Marge Simpson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Marge Simpson
Personagem de The Simpsons
Marge Simpson.png
Idade 38 anos
Sexo Feminino
Profissão Dona de Casa
Parentescos Pais: Jackie Bouvier (mãe)
e Clancy Bouvier (pai)
Tia: Gladys Bouvier
Irmãs: Patty e Selma Bouvier
Marido: Homer Simpson
Filhos: Bart Simpson, Lisa Simpson e Maggie Simpson
Avós: Alvarine Bisque, Ferdinand Gurney, Bambi Peitibois, Pepé Bouvier
Sobrinha: Ling Bouvier
Dublagem original Julie Kavner
Dublagens
Dublagem no Brasil Selma Lopes (Temporadas: da 1ª até a 7ª, da 14ª até a 17ª e filme)
Mariângela Cantú (Temporadas: 8ª e 24ª)
Nelly Amaral (Temporadas: da 9ª até 13ª)
Miriam Teresa (Temporadas: da 22ª até 23ª)
Primeira Aparição
Ullman Show Good Night
The Simpsons Simpsons Roasting on an Open Fire

Marjorie "Marge" Bouvier Simpson é a esposa de Homer Simpson e mãe de Lisa, Bart e Maggie Simpson no desenho animado Os Simpsons.[1] Ela é mais conhecida por causa de seus longos cabelos azuis, cujo penteado foi inspirado no filme A Noiva de Frankenstein[2] e sua personalidade muito paciente. Mesmo Homer aprontando inúmeras confusões, ela continua sendo uma esposa fiel e dedicada, assim como é para com os filhos. Marge nasceu em 1976 com 38 anos de Idade. Os pais Jackie Bouvier (mae) e Clancy Bouvier (pai de Marge Bouvier)

Com poucas exceções, Marge gasta a maior parte de seu tempo como dona de casa, cuidando de Maggie, ajudando Lisa ou defendendo Bart da raiva de seu pai. Seu nome é baseado no nome da mãe de Matt Groening, criador da série, Marge Groening.[3] Marge Simpson é na verdade um estereótipo de dona de casa suburbana dos anos 1960.[4]

É dublada na versão original por Julie Kavner e no Brasil por Selma Lopes (Da 1ª até a 7ª temporada, e da 14ª-24ª), Nelly Amaral (na 8ª temporada) e Mariângela Cantú (da 9ª até a 13ª e depois 24ª-).

Papel em Os Simpson[editar | editar código-fonte]

Os Simpsons usa um cronograma flutuante em que os personagens não revelam fisicamente suas idades e, como tal, o seriado é geralmente assumido a ser definido no ano em curso. Em vários episódios, os eventos têm sido associados a períodos de tempo específicos, embora esse cronograma foi desmentido em episódios posteriores.[5] Marge Simpson é a esposa de Homer Simpson e mãe de Bart, Lisa e Maggie Simpson.[6] Ela foi criada por seus pais, Jacqueline e Clancy Bouvier.[7] Ela tem duas irmãs, Patty e Selma, que são gêmeas, sendo que ambas vocalmente desaprovam Homer. No episódio "The Way We Was" (exibido na segunda temporada, em 1991), é revelado através de um flashback que Marge estudou no Springfield High School, e em seu último ano escolar conheceu Homer Simpson. Ela foi inicialmente cautelosa ao lidar com Homer, mas concordou em ir ao baile com ele, embora ela acabou indo ao evento acompanhada por Artie Ziff. No entanto, ela se arrependeu de ir ao baile com Artie e acabou procurando Homer.[7] Depois que os dois estavam namorando há vários anos, Marge descobriu que ela estava grávida de Bart, e ela e Homer se casaram pouco tempo depois, em uma capela pequena.[8] Bart nasceu logo depois, e o casal comprou sua primeira casa. O episódio "That '90s Show" (exibido na décima-nona temporada, em 2008) contradisse muito do estabelecido na história. Por exemplo, foi revelado que Marge e Homer não tinham filhos no início de 1990, embora episódios anteriores haviam sugerido que Bart e Lisa nasceram na década de 1980.[9]

Idade[editar | editar código-fonte]

No episódio "Uma Vida Turbulenta" da primeira temporada, a idade de Marge é dita como 34 anos. Muitos episódios depois, entretanto, é dito que Marge tem 38 anos, possivelmente como reflexo de ela e Homer terem ido ao vigésimo aniversário da reunião do Ginásio. Na temporada 17, no episódio Resgatando Margie!. Em "Bart Trabalha à Noite" ela diz que viveu em Springfield por 34 anos. Seu aniversário pode ser em Maio (de acordo com o episódio Kiss Kiss Bang Bangalore . Embora no episódio no qual tem a participação especial de Ronaldo, jogador de futebol, ela diz que faz aniversário na mesma data de Pelé, ou seja, 23 de outubro. Da mesma forma, ela diz ter nascido no mesmo dia que Randy Quaid e Meg Ryan. Isso mostra que Marge é, provavelmente, o personagem com sua data de nascimento menos precisa.

Já foi viciada em caça níquéis e já foi presa injustamente em um episódio. Se tornou alcoólatra ao tentar acompanhar as bebedeiras do marido. Em outro já abriu uma academia, foi policial em Sprinfield e também já foi professora substituta da sala de Bart. Em outro episódio, ela foi fisiculturista que abusava muitos de esteroides. Depois de inúmeras encrencas e vexames, conseguiu se recuperar. Apesar da aparente imagem de esposa padrão americana, Marge se sente por vezes muito solitária e frustrada, principalmente porque ela tem dificuldades em fazer novas amizades e quando consegue alguma amiga, Homer põe tudo a perder com seu modo desajeitado de ser. Também já foi revelado em um episódio que ela tem verdadeira adoração pelo ex-Beatle Ringo Starr.

Marge ainda possui duas irmãs, gêmeas entre si, a recém-assumida lésbica Patty Bouvier, que já se envolveu com o Diretor Skinner, e Selma Bouvier, que se envolveu com vários homens de Springfield, no qual se destacam Sideshow Bob, Troy McClure e até o Vovô Simpson.

Empregos de Marge[editar | editar código-fonte]

  • Agente Imobiliária
  • Artista com Palitos de Picolé
  • Bruxa
  • Dona de Academia
  • Padeira Erótica
  • Policial
  • Funcionária da Usina Nuclear
  • Vendedora do Tortas de Carne
  • Vendedora de Pretzels
  • Professora Substituta
  • Carpinteira
  • Escritora
  • Pintora
  • Dona do bar do moe
  • Escultora
  • Fisiculturista

Conhecimentos e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Marge é uma artista plástica talentosa. Quando ela era adolescente, tinha uma paixão intensa sobre Ringo Starr, pintando vários retratos dele (Brush with Greatness). Na verdade, ela demostra talento artístico em outras áreas, tais como ser capaz de fazer esculturas em tamanho real com palitos de picolé, como visto no episódio “Ice Cream of Margie (with the Light Blue Hair)”. Marge também é uma boa cozinheira e já demonstrou inclinação aos negócios, embora seu negócio de pretzel não tenha dado certo (The Twisted World of Marge Simpson). Ela também já trabalhou brevemente no "Au Naturel", a padaria erótica em Springfield, embora ingenuamente desconhecesse a natureza do resultado final dos confeitos que fazia ("Sex, Pies, and Idiot Scrapes").

Família[editar | editar código-fonte]

Homer Jay Simpson[editar | editar código-fonte]

Embora sua relação com Homer tenha passado por inúmeros testes e tensões ao longo da série - como o casamento “acidental” de Homer com Amber e o flerte de Marge com Jaques - o casamento de Marge e Homer parece resistir a tudo.

Bart Simpson[editar | editar código-fonte]

Marge muitas vezes se decepciona com Bart, mas ainda o ama. E com o coração pesado, ela aceita as atitudes encrenqueiras de seu filho. Marge geralmente obriga Bart a fazer serviço comunitário para compensar seu mau comportamento.

Lisa Simpson[editar | editar código-fonte]

Lisa e Marge em geral tem um bom relacionamento. Mas apesar desse relacionamento próximo, Marge não consegue entender Lisa quando ela explica seu ponto de vista de uma forma mais intelectual.

Maggie Simpson[editar | editar código-fonte]

Maggie é muito próxima da mãe e, por causa da pouca idade, está sempre a acompanhado por toda casa. É provável que Maggie seja a favorita de Marge.

Mudança na dublagem a partir da 24ªtemporada[editar | editar código-fonte]

novamente uma troca de dublagem de Marge Simpson, que até o episódio 4 da 24ª Temporada era dublada por Selma Lopes e agora a partir do episódio 5 a dublagem passa a ser novamente por Mariângela Cantu, que dublou do quinto episódio da oitava temporada até o nono da nona temporada e agora retorna. A Audionews ainda não explicou porque essa troca de dubladoras.

Árvore Genealógica[editar | editar código-fonte]

Árvore Genealógica de Marge


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Marge Simpson. Visitado em 23 de janeiro de 2013.
  2. Penteado de Marge Simpson foi inspirado no filme "A Noiva de Frankenstein". Visitado em 23 de janeiro de 2013.
  3. Matt Groening Reveals the Location of the Real Springfield. Visitado em 23 de janeiro de 2013.
  4. Os Simpsons: em que foram inspirados os principais personagens?. Visitado em 23 de janeiro de 2013.
  5. Turner 2004, pp. 78-79.
  6. Turner 2004, pp. 239-240.
  7. a b "{{{title}}}". Jean, Al; Reiss, Mike; Simon, Sam; Silverman, David. The Simpsons. Fox.
  8. "{{{title}}}". Martin, Jeff; Lynch, Jeffrey. The Simpsons. Fox.
  9. "{{{title}}}". Selman, Matt; Kirkland, Mark. The Simpsons. Fox.