Madalena Frondoni Lacombe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Madalena Frondoni Lacombe (Lisboa, 1857 - 19??) foi uma médium de efeitos físicos portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filha do maestro Angelo Frondoni, autor do hino da Maria da Fonte, muito popular à época.

Foi amiga do casal Flammarion, com quem colaborou em várias experiências não apenas em Paris como na casa de campo deles em Juvisy-sur-Orge, onde estava instalado o observatório astronómico, e mantinha as melhores relações com alguns dos mais conceituados investigadores metapsiquistas estrangeiros.

Colaborou na "Revista de Espiritismo" e ofereceu à Federação Espírita Portuguesa uma colecção completa das fotogravuras das sua experiências.

Entre os anos de 1913 e 1918 trabalhou com a médium Condessa de Castel Witch, senhora portuguesa da alta sociedade, bem como com outros médiuns.

Muitas das experiências contavam com a presença do Dr. Francisco Augusto de Oliveira Feijão, professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, do Dr. José Alberto de Sousa Couto, do Comendador Fernando da Cruz Ferreira, do Dr. António Joaquim Freire, médico em Lisboa, e outros.

Algumas vezes, já depois de ter abandonado definitivamente os seus trabalhos mediúnicos devido à sua avançada idade, durante jantares e festas em casa de amigos, talheres, travessas, pratos, flores, levitavam da mesa numa autêntica dança, sem contudo se registar o mais leve incidente com louças partidas ou qualquer outro dano.

Publicou duas obras que tiveram muito impacto nos meios espíritas da época: "O Segredo da Morte" e "Merveilleux Phènomènes de Au-delà".

O professor e médico francês Charles Richet ocupou-se longamente destas obras no seu "Traité de Métaphysique" (1922).

Nos Congressos Internacionais de Investigações Psíquicas principalmente no de 1927, em Paris, os trabalhos da médium foram largamente debatidos entre os cientistas presentes, tais como o engenheiro polaco, Pedro Lebiedzinski, de Varsóvia, figura de grande relevo no meio da metapsíquica internacional.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • VASCONCELOS, Manuela. Grandes Vultos do Movimento Espírita Português.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.