Arcturus (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Moren)
Arcturus

A banda em concerto no Metalmania Festival 2005
Informação geral
Origem Oslo
País Noruega
Gênero(s) Black metal atmosférico
Avant-garde metal[1]
Metal progressivo
Período em atividade 19872007
2011–presente
Gravadora(s) Season of Mist
Integrantes Jan Axel Blomberg
Sverd
Knut Magne Valle
Hugh "Skoll" Mingay
ICS Vortex
Ex-integrantes Marius Vold
Samoth
Kristoffer "Garm" Rygg
Carl August Tidemann
Dag F. Gravem
Tore Moren
Øyvind Hægeland
Página oficial Sítio oficial

Arcturus é uma banda de avant-garde metal formada na Noruega em 1987,[2] sob o nome Mortem. Em 1990 mudaram o nome para o atual, que significa urso guardião. Em 16 de abril de 2007 a banda anunciou que se ia separar, mas reuniram-se em 2011.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1987 Sverd e Marius Vold criaram uma banda de death metal chamada Mortem. Ainda sob o nome de Mortem gravaram uma demo intitulada Slow Death EP, pela Putrefaction Records juntamente com Jan Axel Von Blomberg a cargo das baterias.

Em 1990 a banda decide mudar o nome para Arcturus, mesclando black metal com metal progressivo, uma forte influência de música clássica e sons experimentais, trilhando o caminho do avant-garde metal que mais tarde o grupo abraçaria por completo. Em 91 é lançada a demo My Angel, também pela Putrefaction Records.

O ano de 1993 traz mudanças na formação da banda: Samoth torna-se no novo guitarrista e Kristoffer "Garm" Rygg no vocalista.Com esta nova formação a banda grava o mini-cd Constellation, apoiado pela gravadora de Samoth, a Nocturnal Art. Em 94 este guitarrista deixa a banda e Carl August Tidemann ocupa o seu lugar.

Em 1995 a banda começa a gravar o seu primeiro álbum, com a participação do baixista da banda Ulver, Hugh "Skoll" Mingay. Pouco depois Carl abandona a banda e Knut Magne Valle é o seu substituto.

Nos finais de 96 a banda começa a gravar La Masquerade Infernale (que inicialmente era para se chamar The Satanist). Depois de quase seis meses de gravação o álbum fica concluído e é lançado no ano seguinte. Em 2021, ele foi eleito pela Metal Hammer como o 12º melhor álbum de metal sinfônico de todos os tempos.[3]

Depois de um período de pausa de três anos a banda inicia a gravação de The Sham Mirrors, que só será apresentado em Abril de 2002. Este álbum conta a participação do baixista Dag F. Gravem, uma vez que Hugh "Skoll" Mingay fez uma pausa de dois anos na sua carreira.

A banda iniciou o ano de 2003 com uma série de concertos. Por volta da mesma altura Kristoffer "Garm" Rygg deixa a banda e Øyvind Hægeland torna-se membro da banda. Em Setembro do ano seguinte a banda inicia uma tour pela Hungria, Alemanha, Itália e Grécia. Três meses depois entram em estúdio para gravar o quarto álbum, Sideshow Symphonies.

Em Dezembro de 2005 Øyvind deixa a banda devido a outros compromissos profissionais. ICS Vortex torna-se vocalista da banda.

Em 2007, depois de uma tour pela Austrália, a banda anuncia a separação. Em 2011 eles retornaram e começaram a excursionar novamente.

A banda lança em 2015 seu quinto disco de estúdio intitulado Arcturian.[4]

Membros[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
EPs e demos
Coletâneas
  • 1999 - Disguised Masters
  • 2002 - Aspera Hiems Symfonia + Constellation + My Angel
DVD
  • 2006 - Shipwrecked In Oslo

Referências

  1. fanzinemosh.com (19 de janeiro de 2018). «Banda se apresentará no Fabrique Club em fevereiro». Consultado em 21 de outubro de 2019 
  2. Blabbermouth (9 de abril de 2015). «ARCTURUS To Release New Album 'Arcturian' In May». Consultado em 21 de outubro de 2019 
  3. Davies, Hywel; Dome, Malcolm; Goodman, Eleanor; Chantler, Chris; Gordon, Connie; Grady, Spencer; Rees, Adam; Selzer, Jonathan (17 de novembro de 2021). «The 25 best symphonic metal albums». Metal Hammer. Future plc. Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  4. «Arcturus Reveals New Album "Arcturian"». Metal Underground.com. 27 de fevereiro de 2015. Consultado em 6 de março de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Arcturus (banda)
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.