Lumsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lumsk
Informação geral
Origem Trondheim
País Noruega
Gênero(s) Folk rock
Folk metal
Rock progressivo
Metal progressivo
Heavy metal
Período em atividade 1999 - atualmente
Gravadora(s) Tabu Recordings
Integrantes Annelise Ofstad Aar
Vidar Berg
Ketil Sæther
Espen Warankov Godø
Eystein Garberg
Jenny Gustafsson
Espen Hammer
Página oficial Site Oficial

Lumsk é uma banda de folk metal de Trondheim, Noruega.[1] Combina música folclórica (folk) norueguesa com rock progressivo e heavy metal.[2] O grupo tem duas vozes masculinas e femininas com violões, guitarras e bateria.

História[editar | editar código-fonte]

Depois de ter lançado uma demo independente, a banda disponibilizou um EP chamado "Åsmund Frægdegjevar" em 2001, sob contrato com a gravadora Spikefarm Records. No próximo ano, mudou para a Tabu Recordings e lançou o seu álbum de estréia, que tinha o mesmo título que o EP já lançado, caracterizado pela sua mistura de instrumentos clássicos e heavy metal. As músicas compõem uma narrativa sobre a saga de Åsmund, que na interpretação da Lumsk parte para a Irlanda para resgatar a filha de um rei em um grupo de trolls.

Vários anos depois, a banda lançou o seu segundo álbum, chamado "Troll". Com uma nova vocalista e um novo guitarrista, a música não era tão pesada ou "sombria" quanto no primeiro álbum. O álbum traz também canções menores, e juntas elas não compõem uma narrativa, mas formam histórias entre si mesmas; histórias que foram baseados em mitologia nórdica e foram escritas pelo autor da saga, Birger Sivertsen e sua esposa Kristin.

No mesmo ano a banda lançou o single "Nidvisa", que, para além da Allvis canção do álbum Troll, continha uma canção escrita para o grupo de ativistas "Give Us Back Christmas" ("Gi JULA tilbake oss", em norueguês), em protesto contra a grande loja de departamento "Early Christmas Decorating".

Em 26 de fevereiro de 2007, Lumsk lançou o seu terceiro e longo álbum, intitulado "Det Vilde Kor". Neste álbum, Lumsk acrescentou à sua música a obra Det Vilde Kor, que é uma coleção de poemas escritos pelo famoso poeta norueguês Knut Hamsun. Neste álbum a sonoridade se afasta um pouco do folk metal e incorpora um som um pouco mais sereno e de caráter progressivo.

Em julho de 2007, Espen anuncia no site oficial da banda que Ketil e Siv Lena deveriam sair da banda devido a um bebé que estava para nascer. Eles foram substituídos pelos músicos suecos Håkan Lundqvist e Jenny Gustafsson. A partir de 2008, estarão ainda à procura de um substituto para a vocalista Stine Mari Langstrand, que também deixou a banda em 2007.[3]

Membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ep's e singles[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lumsk Arquivado em 22 de janeiro de 2016, no Wayback Machine. in den norwegischen Charts
  2. «Lumsk». Consultado em 28 de junho de 2019 
  3. «Unter dem Radar: Lumsk (Folk Metal / Progressive Rock)». Consultado em 28 de junho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.