Monastério de São Tadeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monastério de São Tadeu

O Monastério de São Tadeu ou Mosteiro de São Tadeu (arménio Սուրբ Թադէոս վանք - Sourb Tadeos Vank; azerí: قره کیلسه - ; Persa - Ghareh keliseh) também conhecido como Kara Kilise, é um antigo monastério armênio localizado nas montanhas do Azerbaijão Ocidental, a 20 km de Maku.

Historia e arquitetura[editar | editar código-fonte]

Um dos doze apóstolos, São Judas Tadeu foi martirizado, enquanto difundia o evangelho. Este santo é venerado pela igreja armênia. A legenda indica que a igreja dedicada a ele foi à primeira construída no sitio no ano 68.

Não se conserva muito da igreja original, a qual foi extensamente reformada em 1329 depois da destruição sofrida por um terremoto em 1319. Alguma das partes tem sobrevivido do século X.

Serviços religiosos[editar | editar código-fonte]

Na atualidade apenas se celebra um serviço religioso ao ano coincidindo com o dia de São Judas Tadeu a princípios de julho, o qual é atendido por peregrinos armênios que procedem de todo Irã. Desde o estabelecimento da República Islâmica de Irã os cristãos têm permitida a entrada da igreja durante as celebrações.


Imagem: Conjuntos Monásticos Arménios no Irão A Monastério de São Tadeu está incluída no sítio Conjuntos Monásticos Arménios no Irão, Património Mundial da UNESCO. Welterbe.svg

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]