Morena FM (Itabuna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morena FM
MC Radiodifusão Ltda
País Brasil Brasil
Frequência(s) 98.7 MHz
Sede Itabuna, BA
Rua Hercília Teixeira, 819 - Conceição
Slogan A cor da ousadia
Fundação 6 de dezembro de 1987
Proprietário(s) Marcel Leal
Idioma Língua Portuguesa
Prefixo ZYC 325
Cobertura Itabuna, Ilhéus e o sul da Bahia.
Dados técnicos Potência ERP: 11Kw
Webcast http://www.morenafm.com
Página oficial http://www.morenafm.com

A Morena FM é uma rádio de Itabuna, Bahia, inaugurada em 6 de dezembro de 1987 por Marcel Leal. O prédio, na Rua Hercília Teixeira, 819, Conceição, foi projetado especialmente para ser o mais adequado possível para as necessidades de uma rádio FM e a primeira equipe foi treinada por César Rosa, locutor paulista.

A Morena FM transmite 24 horas ao vivo, localmente com 11kw de potência e através da internet, pelo website ou através de aplicativo para smartphones Android. Ela possui programas jornalísticos (Jornal das Sete, Repórter 98, Jornal da Morena), de entrevistas (Mesa Pra 2) e musicais de vários estilos (MPB, dance, rock, axé, forró, samba).

Em 1993 a emissora lançou o Projeto Jupará de Valorização do Artista Grapiuna, que gerou o Troféu Jupará (15 anos elegendo os melhores artistas da região por voto direto do público em Itabuna e Ilhéus), a Jupará Records (selo que lançou vários discos de artistas grapiunas) e a Fundação Jupará. 

A filosofia da Morena FM como rádio sempre foi de independência (nunca aceitamos jabá nem imposições de gravadoras, fazemos jornalismo independente e sério, não trabalhamos com políticos), qualidade (de áudio, de músicas, de locução, de comerciais) e parceria com a comunidade  (apoiamos as entidades e a cidade em suas campanhas e lutas). 

Apoio à cultura[editar | editar código-fonte]

A rádio Morena FM, desde o primeiro dia, apoia intensamente os artistas grapiunas (de Itabuna e do sul da Bahia), tocando cada um com o mesmo espaço dos nacionais.

Graças a este trabalho, artistas como Cacau Com Leite, Emerson Mozart, Caê, Fabiano Carilo, Robertinho Rondó, Leo Cavalcante, Guiga Reis, Marcelo Ganem, Pingo Grapiuna, entre muitos outros, tocando sempre na rádio passaram a ser conhecidos do público regional.

Em 1993 a emissora lançou o Projeto Jupará de Valorização do Artista Grapiuna, que gerou o Troféu Jupará (15 anos elegendo os melhores artistas da região por voto direto do público em Itabuna e Ilhéus), a Jupará Records (selo que lançou vários discos de artistas grapiunas) e a Fundação Jupará. O projeto ajudou no aparecimento de vários estúdios e projetos da rádio.

O Cacau Com Leite, banda criada em Itabuna, foi lançado na Morena FM e estourou tocando apenas na rádio durante os anos de 94/95. Algumas gravações são exclusivas.

Em 1995 a rádio Morena FM batizou a nova música sulbaiana de MPG, Música Popular Grapiúna e abriu a Jupará Records, editora e selo musical voltado para artistas de Itabuna, Ilhéus e sul da Bahia.

A Morena FM planeja sua programação buscando um equilíbrio entre os interesses de audiência e a responsabilidade educativa de uma emissora de rádio. Por isso existe espaço garantido, desde 87, para gêneros menos populares porém importantes para a formação cultural da comunidade, como jazz, clássico e blues, nunca antes ouvidos em Itabuna e no sul da Bahia.

Inovação[editar | editar código-fonte]

A Morena FM foi a primeira rádio da América Latina com programação 100% em CD, em 1991, uma grande ousadia para uma rádio sediada num mercado modesto como Itabuna. Levou dois anos para aparecer outra. Antes, em 1990, já tinha lançado o primeiro programa do Brasil feito exclusivamente com músicas digitais, o Expresso 98.

Também foi a primeira rádio a só tocar comerciais em equipamento digital, DigiCart II (janeiro de 94). Ela foi destaque na revista especializada Radio World nas duas oportunidades.

A Morena FM lançou o primeiro programa de World Music (pop mundial fora do eixo EUA-Europa) do rádio brasileiro, em 1992. Ela foi a única rádio do interior baiano a ter um programa de jazz, blues e música clássica, com formato inédito, inicitiva inédita em Itabuna e na Bahia.

Foi a inventora do sistema de programetes, hoje adotado em várias rádios do Brasil, e das notícias de hora em hora.

Em 95 a rádio lançou o Jornal das Sete, primeiro radiojornal de FM do interior feito por equipe completa de jornalistas, com notícias próprias e sem "gillette press".

A Morena FM foi a primeira rádio do interior baiano a manter um site na Internet (1995) e hoje mantém uma rede de sites ligados a Itabuna e o sul da Bahia, a Rede Morena, além de dois jornais no exterior. Foi também a primeira rádio da Bahia a transmitir sua programação 24 horas ao vivo na web, a partir de 97.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]