3ª posição nos Estados Unidos e Alemanha. No Reino Unido o álbum atingiu apenas o 50ª lugar. A Little Bit of Mambo alcançou a 1ª posição na parada de álbuns da Áustria, Canadá, Finlândia, Hungria, Oriente Médio, Portugal e Suíça. O segundo single, "I Got a Girl", chegou a entrar no Top 10 em alguns países europeus, incluindo França, Finlândia e Bélgica.

O segundo álbum de estúdio, Ladies and Gentlemen, foi lançado em 28 de maio de 2001. Nem o álbum nem os singles alcançaram o grande sucesso comercial de A Little Bit of Mambo. O disco incluia "Baby Keep Smiling", um dueto com Compay Segundo, do Buena Vista Social Club, e também a famosa canção "Just a Gigolo / I Ain't Got Nobody".

Lou Bega também escreveu a canção tema para o desenho animado Marsupilami, além de atuar como co-letrista da banda Groove Coverage. Seu terceiro álbum de estúdio, Lounatic, foi lançado em 10 de maio de 2005. O primeiro single foi "Bachata", seguido de "You Wanna Be Americano" e "Conchita".

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • A Little Bit of Mambo (1999)
  • Ladies and Gentlemen (2001)
  • Lounatic (2005)
  • Free Again (2010)
  • A Little Bit Of 80s (2013)

Referências

  1. a b c d e f «allmusic ((( Lou Bega > Biography)))» (em inglês). allmusic. Consultado em 9 de Março de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.