Magníficos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Magníficos
Logotipo da banda
Informação geral
Origem Monteiro, Paraíba
País  Brasil
Gênero(s) Forró eletrônico
Período em atividade 1995 — atualmente
Gravadora(s) Sony Music Brasil, Atração Fonográfica
Integrantes Sâmya Maia
Fernando Frajola
Ex-integrantes Luciene Melo (1997-2001)
Aduílio Mendes (2001-2003)
Simone Lessa (2002-2004)
Juarez Jr (2003-2012) (Exceto 2004)
Marquinho (2007-2009)
Ery Carlos(2003-2006)
Neno (1997-2005 e 2010-2014)
Walkyria Santos (1995-2001 e 2006-2014)
Adma Andrade (2014-2017)
Gui Torres (2015)
Página oficial banda-magnificos.com.br

A Banda Magníficos é uma banda de forró eletrônico criada em 1995 na cidade de Monteiro, no interior da Paraíba.

Com mais de 20 anos de carreira, a banda é uma das mais bem sucedidas no gênero de forró eletrônico e dona de grandes sucessos como: Verdadeiro Amor, Meu Tesão é Você, Me Usa , Apaixonada, Tentando Me Evitar, Só Depende de Nós, Carta Branca, O Encanto, É Chamego ou Xaveco? , A Preferida do Brasil, Essa Paixão Virou Chiclete, Telefone Fora de Área , entre outros[1].

O sucesso da banda de forró romântico resultou em oito milhões de cópias vendidas e certificações por vendas de gravação musical, que renderam vários discos de ouro, um de platina e um de platina duplo[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tudo começou há quase vinte anos, na cidade de Monteiro, interior da Paraíba, quando José Inácio da Silva (Jotinha), ganhou de presente do seu pai uma pequena sanfona de apenas 60 baixos. Empolgado com o presente, aprendeu as primeiras notas musicais e a tocar alguns clássicos do forró como: Asa Branca e Mulher Rendeira. Contagiados pela música e incentivados por Jotinha, os irmãos Josivaldo, Van e Neno, também aprenderam a tocar alguns instrumentos musicais, passando a animar festas em sítios e salões da cidade. Antes de ingressarem no mundo artístico, os irmãos já trabalhavam aos oito anos de idade, engraxando sapatos, carregando feira em carroça e vendendo picolé. Com quinze anos, Jotinha conseguiu um emprego como menor estagiário no Banco do Brasil de Monteiro-PB. ‘Todo dinheiro arrecadado tinha destino certo: Investir na carreira musical’, informa Jotinha, lembrando que ‘No início, tudo foi conquistado com muito sacrifício e persistência, mas logo as pessoas começaram a gostar do nosso trabalho e o boca a boca fez surgir os convites para apresentações em várias cidades da região’. Com o aumento da demanda, Jotinha deixou de participar como sanfoneiro e passou a administrar o grupo, contratando mais pessoas para fazerem parte do mesmo. Através de pesquisa realizada em um dicionário encontrou a palavra (magnífico) que ajudou a identificar a MARCA de sua empresa. A partir daí surgiu a Banda Magníficos.

Em 1995 a Banda “Magníficos” lançou o seu primeiro CD Independente, intitulado Todo Dia Te Querer, que tinha como carro chefe a música Amor pra Sempre que, devido as dificuldades no início, foi divulgado apenas nas emissoras de rádio da Paraíba.

No ano seguinte foi lançado o 2º CD (Meu Tesão é Você), que fez um grande sucesso em todo o Nordeste e chegou a vender mais de 200 mil cópias, despertando o interesse da gravadora Sony Music,que não mediu esforços para contratar a banda.

Em 1997, já através Da Sony Music, a Banda Magníficos lançou seu terceiro CD intitulado ME USA, e foi premiada com o Disco Duplo de Platina, referente a vendagem superior a 500 mil cópias. Nesse mesmo ano, entram os vocalistas Neno e Luciene Melo, formando junto com Walkyria o trio de vozes que marcou a banda.

De 1998 a 2003 foram lançados os CD’s: Fonte dos Desejos e Magníficos ao Vivo (1998), Frente a Frente (1999), Magníficos 2000, Tô no Ponto (2001), Ao Vivo & Inéditas (2002) e O Encanto (2003). Nesse período, a banda rompe com a Sony Music,passando a atuar de Forma Independentee também a formação de vocalistas passa por uma grande mudança, com a saída de Walkyria em 2001 entram na banda Aduílio Mendes, advindo da banda Mastruz com Leite, e Sâmya Maia, formando assim o primeiro quarteto de vocalistas da banda. No ano seguinte, Luciene deixa a banda para seguir carreira solo, sendo substituída por Simone Lessa. Em 2003, Aduílio sai da banda e Ery assume o lugar deixado por ele.

Mantendo as suas características, o grupo lançou o CD (É Chamego Ou Xaveco?), que já foi considerado como um dos melhores de sua discografia. ‘O sucesso conquistado ao longo da carreira pode ser percebido nas apresentações, onde o público canta em coro, músicas do primeiro ao mais recente CD’, explica o empresário. Após o lançamento desse álbum,nesse mesmo período, Neno e Simone deixam a banda, e em seguida, Juarez Jr, após ser revelado pelo Mastruz com Leite, passa a integrar o grupo e Sâmya passa a ser a única vocalista feminina da banda até o retorno de Walkyria em 2006.

Em 2005 a banda lançou o DVD “Uma História de Sucesso”, o primeiro da Magníficos, que acabou também sendo lançado em CD. ‘Neste primeiro DVD, a banda apresenta toda a sua trajetória de sucesso desde o início da carreira na cidade de Monteiro-PB até os dias atuais’, informa ele. O DVD – Uma História de Sucesso foi gravado no Chevrolet Hall (www.chevrolethall.com), em Recife-PE, uma das maiores casas de shows do Brasil. O DVD contém imagens e depoimentos inéditos, misturados a coreografias, efeitos, iluminação e muito som, além de uma seleção musical que vai desde “ME USA” a “É Chamego ou Xaveco?” e muitos outros sucessos da carreira da banda.

Em 2006, a Banda lançou o seu álbum com o título “A PREFERIDA DO BRASIL”. Para esse CD a Banda apostou alto nos ritmos dançantes e vibrantes do forró estilizado e caprichou no romantismo, marca registrada da Magníficos. “O repertório desse novo CD foi escolhido com muito cuidado e carinho, porque é um produto feito exclusivamente para que possamos conquistar novos fãs e atender de forma agradável as pessoas que nos acompanham há muito tempo”, fala o empresário Jotinha, acrescentando que, além das músicas, também foi produzido um show especial da Banda totalmente inovador e inesquecível. O álbum marca o retorno de Walkyria a banda após 5 anos em carreira solo.

No ano seguinte, 2007, a banda lançou o 14° Álbum “Essa Paixão Virou Chiclete”. Tendo como carro chefe do CD, a música de mesmo nome, um agradável som aos ouvidos dos forrozeiros apaixonados, na voz da cantora Sâmya Maia. Para esse ano também foi produzido o Clipe “Essa Paixão Virou Chiclete”, uma super-produção que surpreendeu o meio musical. Só na primeira semana mais de cinco mil pessoas acessaram o site You Tube para conferir o Clipe.

Jotinha que além de administrar é o responsável por toda a produção dos CDs e DVDs, a cada ano pega os fãs de surpresa. Em 2008 lançou o Álbum “Telefone Fora de Área”, apresentando uma mistura de arrocha e forró. Para a produção contou também com a participação de músicos, feras, como Chimbinha, da Banda Calypso, na guitarra e o toque inconfundível do próprio Jotinha, no acordeon. Em 2008, Jotinha também reservou a gravação do 2° DVD da Magníficos, no Chevrolet Hall, em Recife. A festa contou com a presença maciça do público que lotou a casa de show para conferir de perto mais essa super produção, que só a Magníficos proporciona.

Já em 2009 as novidades foram várias, lançou o DVD, gravou o novo hit 'A Química do Amor' e contou com a volta de Neno para o Grupo. Além disso, o ano de 2009 marca o início da parceria entre a Banda Magníficos e a Luan Promoções. Agora as contratações e vendas de shows da Preferida do Brasil estão sob a coordenação da Luan, considerada um dos mais importantes escritórios do show business. Atualmente a empresa gerencia bandas como Wesley Safadão, Banda Calypso, Saia Rodada, Capim Cubano, Arreio de Ouro, Bichinha Arrumada e Geraldinho Lins e ainda pelas turnês de artistas nacionais como Bruno & Marrone, Zezé di Camargo & Luciano, Victor & Léo, Roupa Nova, Fábio Júnior, Elba Ramalho, Fagner, Zé Ramalho, entre outros.

Em 2010 a Banda trabalha os sucessos Diamante, Ta na Cara e Vou Chorar e a nova turnê e, em paralelo, com o Projeto O Maior Encontro do Forró, onde reúne as bandas Magníficos, Mastruz com Leite e Limão com Mel.

Para este ano a Magníficos está investindo na produção de um show espetáculo com muita luz, através dos painéis de Led, e vídeo clipes que acompanham as apresentações das músicas. Entre os clipes estão: ‘É Chamego ou Xaveco?’, 'Essa Paixão Virou Chiclete' e 'Telefone Fora de Área'. A Banda lança o MP3 Super Seleção com mais de 100 músicas da Banda. O projeto Forró das Antigas agito a país contabilizando recordes de público por onde passa.

Os hits Homem é Feito Lata e o Primeiro Beijo são lançados como músicas de trabalho. O primeiro é interpretado por Sâmya Maia e o segundo por Walkyria Santos. Fãs aguardam ansiosos pelo lançamento do novo CD.[3] Atualmente Walkyria Santos não faz mais parte da banda, seu novo trabalho agora e na banda Solteirões do Forro. Em 2015, a banda completa 20 anos de história. Atualmente a música mais tocada da banda nas rádios é Espaços e Vazios, na voz feminina de Adma Andrade que vem abrilhantando a banda.

Em janeiro de 2017, Adma Andrade deixa banda para integrar a banda Limão com Mel substituindo Michelle Andrade, atualmente a banda apenas conta apenas com Sâmia Maya e Fernando Frajola

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns em estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ex-vocalistas[editar | editar código-fonte]

  • Jotinha: (1995-1996)
  • Neno: (1997-2004, 2010-2014)
  • Walkyria: (1995-2001, 2006-2014)
  • Luciene Melo: (1997-2001)
  • Aduílio Mendes: (2001-2002)
  • Simone Lessa: (2002-2004)
  • Ery: (2003-2004)
  • Max: (2007-2009)
  • Juarez Jr: (2003-2012 (Exceto 2004)

Referências

  1. Banda Magníficos. Biografia. Banda Magníficos. Disponível em <http://www.banda-magnificos.com.br/#/biografia>. Acesso em Fevereiro de 2016
  2. a b c «Álbuns certificados de Magníficos». ABPD. Consultado em 3 de fevereiro de 2016 
  3. «Biografia». Consultado em 25 de julho de 2014 
Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.