Luís dos Santos Luz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Luís dos Santos Luz (Porto Alegre, 29 de novembro de 1909 — Porto Alegre, 27 de agosto de 1989) foi um futebolista brasileiro[1] que atuou como zagueiro e disputou a Copa do Mundo de 1934[2][3], na Itália.

Luís Luz na Seleção Brasileira, Copa do Mundo de 1934

Era conhecido como "Fantasma da Área", pelo temor que incutia nos atacantes adversários.[4] Em 1934, quando defendia o Americano de Porto Alegre, foi convocado para a Seleção Brasileira que esteve na Copa do Mundo da Itália.[5] Foi o primeiro jogador de um time gaúcho a ter esta honraria. É certo que, da Copa anterior (1930), participara outro gaúcho, Moderato Visintainer, que, no entanto, à época, jogava no Flamengo, do Rio de Janeiro.[6] A atuação brasileira na Copa de 34 foi decepcionante: a Seleção perdeu para a Espanha por 3 a 1 na estréia e logo retornou para casa.[7] No total, Luís Luz vestiu a camisa do Brasil em nove jogos com duas vitórias, quatro empates e três derrotas.[8]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Americano-RS
Grêmio

Referências


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.