Moabitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Moabita)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A estela de Mesha descreve a guerra do monarca Mesha contra os israelitas

Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe.[1] Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.

Foram combatidos e subjugados por Davi, rei de Israel. Os moabitas readquiriram a independência depois do cisma das doze tribos hebréias. Voltaram-se ao nomadismo e tempos depois Moabe foi anexado como parte da provincía romana da Arábia.

Segundo a Biblia (Gênesis 19.30-38), deu-se origem o povo moabita através de um incesto, promovido pela filha mais velha de , sobrinho de Abraão, logo após a destruição de Sodoma e Gomorra. Depois de ser tirado de Sodoma pelos anjos, Ló não achou mais lugar para viver nas cidades, especialmente Zoar, e foi-se para as montanhas e habitou em uma caverna. Sua filha mais velha em uma conversa com a sua irmã mais nova, disse que o pai, Ló, já era homem velho e não havia nenhum outro filho homem para dar continuidade na linhagem do pai, coisa que o povo da época, levava muito a sério. Elas embebedaram o pai e as conceberam cada uma, um filho do próprio pai. A mais velha gerou Moabe, patriarca do povo moabita e a mais nova gerou Ben-Ami, patriarca do povo de Amom, os amonitas.

Por ser Ló, sobrinho de Abraão, isso explica o porque dos moabitas serem aparentados dos hebreus, pois Abraão foi o patriarca do povo de Israel.

Ainda segundo a Bíblia, quando a cidade de Ló estava sendo destruída, Deus ordenou que ele e sua família fosse embora e não olhasse para trás. Quando estavam saindo, a esposa de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.

Existe uma estrangeira em Moabe que tem seu nome como titulo de um Livro da Bíblia, Rute.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Moabitas». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 28 de novembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.