Saltar para o conteúdo

Mika (cantor): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 42: Linha 42:
==Biografia==
==Biografia==


Nasceu em [[Beirute]], de pai [[Estados Unidos|norte-americano]] e mãe [[síria|sírio]]-libanesa. Filho do meio dentre cinco, Mika e a família viram-se a obrigados a deixar o seu país natal devido à situação de conflito e partiram para [[Paris]] quando ele tinha apenas um ano de idade e mudaram-se, novamente, desta vez para Londres, na altura dos seus 9 anos de idade, após o seu pai ter sido raptado no [[Kuwait]] durante a [[Guerra do Golfo]]. Em [[Londres]], frequentou inicialmente o [[Lycées Français Charles de Gaulle]], no entanto, devido ao seu problema de [[dislexia]] foi vítima de incompreensão por parte dos professores e vítima também de maus-tratos por parte dos seus colegas ([[bullying]]), fato que o levou a mudar para um colégio britânico.
Nasceu em [[Beirute]], de pai [[Estados Unidos|norte-americano]] e mãe [[síria|sírio]]-libanesa. Filho do meio dentre cinco, Mika é uma bibinha pãp com ovo, enfim, Mika e a família viram-se a obrigados a deixar o seu país natal devido à situação de conflito e partiram para [[Paris]] quando ele tinha apenas um ano de idade e mudaram-se, novamente, desta vez para Londres, na altura dos seus 9 anos de idade, após o seu pai ter sido raptado no [[Kuwait]] durante a [[Guerra do Golfo]]. Em [[Londres]], frequentou inicialmente o [[Lycées Français Charles de Gaulle]], no entanto, devido ao seu problema de [[dislexia]] foi vítima de incompreensão por parte dos professores e vítima também de maus-tratos por parte dos seus colegas ([[bullying]]), fato que o levou a mudar para um colégio britânico.


O seu primeiro álbum e, em particular, o seu single ''Grace Kelly'' tem sido um sucesso. Há críticos que consideram a sua voz semelhante à de [[Freddie Mercury]].
O seu primeiro álbum e, em particular, o seu single ''Grace Kelly'' tem sido um sucesso. Há críticos que consideram a sua voz semelhante à de [[Freddie Mercury]].

Revisão das 22h36min de 31 de março de 2009

Predefinição:Info artista musical

Mica Penniman, conhecido no mundo da música como Mika, (Beirute, Líbano, 18 de Agosto de 1983) é um cantor pop oriundo de Londres. Mika deixou seu país de origem, o Líbano, com um ano de idade. Algumas fontes[1][2][3] afirmam ser seu nome completo Michael Holbrook Penniman.

Biografia

Nasceu em Beirute, de pai norte-americano e mãe sírio-libanesa. Filho do meio dentre cinco, Mika é uma bibinha pãp com ovo, enfim, Mika e a família viram-se a obrigados a deixar o seu país natal devido à situação de conflito e partiram para Paris quando ele tinha apenas um ano de idade e mudaram-se, novamente, desta vez para Londres, na altura dos seus 9 anos de idade, após o seu pai ter sido raptado no Kuwait durante a Guerra do Golfo. Em Londres, frequentou inicialmente o Lycées Français Charles de Gaulle, no entanto, devido ao seu problema de dislexia foi vítima de incompreensão por parte dos professores e vítima também de maus-tratos por parte dos seus colegas (bullying), fato que o levou a mudar para um colégio britânico.

O seu primeiro álbum e, em particular, o seu single Grace Kelly tem sido um sucesso. Há críticos que consideram a sua voz semelhante à de Freddie Mercury. A menina de vestido verde do video "Grace Kelly" é filha da produtora desse mesmo video. A produtora chama-se Sophie Muller e a filha, a menina do vestido verde, chama-se Holly Muller. A pessoa que faz a voz de criança na música "Lollipop" é prima dele.


A sua banda é composta por: Martin Waugh (guitarra e coro), Michael Choi (baixo e coro), Cherisse Osei (bateria), David Whitmey (teclado e coro) e Samantha Smith e Sara Skeete (Coros).

Durante cinco anos tentou em vão entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o ao escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo de divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo fato desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldar para um estilo mais comercial.

Excêntrico, em palco, e com um ritmo dançante, leva o público ao delírio quando aplica tons mais altos e agudos na sua voz.

Seu contacto com a música começou desde de cedo. Aos 11 anos já gravava publicidade e participou, a cargo da sua professora de música, numa ópera Die Frau ohne Schatten de Strauss. Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika, tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. Desde Prince e Metallica, à música clássica que conhecera na ópera, passando pelos traços islâmicos trazidos do Médio oriente, em Mika reconhece-se toda esta variedade musical. No entanto o que mais encanta das características de Mika é a sua voz que se diz semelhante à de Freddie Mercury mas onde também se notam bastante bem imensas influências de Michael Jackson, principalmente em temas mais pausados como Any Other World, Happy Ending e Erase (tema que não saiu em Portugal).

Cantando desde temas melodramáticos (Erase), a ironias mais divertidas (Grace Kelly), as suas letras cantam a vida do ser mais comum ao contrário da maioria que, segundo ele, "só cantam histórias de amor, com meninas ricas e bonitas que andam em bons carros". Mika foi aclamado de A melhor revelação de 2007 e comprovando-o está o facto de ser apenas o segundo artista, desde sempre, a chegar ao lugar número 1 do Top 40 Britânico de vendas, apenas através de descarregamentos na internet.

Mika em Portugal

Mika,no dia 19 de Abril de 2007, foi confirmado, sem data definida, para o 11º Festival do Sudoeste TMN, na Zambujeira do Mar. A sua actuação foi cancelada a 20 de Julho de 2007, por problemas de saúde.

Mika actuou pela primeira vez em Portugal no dia 10 de Julho de 2008, no festival Super Bock Super Rock - Lisboa. O espectáculo foi transformado numa super-festa-gigante com direito a palhaços, big girls, lollipop girls, um segurança a arranstar o palhaço teimoso, confetis, balões, fitinhas, Mika a falar bastante bem português. A crítica ao concerto foi bastante positiva por parte dos media, citado o artista como Furacão Mika, Super Bock Super Mika ou referindo mesmo que Mika salvou a noite.

Setlist:

  • Relax, Take It Easy
  • Big Girl (You Are Beautiful)
  • Billy Brown
  • Any Other World
  • Ring Ring
  • Stuck In The Middle
  • Just Can't Get Enough (cover de Depeche Mode)
  • Happy Ending
  • Love Today
  • Grace Kelly
  • Lollipop

Já em encore:

  • Relax, Take It Easy (numa versão mais dance)

Próximos projetos

Actualmente, encontra-se a gravar e a escrever o novo álbum em estúdio.

Discografia

Àlbuns

Life in Cartoon Motion

Singles

moag

Outros

Mika tem ainda inúmeras músicas que não estão editadas em nenhum outro album:

Não Editadas

  • Holy Johnny
  • How Much Do You Love Me
  • I'm Falling
  • Instant Martyr (uma das primeiras músicas que escreveu, ainda em criança)
  • Intoxicated
  • Loverboy
  • Overrated
  • Rain
  • Sally
  • The Only Lonely One
  • You Made Me
  • Your Sympathy (Incluída apenas no album lançado no Japão)

Covers

Regravações

  • Betty Girl (regravação da sua música "Big Girl (You Are Beautiful)" para a série televisiva Ugly Betty)
  • Grace Kelly - French Version (regravação da sua música "Grace Kelly" na língua francesa, para um programa de rádio)

Gravadoras ou editoras discográficas

Referências

  1. Pareles, Jon (2007-03-31). «A rising British pop star revives a Mercurial style». The New York Times. Consultado em 22 de junho de 2007 
  2. «Artist of the day: Mika». Spin. 2007-03-27. Consultado em 22 de junho de 2007 
  3. Mccaffrey, Julie; and Adam Luck (2007-01-29). «Mika, Teenage prodigy of the Royal Opera». The Daily Mirror. Consultado em 22 de junho de 2007 

Ligações externas