Modern Family (11.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Modern Family
11.ª temporada
Modern Family (11.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem  Estados Unidos
N.º de episódios 18
Transmissão
Emissora
original
ABC
Exibição
original
25 de setembro de 2019 (2019-09-25) – 8 de abril de 2020 (2020-04-08)
Lançamento em DVD
Região 1 9 de junho de 2020
Região 2 17 de fevereiro de 2021
Região 4 8 de dezembro de 2020
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
10.ª temporada
Lista de episódios de Modern Family

A décima primeira e última temporada da série de televisão de comédia Modern Family foi encomendada pela American Broadcasting Company (ABC) em 5 de fevereiro de 2019,[1] estreou em 25 de setembro de 2019[2] e foi finalizada em 8 de abril de 2020, contando com 18 episódios. A temporada foi produzida pela 20th Century Fox Television em associação com a Steven Levitan Productions e Picador Productions, com os criadores da série Christopher Lloyd e Steven Levitan como showrunners e produtores executivos. A temporada foi ao ar na temporada de transmissão de 2019-20 às noites de quarta-feira às 21h00, horário do leste dos EUA.[3]

A décima primeira temporada estrela Ed O'Neill como Jay Pritchett, Sofía Vergara como Gloria Delgado-Pritchett, Julie Bowen como Claire Dunphy, Ty Burrell como Phil Dunphy, Jesse Tyler Ferguson como Mitchell Pritchett, Eric Stonestreet como Cameron Tucker, Sarah Hyland como Haley Dunphy, Ariel Winter como Alex Dunphy, Nolan Gould como Luke Dunphy, Rico Rodriguez como Manny Delgado, Aubrey Anderson-Emmons como Lily Tucker-Pritchett, Jeremy Maguire como Joe Pritchett e Reid Ewing como Dylan Marshall.

A temporada terminou com uma audiência média de de 7.10 milhões de telespectadores e ficou classificada em 48.º lugar na audiência total e classificada em 11.º no grupo demográfico de 18 a 49 anos.[4] Nessa temporada, a série voltou a ser nomeada ao Primetime Emmy Award em uma das categoria da cerimônia principal depois de 2 anos fora. Recebeu as nomeações de "Melhor Direção em Série de Comédia", no Primetime Emmy Award, "Melhor Mixagem de Som para Série de Comédia ou Drama (meia hora) e Animação" pelo episódio "Finale: Part 1" e "Melhor Ator Convidado em Série de Comédia" pela participação de Fred Willard no Primetime Creative Arts Emmy Awards, mas não venceu em nenhuma das categorias.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Marsha Kramer como Margaret[6]

Participações[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição original [15]Cód. de
produção
Audiência Estados Unidos
(milhões)
2331 "New Kids on the Block" Gail MancusoPaul Corrigan & Brad Walsh25 de setembro de 2019 (2019-09-25)BARG014.09[16]
Alex está fazendo pesquisas na Antártica para entender melhor o que acontece lá. Haley e Dylan tentam colocar seus gêmeos Poppy e George para dormir com a ajuda de Claire e Phil. Haley lê um livro sobre o que fazer em situações difíceis com seus bebês e tenta reforçar o que aprendeu com seus pais, mas Claire e Phil têm outra maneira de colocá-los para dormir. Jay, Gloria e Manny fazem um comercial de camas de cachorro para o negócio de camas de cachorro de Jay usando sua cadela Stella. Retratando a voz de Stella está a ex-namorada de Manny, Sherry. Como diretor, e seguindo o conselho de Gloria, Manny tenta reconquistar o amor de Sherry. Cameron diz a Mitchell que convidou seus alunos de teatro para "criar um vínculo" com eles. Na verdade, eles estavam lá para fazer Mitchell admitir que ele jogou fora a amada estátua de palhaço de Cam. 
2342 "Snapped" Michael SpillerElaine Ko2 de outubro de 2019 (2019-10-02)BARG024.32[17]
Cameron compra uma geladeira inteligente com voz chamada Bridget e tanto Mitchell quanto Cam formam, separadamente, um vínculo com a geladeira. Phil dá um curso sobre imóveis que Gloria frequenta; ela e sua colega rival, Libby, têm a oportunidade de ser estagiárias de Phil. Libby se envolve em um acidente de bicicleta e tem que ir ao hospital e Phil suspeita que Gloria bateu deliberadamente em Libby, mas o acidente de bicicleta foi na verdade causado pelo malabarismo de Phil no estacionamento da faculdade e Libby perdendo a concentração e colidindo com o carro estacionado de Gloria. Claire chama repórteres a sua casa para uma entrevista para uma revista e uma sessão de fotos e tenta tirar todos de casa fingindo estar doente, porque ela não quer que sua família seja incluída na entrevista. Alex retorna da Antártica e com Haley e Luke, descobre por que Claire estava mentindo sobre estar doente. 
2353 "Perfect Pairs" Iwona SapienzaStephen Lloyd9 de outubro de 2019 (2019-10-09)BARG043.95[18]
Phil, Claire, Alex e Luke exploram os gêmeos de Haley em seu próprio benefício: Phil tem uma competição mágica e usa os gêmeos para causar uma impressão melhor do que no ano anterior; Claire usa os gêmeos para impressionar um cliente em potencial a fim de lhe vender um armário; e Luke usa os bebês para comprar vinho para uma menina. Mais tarde, Haley e Dylan descobrem o que aconteceu por causa da câmera em seu carrinho de bebê. Gloria, embora não ouça Jay e Manny, e sem consultar sua irmã Sonia, suspeita que o namorado e futuro marido de Sonia esteja com a intenção de roubá-la. Mitchell e Cameron alugaram seu apartamento vago para um casal gay impossivelmente perfeito. 
2364 "Pool Party" Abraham HigginbothamAbraham Higginbotham & Jon Pollack16 de outubro de 2019 (2019-10-16)BARG034.21[19]
Mitchell e Cameron convencem Lily a ser ela mesma e usar um maiô em uma festa na piscina. Quando Lily começa a curtir a festa, Mitch e Cam se escondem porque estão envergonhados por seus físicos nada perfeitos. Mais tarde, eles se levantam e mostram a Lily que todos devem se orgulhar de si mesmos. Phil e Gloria tentam vender uma casa, mas alguém continua roubando a placa de "vende-se", então Gloria pega a coleira de rastreamento de Stella para encontrar o culpado. Jay fica irritado porque Gloria nunca está em casa por causa de seu trabalho, e quando ela está em casa, ela não o ouve de qualquer maneira, o que o deixa mais furioso. Claire tenta convencer Haley de que ela deve voltar ao trabalho. Ela também tenta convencer Alex de que deve aceitar uma oferta de emprego corporativa. Enquanto isso, Claire tem novos problemas no trabalho, testemunhados por Haley e Alex. 
2375 "The Last Halloween" Fred SavageDanny Zuker30 de outubro de 2019 (2019-10-30)BARG063.93[20]
É Halloween de novo, e Phil tenta assustar Claire porque ela diz que ele não é mais assustador. Ele a leva a um filme de terror, que o assusta em vez dela. Mais tarde, Phil assusta Claire com um plano de 11 meses em construção, criando uma guerra com Claire. Jay quer salvar uma barra de chocolate Fudgy Duddy rara quando Joe chega em casa com uma doçura ou travessura, mas Jay logo está à caça quando Manny acidentalmente dá a barra de chocolate para um doce ou travessura. Gloria está preocupada em envelhecer quando outras pessoas a identificam corretamente como a esposa de Jay. Alex e Luke vão jantar no mesmo restaurante com seus respectivos amantes Bill e Janice. No entanto, quando é revelado que Alex acidentalmente enviou fotos íntimas para o amigo de Bill, e que Luke uma vez pregou uma peça prejudicial na casa de Janice, os amantes abandonam os irmãos desapontados, que acabam jantando juntos. 
2386 "A Game of Chicken" Helena LambVali Chandrasekaran6 de novembro de 2019 (2019-11-06)BARG053.95[21]
Claire está estressada com o trabalho e não gosta mais do trabalho. Luke pede permissão aos pais para abandonar a faculdade para poder trabalhar em um aplicativo com seu novo parceiro de negócios, Scott. Phil apoia Luke até descobrir que Luke não foi até ele primeiro. Mais tarde, Claire deixa seu emprego e Phil e Claire concordam em apoiar a decisão de Luke. Enquanto isso, Gloria tenta batizar secretamente Poppy e George em casa para que eles sejam protegidos na vida após a morte. Jay acha que ela está errada e que os pais dos bebês devem decidir. Quando Haley e Dylan descobrem o plano de Gloria, eles decidem que vão pensar sobre isso e talvez fazer um batizado de igreja no futuro. Cameron incomoda Mitch quando ele pensa em aceitar um emprego de técnico de futebol universitário em seu estado natal, Missouri, sem primeiro consultar Mitch. Em um jogo de futebol com o recrutador da faculdade assistindo, Cam é distraído pelo mascote golfinho de seu time, que insiste em zombar dele, então Mitch tenta ajudar Cam. 
2397 "The Last Thanksgiving" Eric Dean SeatonJeffrey Richman20 de novembro de 2019 (2019-11-20)BARG103.95[22]
Haley quer preparar o jantar de Ação de Graças para seus pais como um gesto de gratidão e pede a ajuda de Alex e Luke. Alex pede a seu ex-namorado chef para ajudá-los a cozinhar, mas ele é muito rigoroso e mais tarde é expulso por Phil, então Claire acaba no comando novamente e agradece Haley por seus esforços. Jay, Phil e Dylan pilotam o avião de brinquedo de Jay, mas Phil fica com ciúmes quando Jay confia em Dylan com o avião. Mais tarde, Phil descobre que Jay propositalmente jogou o avião contra ele dez anos antes; ele, então, acidentalmente dirige o avião para si mesmo. Claire é enganada por Gloria para fazer suas tarefas domésticas, e depois diz a Jay que ela está inquieta desde que largou o emprego e sente falta de ser a chefe. Quando Cameron e Mitchell vão comprar comida para o Dia de Ação de Graças, eles dividem a lista de compras para economizar tempo, mas quando Mitch diz a Ronaldo que ele e Cam se "separaram", o mal-entendido se torna viral e para o espanto de Mitch, seus amigos simpatizam com Cam e não com dele. 
2408 "Tree's a Crowd" Julie BowenRyan Walls4 de dezembro de 2019 (2019-12-04)BARG073.82[23]
A mãe de Dylan, Farrah, visita a casa de Phil e Claire para ver os gêmeos, mas Phil e Claire não querem que ela fique muito tempo. O padrasto de Claire, Jerry, também quer fazer uma visita, então Phil e Claire pensam que se Jerry e Farrah se encontrarem, eles podem sair juntos, mas quando Jerry descobre as cinzas/árvore de DeDe no quintal de Claire, ele fica emocionado. Manny está triste com o rompimento com Sherry, então Gloria pede a Luke para ir ao show de improvisação de Sherry para dar uma boa palavra sobre Manny, mas Luke depois diz a Gloria e Jay que ele beijou Sherry no show. Quando Luke confessa a Manny, Manny fica furioso e tenta atacá-lo. Jay acalma Manny e pede que Luke saia. Enquanto isso, Mitchell e Cameron são convidados a doar seu esperma para um casal de lésbicas que deseja constituir família, mas decidem que não irão doar; ao que parece, o casal já selecionou um doador diferente. 
2419 "The Last Christmas" Jeff WalkerAbraham Higginbotham & Jon Pollack11 de dezembro de 2019 (2019-12-11)BARG094.27[24]
As famílias se reúnem para o jantar de Natal na casa de Mitchell e Cameron. Cam tem uma planta de lugares, mas por vários motivos ninguém quer se sentar em seu lugar designado: Gloria não quer se sentar ao lado de Phil porque ela foi entrevistada por outra imobiliária; Claire não quer sentar-se com o pai porque sabe que ele a convidará para trabalhar na empresa de sua cama para cachorro; Haley e Mitchell descobrem que Cam tem uma passagem oculta de primeira classe para o Missouri; O novo relacionamento de Luke com Sherry é exposto, causando mais conflito. Durante a refeição, a família não consegue parar de criticar uns aos outros, então Cam revela que pode ser o último Natal deles juntos, já que ele está fazendo uma entrevista de emprego em uma faculdade de fora do estado. Todos mencionam suas próprias possibilidades futuras, levando a desculpas e reconciliação. Mais tarde, eles posam de pijama combinando para uma foto de Natal em família. 
24210 "The Prescott" Elaine KoElaine Ko8 de janeiro de 2020 (2020-01-08)BARG086.39[25]
O novo emprego de Alex a hospeda no opulento complexo residencial Prescott; as luxuosas amenidades interessam a sua família, que memoriza seu código de identidade de residente para depois entrar novamente nas instalações. Embora Alex explique que o Prescott tem uma política estrita de "proibição de hóspedes desacompanhados", cada membro da família usa o código de identificação para voltar sorrateiramente: Jay quer assistir sua cópia em Blu-ray de Lawrence da Arábia em sua sala de exibição de luxo; Gloria quer experimentar o toboágua; Claire quer visitar seu salão de beleza sofisticado; Phil quer provar seu slider de hambúrguer gourmet; Mitch e Cam querem conhecer celebridades; e Luke e Manny querem conhecer senhoras mais velhas em sua academia. Depois de várias desventuras, todas as partes se encontram nas banheiras de hidromassagem da cobertura. Seus atos furtivos são revelados a Alex quando ela recebe uma conta pesada por "suas" atividades. 
24311 "Legacy" Jason KempJack Burditt & Christopher Lloyd15 de janeiro de 2020 (2020-01-15)BARG123.84[26]
Phil visita seu pai Frank na Flórida depois de ouvir que ele foi encontrado vagando em seu antigo armazém, possivelmente sofrendo de demência; os dois têm um último grande dia juntos antes de Frank morrer de velhice. Jay convida Claire e Mitchell para recuperar pertences antigos da garagem, o que os faz se perguntar por que as férias de sua infância foram interrompidas (Jay precisava trabalhar horas extras para pagar seus funcionários). Jay usa Joe para ajudar a vender camas de cachorro, mas depois percebe que sua ideia de produto é um fracasso. Manny mais uma vez tenta impressionar a garota no shopping que ele queria há dez anos, mas é interrompido antes de fazer um "grande gesto" embaraçoso. Cam e Gloria se ajudam com seus rivais de trabalho. 
24412 "Dead on a Rival" Jason WinerJeffrey Richman & Ryan Walls22 de janeiro de 2020 (2020-01-22)BARG133.50[27]
Alex está procurando uma nova assistente para seu trabalho. Jay recomenda Margaret, sua assistente de longa data, a Alex. Alex a contrata, mas não gosta de sua atuação. Alex acaba demitindo Margaret, que admite que quer se aposentar, mas não quer que Jay se sinta abandonado. O antigo vizinho de Phil, um rico titã da tecnologia, vem visitá-lo e pergunta se ele gostaria de ir para o espaço com ele. Javier vai ao show solo de Manny e o convida para um cruzeiro ao redor do mundo de um ano. Jay concorda com Javier que Manny deve sair e aproveitar a vida, mas Gloria está preocupada que Javier seja uma má influência para Manny. Depois de ver o show de Manny e entender os efeitos de seu mimo a Manny, Gloria concorda que Manny deveria sair e aproveitar a vida com Javier. Mitchell e Cameron estão prestes a fazer uma venda relâmpago quando o proprietário anterior de sua casa aparece inesperadamente e anuncia que deseja morrer em sua antiga casa. Mitch e Cam tentam encorajá-lo a não desistir da vida, dizendo que há muito mais para experimentar. O antigo proprietário visita o ex-amigo que ainda mora no bairro e os dois brigam. 
24513 "Paris" James BagdonasPaul Corrigan & Brad Walsh12 de fevereiro de 2020 (2020-02-12)BARG113.73[28]
Jay e sua família voam para Paris porque Manny disse a Jay que ele estava recebendo um prêmio por seu negócio de armários em uma exposição internacional. Infelizmente, na realidade Jay não ganhou, mas deveria reivindicar o prêmio em nome de Earl (um mal-entendido resultante da capacidade limitada de Manny de entender francês). Gloria e Manny tentam esconder a notícia de Jay, mas ele descobre. Claire garante a Jay que sua família tem orgulho dele, com prêmio ou não. Phil surpreende Claire ao aparecer em Paris após alegar ter um conflito de trabalho, mas é surpreendido por Guy, um homem com quem Claire prometeu se encontrar em Paris depois que eles namoraram enquanto ela estudava em Paris há 30 anos. Phil está com ciúmes do relacionamento anterior de Guy com Claire, mas acaba se dando bem com Guy depois de descobrir que eles compartilham um interesse por mágica e robôs - o que deixa Claire com ciúmes. Mitchell tenta se passar por um francês com um novo guarda-roupa e atitudes. Cam se apresenta como Fizbo nas ruas de Paris, mas tem um encontro com outro "Fizbeau". 
24614 "Spuds" Beth McCarthy-MillerVali Chandrasekaran & Stephen Lloyd19 de fevereiro de 2020 (2020-02-19)BARG143.28[29]
Phil e Claire levam Haley e Dylan para jantar para tranquilizá-los de que não são maus pais. Enquanto saem para jantar, eles encontram Mitch e Cam que estão acompanhando o primeiro encontro de Lily, bem como Jay e Gloria depois de assistir à peça de Joe na escola. 
24715 "Baby Steps" Trey ClinesmithHistória por : Abraham Higginbotham & Jon Pollack
Roteiro por : Steven Levitan & Morgan Murphy
18 de março de 2020 (2020-03-18)BARG154.33[30]
Claire se prepara para sua entrevista online para um emprego em uma empresa de organização. Enquanto isso, Phil liga para Jay para consertar o degrau quebrado em que Luke se machucou. Claire sobe as escadas e fica com a perna presa no degrau. Jay e Phil tentam trazer sua prateleira de organização para Claire para aumentar sua confiança durante a entrevista. A entrevista dá errado e Claire decide falar sobre como realmente se sente em relação ao trabalho, o que acaba conseguindo. Alex participa do evento Caltech. Haley precisa de um cientista experiente para Nerp, então ela vai ao evento. Os alunos de Arvin começam a dizer a Alex que sua empresa tem ideias horríveis com tecnologia. Alex e Haley se encontram com Arvin, que explica que Alex seria "perfeita" para sua nova ideia de tecnologia. Mitchell e Cameron tentam decidir o que fazer com a agência de adoção. Eles decidem pedir algum conselho a Gloria. Gloria está muito focada na visitação da casa para ajudar Mitch e Cam. Gloria acaba dando um tour pela casa de Mitch e Cam, e eles espontaneamente decidem comprá-la e adotar o bebê. 
24816 "I'm Going to Miss This" Fred SavageJack Burditt & Danny Zuker1 de abril de 2020 (2020-04-01)BARG164.33[31]
Mitch, Cam e Lily se mudam para sua nova casa, mas Mitch luta para se ajustar. Gloria o encoraja a literalmente dizer adeus à velha casa. As ansiedades de Mitch e Cam voltam quando eles descobrem que seu novo bebê nasceu cedo, antes que Lily os ajude a perceber que estão prontos para receber seu filho. Haley, Alex e Luke tentam freneticamente limpar a casa depois de uma festa na casa dos Dunphy, sem que Claire e Phil descubram. Durante a festa de Páscoa, Phil e Claire lutam com sua nova identidade como avós, mas acabam percebendo que suas habilidades parentais ainda são necessárias. Jay e Manny debatem sobre quem tem mais paixão por vinho. 
24917 "Finale (Part 1)" Steven LevitanSteven Levitan, Abraham Higginbotham, Jeffrey Richman, Stephen Lloyd, Jon Pollack, Morgan Murphy & Ryan Walls8 de abril de 2020 (2020-04-08)BARG177.37[32]
Phil e Claire decidem que querem que um de seus filhos se mude porque a casa tem muitas pessoas morando nela, e Phil e Claire estão morando no trailer, o que eles não gostam. Mitch e Cam chamam seu filho de Rexford, por causa da rua onde fica a casa. Cam recebe a oferta de trabalho que queria no Missouri. Ele vê como Mitch está gostando da nova casa e do bebê, o que significa que seria mais difícil dizer a ele. Cam finalmente conta a ele na frente de sua família e amigos na festa de inauguração. Mitch, sendo colocado no local, concordou em apoiar Cam e se mudar. Quando Phil e Claire estão prestes a contar às crianças que eles não querem que ninguém mais saia de casa, eles descobrem que Haley, Dylan e os gêmeos estão se mudando para a antiga casa de Mitch e Cam, o trabalho de Alex foi transferido para a Suíça e Luke foi aceito na Universidade de Oregon. Gloria percebe Jay em vários momentos de autoisolamento, levando-a a se preocupar com ele. É revelado que ele está tentando aprender espanhol para impressioná-la e então ele poderia ir para a Colômbia com ela e Joe durante o verão. 
25018 "Finale (Part 2)" Gail MancusoChristopher Lloyd, Paul Corrigan, Brad Walsh, Danny Zuker, Elaine Ko, Vali Chandrasekaran & Jack Burditt8 de abril de 2020 (2020-04-08)BARG187.37[32]
Enquanto a família se reúne para se despedir de Mitch, Cam, Lily e Rexford, o voo é adiado várias vezes até as 21h. Durante este tempo, Claire e Mitch roubaram seu troféu de patinação artística que Jay e DeDe doaram para a associação de patinação artística porque Claire e Mitch estavam brigando para ver quem deveria ficar com ele. Cam entrega uma carta a Gloria e diz a ela para expressar seus sentimentos em um cartão. Haley e Alex procuram incomodar Luke uma última vez, refilmando o vídeo que fizeram quando eram crianças. Haley e Alex queriam provar que eram capazes de cuidar de um cachorro, mostrando o que fariam com o cachorro, tendo Luke como cachorro. Antes que todos se separem, a família se encontra na casa de Phil e Claire e eles dão um grande abraço familiar. O episódio termina com uma narração de Jay apresentando todas as três casas enquanto as luzes se apagam. 
Especial
EspecialEspecial "A Modern Farewell" Chris Wilcha-8 de abril de 2020 (2020-04-08)-6.64[32]
Em antecipação ao final da série, a ABC exibiu às 20h uma retrospectiva da série. O documentário de uma hora explora os 11 anos da série, desde a escrita e casting do piloto, até a leitura da roteiro final. Por meio de entrevistas exclusivas e reflexões com o elenco e a equipe, este documentário examina a história de origem do programa e o sucesso sem precedentes, e revisita muitos dos momentos hilários, calorosos e às vezes distorcidos dessa família moderna. A retrospectiva inclui as participações de Ed O'Neill, Sofia Vergara, Ty Burrell, Julie Bowen, Jesse Tyler Ferguson, Eric Stonestreet, Sarah Hyland, Ariel Winter, Nolan Gould, Rico Rodriguez, Aubrey Anderson-Emmons, Jeremy Maguire, Reid Ewing e Benjamin Bratt.[33] 

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Modern Family foi renovada para a décima primeira e última temporada em 5 de fevereiro de 2019, pela ABC.[1] Em 2017, com a série ainda na oitava temporada, quando perguntado sobre o futuro da série, Steven Levitan, co-criador do programa afirmou: "Acho que meu objetivo pessoal neste momento seria de 10 temporadas. Não sei se é atingível ou não. Acho que teremos que olhar para isso todos os anos, e se sentirmos que estamos ficando sem coisas para dizer, então será hora de tomar uma decisão difícil.",[34] levando a crer que a décima temporada seria a final. A possibilidade de ser a temporada final se intensificou em janeiro de 2018, quando os criadores Levitan e Lloyd afirmaram que a décima temporada provavelmente seria o final da série,[35] embora mais tarde em agosto de 2018, tenha sido relatado que a ABC estava em discussões para renovar a série para um potencial décima primeira e última temporada de 18 episódios.[36][37] Christopher Lloyd disse que "Por 10 anos, nossos personagens enfrentaram bravamente pontos de inflexão na vida e passaram por eles para um grande enriquecimento pessoal", comentou o co-criador e produtor executivo em um comunicado, antes de acrescentar em tom de brincadeira: "Escolhemos um caminho diferente, fazendo mais uma temporada de Modern Family."[1]

Casting[editar | editar código-fonte]

Em 25 de outubro de 2019, foi anunciado que Courteney Cox e David Beckham seriam atores convidados em um episódio que iria ao ar em 2020. O anúncio dizia que no episódio, Cox - interpretando ela mesma - cruzaria o caminho dos Pritchett no torneio de boliche de celebridades. Cox está junto com Beckham no evento, e a dupla se vê "atraída para uma farsa em que a família envolve boliche, aulas de aerobacização dos anos 80, um terrível escorregador na piscina e três banheiras de hidromassagem lado a lado".[38]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, a temporada detém um índice de aprovação de 79% com uma classificação média de 7.70/10 com base em 14 avaliações. O consenso crítico do site diz: "Um adeus sincero que deixa a porta aberta, a temporada final de Modern Family é um tributo comovente ao programa e um adeus adequado para uma das famílias favoritas da TV."[39]

O episódio final, "Finale", recebeu uma nota B + de Kyle Fowle do The A.V. Club, que disse que "há algo que é satisfatório em quão discreto ele é. O final não necessariamente busca emoções exageradas. Em vez disso, torna as coisas pessoais. É um final que se adapta à Modern Family em 2020; um programa que se estabeleceu na velhice... Este é um final que é ao mesmo tempo arrumado e inacabado, e que parece perfeito".[40] O episódio foi elogiado por críticos e fãs, especialmente pelo humor na cena de patinação no gelo de Claire e Mitchell, a cena de karaokê de Mitchell e Cam e a última piada infantil dos Dunphy sobre Luke, com TV Fanatic dizendo, "um dos destaques do episódio foram as cenas entre Haley, Alex e Luke."[41] Os críticos também elogiaram Gloria por finalmente deixar Manny ir, descrevendo a cena como um círculo completo dos arcos dos dois personagens. A mensagem do episódio de 'deixar uma luz acesa' também foi elogiada, com fãs e críticos expressando a natureza altamente emocional dessa nota final. Diane Gordon do TV Guide foi extremamente positiva, afirmando que "Como a maioria de seus melhores episódios, o Finale de Modern Family foi como um abraço caloroso". Ela prosseguiu dizendo que "A genialidade de Modern Family é que terminou como começou: com as famílias crescendo e mudando, enquanto mantêm seus laços estreitos e senso de humor. O programa que pareceu um abraço caloroso a cada semana encerrou sua corrida com um episódio bem elaborado que não parecia um adeus permanente, mas sim um 'até logo'. Não se pode deixar de pensar sobre onde essas famílias estarão em cinco anos. Vamos torcer para que possamos descobrir - é triste pensar que esta é a última vez que veremos esses personagens adoráveis."[42]

Por outro lado, Ben Travers, do IndieWire, deu ao final um C+, afirmando que "O que o final de Modern Family prova é o que todos nós sabemos há anos: o programa deveria ter terminado anos atrás, quando era melhor equipado para amarrar todos esses subenredos, personagens e temas. Agora, ficamos com um final que não quer realmente ser um final. Talvez isso seja o suficiente (para) o público familiar casual, mas eu tenho que acreditar os espectadores modernos exigem mais."[43]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "New Kids on the Block" 25 de setembro de 2019 1.1/5 4.09[16] 1.1 3.14 2.2 7.25[44]
2 "Snapped" 2 de outubro de 2019 1.1/6 4.32[17] 1.0 2.57 2.1 6.89[45]
3 "Perfect Pairs" 9 de outubro de 2019 0.9/5 3.95[18] 0.9 2.54 1.8 6.50[46]
4 "Pool Party" 16 de outubro de 2019 1.0/5 4.21[19] 0.9 2.44 1.9 6.65[47]
5 "The Last Halloween" 30 de outubro de 2019 1.0/4 3.93[20] 1.0 2.77 2.0 6.70[48]
6 "A Game of Chicken" 6 de novembro de 2019 0.9/5 3.95[21] 0.9 2.57 1.8 6.52[49]
7 "The Last Thanksgiving" 20 de novembro de 2019 0.9/5 3.95[22] 0.9 2.69 1.8 6.64[50]
8 "Tree's A Crowd" 4 de dezembro de 2019 0.9/5 3.82[23] 0.8 2.48 1.7 6.31[51]
9 "The Last Christmas" 11 de dezembro de 2019 0.9/5 4.27[24] 0.8 2.38 1.7 6.65[52]
10 "The Prescott" 8 de janeiro de 2020 1.5/8 6.39[25] 0.8 2.46 2.3 8.86[53]
11 "Legacy" 15 de janeiro de 2020 0.9/5 3.84[26] 0.9 2.70 1.8 6.54[54]
12 "Dead on a Rival" 22 de janeiro de 2020 0.8/4 3.50[27] 0.8 2.68 1.6 6.19[55]
13 "Paris" 12 de fevereiro de 2020 0.9 3.73[28] 0.7 2.42 1.6 6.15[56]
14 "Spuds" 19 de fevereiro de 2020 0.7 3.28[29] 0.8 2.53 1.5 5.82[57]
15 "Baby Steps" 18 de março de 2020 0.9 4.33[30] 0.8 2.49 1.7 6.81[58]
16 "I'm Going to Miss This" 1 de abril de 2020 1.0 4.33[31] 0.8 2.74 1.8 7.07[59]
17/18 "Finale" 8 de abril de 2020 1.6 7.37[32] 0.7 2.80 2.3 10.17[60]
19 "A Modern Farewell" 8 de abril de 2020 1.3 6.64[32] 0.3 1.29 1.6 7.93[60]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado(a) Resulto Ref.
2020 Primetime Creative Arts Emmy Awards Melhor Mixagem de Som para Série de Comédia ou Drama (meia hora) e Animação Stephen Tibbo, Srdjan Popovic, Brian R. Harman, Peter Bawiec e Dean Okrand pelo trabalho em "Finale (Part 1)" Indicado [61]
Melhor ator convidado em série de comédia Fred Willard Indicado
Primetime Emmy Awards Melhor Direção em Série de Comédia Gail Mancuso, pelo episódio "Finale (Part 2)" Indicado [62]
Kids' Choice Awards Programa de TV familiar favorito Modern Family Indicado [63][64]

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

Modern Family – The Eleventh and Final Season
Detalhes do DVD Características Especiais
  • 18 episódios
  • 3 discos
  • Áudio em Inglês (Dolby Digital 5.1 Surround)
  • Hard of Hearing - Legendas: Inglês
  • Legendas: Inglês, francês e espanhol
  • Não possui
Datas de lançamento
Região 1 Região 2 Região 4
9 de junho de 2020[65] 17 de fevereiro de 2021[66] 8 de dezembro de 2020[67]

Referências

  1. a b c Ausiello, Michael (5 de fevereiro de 2019). «Modern Family Renewed for 11th and (Yes) Final Season at ABC». TVLine. Consultado em 6 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 9 de julho de 2019 
  2. Donnelly, Jim (4 de julho de 2019). «ABC Fall 2019 Premieres Dates & Schedule». ABC. Consultado em 12 de setembro de 2019. Cópia arquivada em 17 de setembro de 2019 
  3. «ABC Unveils 2019-2020 Prime-Time Schedule» (Nota de imprensa). ABC. 14 de maio de 2019 – via The Futon Critic 
  4. Porter, Rick (4 de junho de 2020). «TV Ratings: 7-Day Season Averages for Every 2019-20 Broadcast Series». The Hollywood Reporter. Consultado em 8 de junho de 2020. Cópia arquivada em 5 de junho de 2020 
  5. a b «(#1101) "New Kids on the Block"». The Futon Critic. Consultado em 9 de setembro de 2019 
  6. a b c d e «(#1103) "Pool Party"». The Futon Critic. Consultado em 1 de outubro de 2019 
  7. a b c «(#1102) "Snapped"». The Futon Critic. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  8. «(#1104) "Perfect Pairs"». The Futon Critic. Consultado em 26 de setembro de 2019 
  9. «(#1106) "The Last Halloween"». The Futon Critic. Consultado em 14 de outubro de 2019 
  10. a b c d «(#1107) "Tree's A Crowd"». The Futon Critic. Consultado em 19 de novembro de 2019 
  11. a b Snierson, Dan (25 de outubro de 2019). «Final season of 'Modern Family' will feature Courteney Cox and David Beckham in hot tub». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 26 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 26 de outubro de 2019 
  12. a b c «(#1108) "The Prescott"». The Futon Critic. Consultado em 23 de dezembro de 2019 
  13. «(#1112) "Legacy"». The Futon Critic. Consultado em 2 de janeiro de 2020 
  14. a b «(#1113) "Dead on A Rival"». The Futon Critic. Consultado em 7 de janeiro de 2020 
  15. «Modern Family - Listings». The Futon Critic (em inglês). Consultado em 28 de julho de 2021 
  16. a b Welch, Alex (26 de setembro de 2019). «'Modern Family' adjusts up: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 26 de setembro de 2019. Arquivado do original em 26 de setembro de 2019 
  17. a b Welch, Alex (3 de outubro de 2019). «'Chicago Med,' 'The Masked Singer' adjust up, 'Single Parents,' 'Almost Family' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 3 de outubro de 2019. Arquivado do original em 3 de outubro de 2019 
  18. a b Welch, Alex (10 de outubro de 2019). «'Survivor' and 'S.W.A.T.' adjust up, 'SEAL Team' and 'Almost Family' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 10 de outubro de 2019. Arquivado do original em 10 de outubro de 2019 
  19. a b Welch, Alex (17 de outubro de 2019). «'Chicago Med,' 'The Masked Singer' adjust up, 'SEAL Team,' 'Chicago P.D.,' 'Almost Family' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 17 de outubro de 2019. Arquivado do original em 17 de outubro de 2019 
  20. a b Welch, Alex (31 de outubro de 2019). «World Series, 'Survivor,' 'Chicago Fire' adjust up, 'Single Parents,' 'SEAL Team' adjust down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 31 de outubro de 2019. Arquivado do original em 31 de outubro de 2019 
  21. a b Welch, Alex (7 de novembro de 2019). «'Chicago Fire' adjusts up, 'Nancy Drew' adjusts down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de novembro de 2019. Arquivado do original em 7 de novembro de 2019 
  22. a b Welch, Alex (21 de novembro de 2019). «'Chicago Med,' 'Survivor,' everything else unchanged: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 21 de novembro de 2019. Arquivado do original em 23 de novembro de 2019 
  23. a b Rejent, Joseph (6 de dezembro de 2019). «'The Moodys' adjusts up: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 6 de dezembro de 2019 
  24. a b Welch, Alex (12 de dezembro de 2019). «'Nancy Drew' adjusts down: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 12 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2019 
  25. a b Welch, Alex (9 de janeiro de 2020). «'Jeopardy! The Greatest of All Time' adjusts up: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 9 de janeiro de 2020. Arquivado do original em 10 de janeiro de 2020 
  26. a b Welch, Alex (16 de janeiro de 2020). «'The Goldbergs,' 'Criminal Minds,' everything else unchanged: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 16 de janeiro de 2020. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2020 
  27. a b Welch, Alex (24 de janeiro de 2020). «'Chicago Med,' 'Criminal Minds,' all others hold: Wednesday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 24 de janeiro de 2020. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2020 
  28. a b Metcalf, Mitch (13 de fevereiro de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Wednesday Cable Originals & Network Finals: 2.12.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 13 de fevereiro de 2020. Arquivado do original em 13 de fevereiro de 2020 
  29. a b Metcalf, Mitch (20 de fevereiro de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Wednesday Cable Originals & Network Finals: 2.19.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 21 de fevereiro de 2020. Arquivado do original em 20 de fevereiro de 2020 
  30. a b Metcalf, Mitch (19 de março de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Wednesday Cable Originals & Network Finals: 3.18.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 19 de março de 2020. Arquivado do original em 19 de março de 2020 
  31. a b Metcalf, Mitch (2 de abril de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Wednesday Cable Originals & Network Finals: 4.1.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 2 de abril de 2020. Arquivado do original em 2 de abril de 2020 
  32. a b c d e Metcalf, Mitch (9 de abril de 2020). «Updated: ShowBuzzDaily's Top 150 Wednesday Cable Originals & Network Finals: 4.8.2020». Showbuzz Daily. Consultado em 9 de abril de 2020. Arquivado do original em 9 de abril de 2020 
  33. «A Modern Farewell». The Futon Critic. Consultado em 23 de março de 2020 
  34. «On Set for 'Modern Family' Season Finale: "We're Trying Hard Not To Finish Weak"». Consultado em 31 de outubro de 2017. Cópia arquivada em 31 de outubro de 2017 
  35. «Modern Family Showrunners Are Already Plotting the Series Finale — and It's Soon!». TVGuide.com (em inglês). 10 de janeiro de 2018. Consultado em 11 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 10 de janeiro de 2018 
  36. Andreeva, Nellie (7 de agosto de 2018). «'Modern Family': ABC In Talks For Season 11 Of Comedy Series – TCA». Deadline. Consultado em 20 de setembro de 2018. Cópia arquivada em 16 de setembro de 2018 
  37. Andreeva, Nellie (19 de setembro de 2018). «'Modern Family': Optimism Grows For Season 11 Of ABC Comedy Series». Deadline. Consultado em 20 de setembro de 2018. Cópia arquivada em 20 de setembro de 2018 
  38. Ausiello, Michael (25 de outubro de 2019). «Courteney Cox Cast on 'Modern Family' in Season 11, Will Play Herself». TVLine. Consultado em 25 de outubro de 2019 
  39. «Modern Family: Season 11 - Rotten Tomatoes». Consultado em 18 de outubro de 2021 – via www.rottentomatoes.com 
  40. Fowle, Kyle (8 de abril de 2010). «In its series finale, Modern Family isn't what it used to be, but maybe that's okay». The A.V. Club. Consultado em 19 de outubro de 2021 
  41. Pugliese, Jillian (8 de abril de 2020). «Modern Family Series Finale Review: Leaving The Porch Light On». TV Fanatic. Consultado em 18 de outubro de 2021 
  42. Gordon, Diane (8 de abril de 2020). «Like Most of Its Best Episodes, the Modern Family Finale Felt Like a Warm Hug». TV Guide. Consultado em 19 de outubro de 2021 
  43. «'Modern Family' Finale Review: An Ending That Doesn't Want to End Makes for a Strange Goodbye». IndieWire. 9 de abril de 2020. Consultado em 9 de abril de 2020 
  44. Pucci, Douglas (8 de outubro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Stumptown' Tops Freshman Series Premieres in Overall Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 8 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 11 de outubro de 2019 
  45. Pucci, Douglas (15 de outubro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Emergence' Leads Broadcast Network Telecasts in Viewer Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 15 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 1 de janeiro de 2020 
  46. Pucci, Douglas (23 de outubro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Charmed' Season Premiere Tops Broadcast Network Telecasts in Viewer Percentage Boosts». Programming Insider. Consultado em 23 de outubro de 2019 
  47. Pucci, Douglas (30 de outubro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Nancy Drew' and 'Riverdale' Top Broadcast Network Telecasts in Adults 18–49 Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  48. Pucci, Douglas (13 de novembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'This Is Us' Tops All in Raw Viewer and Demo Gains». Programming Insider. Consultado em 13 de novembro de 2019 
  49. Pucci, Douglas (19 de novembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'The Little Mermaid Live!' Ranks in Top Ten of Adults 18–49 Raw Gainers». Programming Insider. Consultado em 21 de novembro de 2019 
  50. Pucci, Douglas (4 de dezembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'How to Get Away with Murder' Fall Finale Tops Broadcast Network Telecasts in Adults 18–49 Percentage Gains». Programming Insider. Consultado em 4 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 31 de dezembro de 2019 
  51. Pucci, Douglas (17 de dezembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'Madam Secretary' Series Finale Ranks in Top Ten Among Raw Viewer Gains». Programming Insider. Consultado em 17 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 18 de dezembro de 2019 
  52. Pucci, Douglas (26 de dezembro de 2019). «Live+7 Weekly Ratings: 'S.W.A.T.' the Largest Raw Gainer in Total Viewers». Programming Insider. Consultado em 26 de dezembro de 2019. Cópia arquivada em 26 de dezembro de 2019 
  53. Pucci, Douglas (22 de janeiro de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: 'Chicago PD' Leads in Overall Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 2 de fevereiro de 2020 
  54. Pucci, Douglas (29 de janeiro de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: Sixteen Broadcast Network Dramas Lead in Raw Gains Among Total Viewers, Topped by 'The Good Doctor'». Programming Insider. Consultado em 24 de abril de 2020 
  55. Pucci, Douglas (5 de fevereiro de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: 'A Million Little Things' Winter Premiere Ranks in Top 5 of Adults 18-49 Raw Gainers». Programming Insider. Consultado em 25 de abril de 2020 
  56. Pucci, Douglas (26 de fevereiro de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: 'Zombies 2' Tops All Cable Entries in Overall Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 25 de abril de 2020 
  57. Pucci, Douglas (3 de março de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: Criminal Minds' Series Conclusion Among Top Ten Dramas in Raw Adults 18-49 Lifts». Programming Insider. Consultado em 25 de abril de 2020 
  58. Pucci, Douglas (3 de abril de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: NBC Dramas 'This Is Us', 'New Amsterdam' and 'Chicago PD' Among Top Six Raw Gainers in Each Total Viewers and Adults 18-49». Programming Insider. Consultado em 25 de abril de 2020 
  59. Pucci, Douglas (15 de abril de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: ABC Claims Four of the Top 8 Raw Gainers in Adults 18-49 Including the "Good Doctor" Third Season Finale». Programming Insider. Consultado em 25 de abril de 2020 
  60. a b Pucci, Douglas (21 de abril de 2020). «Live+7 Weekly Ratings: 'Jersey Shore:Family Vacation' and 'Better Call Saul' Lead All Cable Telecasts in Raw Gains». Programming Insider. Consultado em 25 de abril de 2020 
  61. «72nd Emmy Awards Nominees and Winners». Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 24 de setembro de 2020 
  62. «Nominees/Winners | Television Academy». Academy of Television Arts & Sciences. Consultado em 28 de julho de 2020 
  63. Liz Calvario (2 de maio de 2020). «Kids' Choice Awards 2020: Complete List of Winners». Entertainment Tonight. Consultado em 4 de maio de 2020 
  64. Bruce Haring (2 de maio de 2020). «Avengers: End Game, Stranger Things, Dwayne Johnson Among Winners At Nickelodeon's Kids' Choice Awards». Deadline Hollywood. Consultado em 3 de maio de 2020 
  65. «Amazon.com: MODERN FAMILY: THE COMPLETE ELEVENTH SEASON (HOME VIDEO RELEASE)». Amazon. Consultado em 19 de outubro de 2021 
  66. «Modern Family - Season 11 [DVD]». Amazon.co.uk. Consultado em 19 de outubro de 2021 
  67. «Modern Family (Season 11) (3 Disc)». Amazon.com.au. Consultado em 19 de outubro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]