Mouchette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Mouchette (br: Mouchette, A Virgem Possuída) é um aclamado filme francês dirigido por Robert Bresson lançado no ano de 1967, com roteiro adaptado do romance Nouvelle Histoire de Mouchette, de Georges Bernanos[1][2].

Considerado por muitos uma das obras-primas de Robert Bresson, ganhou o prêmio Georges Meliès de 1967 e o prêmio do sindicato da crítica francesa em 1968. No Festival de Cannes de 1967, recebeu o Prêmio OCIC. Rendeu ainda o Prêmio Pasenetti para o diretor Robert Bresson em 1967, em Veneza[3].

O cineasta russo Andrei Tarkovsky listou Mouchette como um dos seus dez filmes favoritos, assim como o cineasta português Manoel de Oliveira.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Mouchette (Nadine Nortier) é uma jovem garota que vive uma vida difícil numa pequena cidade, sua mãe está muito doente e ela tem que cuidar de seu irmão recém nascido, além dos maus tratos que sofre do pai e é ignorada pela sua professora e colegas. Após se perder na floresta e passar uma noite lá, ela presencia um aparente assassinato e o suposto assassino tenta usa-la como álibi.

Referências

  1. Mouchette, A Virgem Possuída (1967). 70 Anos de Cinema
  2. Mouchette e jansenismo, um desafio. O Estado de S.Paulo, 28 de fevereiro de 2009
  3. Mouchette, A Virgem Possuída (1967). Cinefrance