Saltar para o conteúdo

Memorial do Convento: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LiaC (discussão | contribs)
Linha 35: Linha 35:


==Sinopse==
==Sinopse==
Nesta obra, Saramago retrata a personalidade do rei D. João V e também de um operário que participou daquela [[Don Quixote de la Mancha|quixotesca]] construção, de seu nome, Alberto, e do seu grande amor por [[Joaquina]], mulher dotada do estranho poder de ver o interior das casas.
Nesta obra, Saramago retrata a personalidade do rei D. João V e também de um operário que participou daquela [[Don Quixote de la Mancha|quixotesca]] construção, de seu nome, Baltasar, e do seu grande amor por [[Blimunda]], mulher dotada do estranho poder de ver o interior das casas.
Também o padre [[Bartolomeu de Gusmão]] (a quem se deve a invenção da [[passarola]]) é personagem deste livro.
Também o padre [[Bartolomeu de Gusmão]] (a quem se deve a invenção da [[passarola]]) é personagem deste livro.



Revisão das 11h47min de 21 de janeiro de 2010

Memorial do Convento
Memorial do Convento
Autor(es) José Saramago
Idioma português
País Portugal Portugal
Editora Bertrand Brasil
Lançamento 1982
Páginas 347
ISBN 852860022X

Memorial do Convento é um dos mais populares romances de José Saramago. Publicado em 1982 a acção decorre no início do século XVIII, mais propriamente durante o reinado de D. João V. Este rei absolutista gozou da enorme quantidade de ouro e diamantes vindos do Brasil e mandou construir um célebre convento na localidade de Mafra, em resultado de uma promessa que fez para garantir a existência de herdeiro.

Predefinição:Revelações sobre o enredo

Sinopse

Nesta obra, Saramago retrata a personalidade do rei D. João V e também de um operário que participou daquela quixotesca construção, de seu nome, Baltasar, e do seu grande amor por Blimunda, mulher dotada do estranho poder de ver o interior das casas. Também o padre Bartolomeu de Gusmão (a quem se deve a invenção da passarola) é personagem deste livro.

Ópera

  • Memorial do Convento serviu de base a uma ópera, Blimunda, com música do italiano Azio Corghi, estreada em Milão em 1998.
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Saramago
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.