Lucky Star (mangá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Lucky☆Star
らき☆すた
(Raki☆Suta)
Gênero Comédia, Sátira
Mangá
Autor Kagami Yoshimizu
Editora(s) Japão Kadokawa Shoten
Revista Comptiq, Shōnen Ace
Data de publicação janeiro de 2004
Volumes 8
Jogo
Lucky Star Moe Drill
Desenvolvedor Kadokawa Shoten
Distribuidor Kadokawa Shoten
Gênero Aventura, Puzzle
Censura CERO: A
Plataforma Nintendo DS
Lançamento 1 de dezembro de 2005
Anime
Direção Yutaka Yamamoto (1-4)

Yasuhiro Takemoto (5-24)

Estúdio Japão Kyoto Animation
Exibição original 8 de abril de 2007 – 16 de setembro de 2007
Emissoras de TV Japão Chiba TV, Tokyo MX
Nº de episódios 24 episódios
Jogo
Shin Lucky Star Moe Drill: Tabidachi
Desenvolvedor Kadokawa Shoten
Distribuidor Kadokawa Shoten
Gênero Aventura, Puzzle
Censura CERO: A
Plataforma Nintendo DS
Lançamento 24 de maio de 2007
Jogo
Lucky Star: Ryōō Gakuen Ōtōsai
Desenvolvedor Vridge
Distribuidor Kadokawa Shoten
Gênero Visual Novel
Censura CERO: B
Plataforma PlayStation 2, PlayStation Portable
Lançamento 24 de janeiro de 2008
Light Novel
Lucky Star: Satsujin Jiken
Autor Tōka Takei
Ilustrador Kagami Yoshimizu
Editora Kadokawa Shoten
Data de publicação setembro de 2007 – ainda em publicação
Volumes 3
OVA
Direção Yasuhiro Takemoto
Estúdio Japão Kyoto Animation
Lançamento 26 de Setembro de 2008
Nº de episódios 1
Jogo
Lucky Star: Net Idol Meister
Desenvolvedor Kadokawa Shoten
Distribuidor Kadokawa Shoten
Gênero Visual Novel
Censura CERO: B
Plataforma PlayStation Portable
Lançamento 24 de dezembro de 2009
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Lucky Star (らき☆すた, Raki Suta?, lit. "Estrela de sorte") é um mangá yonkoma (tiras com 4 quadros) criado por Kagami Yoshimizu. A tira tem sido disponiblizada pela revista Kadokawa Shoten's Comptiq desde janeiro de 2004. Tiras referentes foram publicadas em outras revistas como a Shōnen Ace e outras. Como muitos yonkomas, não possui um roteiro fixo, e tipicamente foca na vida diária das personagens.

Em agosto de 2005, um drama CD baseado na série foi lançado, e em dezembro de 2005, um jogo para Nintendo DS chamado de Lucky Star Moe Drill foi lançado. Uma sequência, também para DS, chamada Shin Lucky Star Moe Drill foi lançada em maio de 2007, e uma visual novel para playstation 2 foi lançada em janeiro de 2008. A adaptação para anime produzida pela Kyoto Animation foi exibida em 24 episódios na TV Chiba, entre 8 de abril de 2007 e 16 de setembro de 2007. O anime tem sido licenciado nos Estados Unidos pela Kadokawa Pictures e distribuido pela Bandai Entertainment, desde 16 de março de 2009, todos os seis dvs foram lançados. Um OVA foi lançado em 26 de setembro de 2008 acompanhado de um drama CD. Bandai Entertainment lançou o OVA em uma versão legenda em inglês somente, em 4 de agosto de 2009.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A História de Lucky Star normalmente conta a vida de quatro garotas estudando no colégio. Tem como localização a cidade de Kasukabe na prefeitura de Saitama. A personagem principal Konata Izumi, é atlética e até inteligente (mesmo que ela goste de copiar), mas também levemente misteriosa e calma, que apesar das qualidades, não está em um clube de esportes e usa maneiras incomuns para se dar bem nas provas. Ela prefere ler mangás e jogar video game do que fazer a lição de casa. A série começa com as quatro personagens principais no seu primeiro ano de colégio: Konata Izumi, Kagami Hiiragi, Tsukasa Hiiragi e Miyuiki Takara. No decorrer da história, elas passam para o segundo e terceino ano. No entanto, quando o anime começa a história com elas inciando o segundo ano, outras garotas do colégio que são vistas na aberturas vão sendo introduzidas no decorrer da série. O roteiro geralmente inclui inúmeras referências com antigos mangás e atuais, animes e tokusatsu. Lucky Star faz parodia de alguns mangás e animes famosos, sendo mais comum a série Suzumiya Haruhi no Yūutsu (do qual Konata é fã), mas também vemos outras séries como Code Geass: Lelouch of the Rebellion, e até em um episódio aparece uma homenagem ao anime Fullmetal Alchemist.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Konata Izumi (泉 こなた): Dublada por: Ryō Hirohashi (drama CD), Aya Hirano (anime). É uma menina que representa bem o estereótipo do otaku: Adora animes e mangás, jogos de video-games e jogos online. É a mais baixinha do grupo e sua aparência a apresenta como uma loli (rosto de criança, apesar de geralmente "loli" terem o corpo mais desenvolvido), que é um gosto comum para meninas entre otakus. Konata (ou Kona-chan) é muito preguiçosa, sempre copia os exercícios de sua amiga Kagami e só estuda na véspera das provas, geralmente a noite, pois não tem estímulo para fazê-lo, já que o gasta todo com interesses otakus (animes e jogos). Esta também é a causa que a impede de entrar em clubes colegiais, apesar de ser uma garota atlética e bastante inteligente. Trabalha num Coffee Cosplay para poder comprar seus jogos e mangás, e vive apenas com o seu pai, escritor, que também é um otaku convicto, e algumas vezes chega a comprar simuladores de encontro para maiores de idade, mas não impede Konata de jogá-los - e algumas vezes chegam a jogá-los juntos.

Tsukasa Hiiragi (柊 つかさ): Dublada por: Mai Nakahara (drama CD), Kaori Fukuhara (anime). É a irmã gêmea de Kagami Hiiragi, embora sejam gêmeas diferentes. As duas são as filhas mais novas da família, composta por seis pessoas, e seus pais. Da mesma sala de aula de Konata, Tsukasa também é preguiçosa para estudar, porém sempre que o tenta, com boas intenções, acaba falhando, pois logo sente sono. É esquecida, desligada e cabeça-de-vento, sendo irresponsável algumas vezes por agir descompromissada, mas não chega a ser proposital. Por ser esquecida e preguiçosa, sempre pede ajuda a sua irmã gêmea Kagami para fazer as lições de casa; mas sempre acaba as copiando. Seu corte de cabelo e laço na cabeça sempre dá margem para compará-la à Akari Kamigishi, personagem de To Heart. Apesar de Tsukasa não ser boa nos esportes e nos estudos, é uma excelente cozinheira.

Kagami Hiiragi (柊 かがみ): Dublada por: Ami Koshimizu (drama CD), Emiri Kato (anime).

Irmã gêmea de Tsukasa, Kagami (algumas vezes chamada de Kagamin por Konata) é estudiosa, séria e bastante severa com os estudos, conseguindo sempre boas notas. Apesar de estar numa sala diferente de Konata e Tsukasa, sempre aparece por lá para conversar com as amigas, a ponto de ser mais conhecida na sala da irmã do que na própria. Algumas vezes se lamenta por não estar na mesma sala, mas isso se repete no segundo e no terceiro ano. Mesmo separada pelas salas, Kagami é muito severa com as falhas de Konata e de Tsukasa, portanto está sempre distribuindo sermões, mas sempre tentando ajudá-las. Por apresentar uma postura responsável, séria e corretiva, e conseguir ser doce e tímida quando se envolve emocionalmente, Konata brinca que ela é uma personagem Tsundere (estereótipo de personagem que finge detestar o que ou quem gosta). Kagami também gosta de jogar video-games, como Konata, e ler Light Novels, mas sente-se solitária por não conseguir dividir seus hobbies com alguém.

Miyuki Takara (みゆき): Dublada por: Mai Nakahara (drama CD), Aya Endo (anime). Também chamada de Yuki-chan por Konata, é uma menina bonita, de curvas mais acentuadas que as outras, fina, rica, educada, gentil e inteligente, que é incapaz de despertar inveja por ser considerada muito graciosa. Porém, é constantemente o alvo das piadinhas masculinas de Konata. Torna-se muito concentrada quando está fazendo algo, o que lhe faz excessivamente desligada. Miyuki usa óculos e tem um fraco sobre seus olhos e dentes, o que a faz temer bastante os dentistas e lentes de contato. Quando está jogando video-games, sua personalidade muda. Seu jeito fofo e avoado foi completamente herdado de sua mãe, que comete seus mesmos deslizes.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

A versão do mangá de Lucky Star iniciou sua publicação na revista japonesa Comptiq em Janeiro de 2004.

Há atualmente oito volumes em formato Tankōbon do mangá, publicados pela Kadokawa Shoten. O volume 1 foi lançado em 8 de janeiro de 2005.

Além da Comptiq, o mangá apareceu em outras publicações de Kadokawa Shoten das quais incluem: Shōnen Ace, Newtype, CompAce, Dragon Magazine, Mobile Newtype y Kadokawa Hotline.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Um jogo para Nintendo DS, intitulado Lucky Star Moe Drill (らき☆すた 萌えドリル, Raki Suta Moe Doriru?), foi lançado pela Kadokawa Shoten em 1 de dezembro de 2005. A sequência Shin Lucky Star More Drill: Tabidachi (真・らき☆すた 萌えドリル~旅立ち~, Shin Raki Suta More Doriru ~Tabidachi~?) foi lançada em 24 de maio de 2007. O principal objetivo do jogado é vencer os outros em quizzes. Há também um "Modo Aventura", onde o jogador deve fazer o caminho até Akihabara, respondendo a alguns quizzes.

A Kadokawa Shoten produziu um visual novel para PlayStation 2 intitulado Lucky Star: Ryōō Gakuen Ōtōsai (らき☆すた ~陵桜学園 桜藤祭~?), que foi lançado em 24 de janeiro de 2008.[1] A versão para PlayStation Portable foi lançada em 23 de dezembro de 2010. Um outro jogo para PSP chamado Lucky Star: Net Idol Meister (らき☆すた ネットアイドル・マイスター?) foi lançado no Japão em 24 de dezembro de 2009.

Light novel[editar | editar código-fonte]

Três volumes de light novel baseados na série original foram publicados pela Kadokawa Shoten. Eles foram escritos por Tōka Takei, com ilustrações da criadora da série, Kagami Yoshimizu. O primeiro novel, Lucky Star: Lucky Star Caso de Assassinato (らき☆すた らき☆すた殺人事件, Raki☆Suta Raki☆Suta Satsujin Jiken?), foi publicado em 1 de setembro de 2007.[2] O segundo novel, Lucky Star: Lucky Star Online (らき☆すた らき☆すたオンライン?), foi lançado em 1 de março de 2008. O terceiro novel, Lucky Star Super Dōwa Taisen (らき☆すた スーパー童話大戦?), foi lançado em 1 de outubro de 2008.

Anime[editar | editar código-fonte]

A adaptação da série em anime com 24 episódios foi ao ar no Japão entre 8 de abril e 16 de setembro de 2007[3] O anime foi produzido pela Kyoto Animation, famosa por outras séries de sucesso, como Full Metal Panic!, Kanon e Suzumiya Haruhi no Yūutsu, sob a direção de Yutaka Yamamoto até o episódio 4, quando foi substituído por Yasuhiro Takemoto. A explicação foi: "Nossa campanhia determinou que o diretor de Lucky Star – Yutaka Yamamoto – não alcançou o padrão exigido que pedimos, por isso, mudamos de diretor".[4]

Próximo ao final do episódio, há um especial chamado Lucky Channel, apresentado por Akira Kogami e seu assistente, Minoru Shiraishi. O anime também conta com a participação de dubladores de outras séries famosas da Kyoto Animation, como o próprio Minoru Shiraishi, Yūkō Goto, Minori Chihara e Daisuke Ono. Em 2008, foi lançado um OVA, chamado Original Video Animation.[5]

Episódios[editar | editar código-fonte]

# Título original Título em Rōmaji Título em português Data de Exibição (Japão)
01 つっぱしる女 Tsuppashiru On'na A Garota Veloz 8 de abril de 2007
02 努力と結果 Doryoku to Kekka Esforço e Resultados 15 de abril de 2007
03 いろいろな人たち Iroiro na Hito-tachi Várias Pessoas 22 de abril de 2007
04 やる気の問題 Yaruki no Mondai Problemas de Motivação 29 de abril de 2007
05 名射手 Meishashu Bom Atirador 6 de maio de 2007
06 夏の定番 Natsu no Teiban Eventos de Verão 13 de maio de 2007
07 イメージ Imēji Imagem 20 de maio de 2007
08 私じゃなくても旺盛 Watashi ja Nakute mo Ōsei Energético, Embora não Seja Eu 27 de maio de 2007
09 そんな感覚 Son'na Kankanu Esse Sentimento 3 de junho de 2007
10 願望 Ganbō Desejo 10 de junho de 2010
11 いろんな聖夜の過ごし方 Iron'na Seiya no Sugoshi-kata Diversas Maneiras de Passar a Véspera de Natal 17 de junho de 2007
12 お祭りへ行こう Omatsuri e Ikō Vamos para o Festival 24 de junho de 2007
13 おいしい日 Oishii Hi Dia Delicioso 1 de julho de 2007
14 ひとつ屋根の下 Hitotsu Yane no Shita Sob o Mesmo Teto 8 de julho de 2007
15 いきなりは変われない Ikinari wa Kawarenai Eu não Posso Mudar 15 de julho de 2007
16 リング Ringu Anel 22 de julho de 2007
17 お天道様のもと Otentō-sama no Moto Sob o Sol 29 de julho de 2007
18 十人十色 Jūnintoiro Várias Cores 5 de agosto de 2007
19 二次に本質あり Niji ni Honshitsu Ari Existe Substância em 2-D 12 de agosto de 2007
20 夏の過ごし方 Natsu no Sugoshi-kata Diversas Maneiras de Passar o Verão 19 de agosto de 2007
21 パンドラの箱 Pandora no Hako Caixa de Pandora 26 de agosto de 2007
22 ここにある彼方 Koko ni Aru Kanata Vagando por Aqui 2 de setembro de 2007
23 微妙なライン Bimyō na Rain Linha Delicada 9 de setembro de 2007
24 未定 Mitei Indeciso 16 de setembro de 2007
OVA オリジナルなビジュアルとアニメーション Orijinaru na Bijuaru to Animēshon Original Video Animation 26 de setembro de 2008

Músicas[editar | editar código-fonte]

Tema de Abertura
"Motteke! Sailor Fuku (もってけ!セーラーふく)"
Letra - Hata Aki / Música - Kōsaki Satoru / Cantoras - Izumi Konata (Hirano Aya), Hiiragi Kagami (Katō Emiri), Hiiragi Tsukasa (Kaori Fukuhara), Takara Miyuki (Endō Aya)
Tema de Encerramento

Referências

  1. 「らき☆すた (仮題)」人気アニメがプレイステーション2に! (em japonês). famitsu.com. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
  2. らきぺでぃあらきすた百科事典/らきすた公式Web (em japonês). Lucky-ch.com. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
  3. Lucky Star estréia em abril no Japão:: Anime Blade. Animeblade.com.br. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
  4. Lucky Star Changes Director After Four Episodes - Anime News Network (em inglês). Animenewsnetwork.com. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.
  5. Lucky Star OVA em agosto:: Anime Blade. Animeblade.com.br. Página visitada em 19 de fevereiro de 2011.