Saltar para o conteúdo

Murilo Krieger: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
tópico altamente parcial e nada enciclopédico
Linha 47: Linha 47:
}}</ref>
}}</ref>


==SUA CHEGADA A SALVADOR, A SÉ PRIMACIAL==
Foi recepcionado calorosamente no aeroporto de Salvador ao qual estiveram presentes muitas pessoas de vários segmentos católicos e autoridades. Ainda em sua chegada à [[Bahia]] angariou muita simpatia em relação aos fiéis.

Tem demonstrado ser homem bastante afável e correto, possuindo trato e sensibilidade com todos os movimentos católicos (desde os movimentos carismáticos aos mais tradicionais), sem exceção. Isto pôde ser constatado já após sua primeira missa celebrada na [[Igreja do Bonfim]], quando abençoou os fiéis, um a um, nas escadarias do templo.

Enfim, embora seja um homem clássico de de cultura elevada, tem recebido a todos que lhe acorrem com grande atenção e carinhbo, desde os mais humildes aos mais importantes.

É homem que, pelo desenrolar dos acontecimentos e pelo que tem demonstrado, possui amplas condições de ser um pastor atuante e sensível, podendo vir a figurar como um dos mais importantes e amados arcebispos que já passaram pela [[Sé Primacial]].


==Livros publicados==
==Livros publicados==

Revisão das 15h49min de 7 de abril de 2011

Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ
Arquidiocese de Salvador
Info/Prelado da Igreja Católica

Título

Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e
Primaz do Brasil
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
dados em catholic-hierarchy.org
Categoria:Igreja Católica
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ (Brusque, 19 de setembro de 1943) é um padre dehoniano e arcebispo católico brasileiro. É o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.

Seus pais são Oscar Gustavo Krieger e Olga Teresa de C. Ramos Krieger. Murilo é o sexto filho de uma família de nove.

Formação

Concluiu o ensino básico no Seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (1956 a 1962). Estudou Filosofia em Brusque (1964 a 1965) e Teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (1966 a 1969). Fez licenciatura em Letras (Português), na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira em São Paulo (1972). Frequentou cursos de espiritualidade em Universidades Pontifícias de Roma, em 1980.

Após um ano de noviciado, ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, professando os votos religiosos a 2 de fevereiro de 1964. A 7 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote em Brusque, Santa Catarina. Foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (1970).

De 1971 a 1973 dedicou-se ao Movimento Shalom, que ajudara a fundar. De 1974 a 1979 foi Reitor do Instituto Teológico SCJ. De 1981 a 1985 foi superior provincial da Província Brasileira Meridional.

Em 1985, o papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Florianópolis, tendo sido ordenado bispo em sua cidade natal, no dia 28 de abril de 1985. Em 1991 foi nomeado bispo de Ponta Grossa, tomando posse dia 22 de junho desse mesmo ano. Seu lema episcopal é: Deus caritas est (Deus é amor – 1 Jo 4,16).[1]

Em 1997 o Papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Maringá e em 2002, tornou-se arcebispo de Florianópolis. Aos 12 de janeiro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de São Salvador da Bahia. Tomou posse no dia 25 de março desse mesmo ano.[2]

SUA CHEGADA A SALVADOR, A SÉ PRIMACIAL

Foi recepcionado calorosamente no aeroporto de Salvador ao qual estiveram presentes muitas pessoas de vários segmentos católicos e autoridades. Ainda em sua chegada à Bahia angariou muita simpatia em relação aos fiéis.

Tem demonstrado ser homem bastante afável e correto, possuindo trato e sensibilidade com todos os movimentos católicos (desde os movimentos carismáticos aos mais tradicionais), sem exceção. Isto pôde ser constatado já após sua primeira missa celebrada na Igreja do Bonfim, quando abençoou os fiéis, um a um, nas escadarias do templo.

Enfim, embora seja um homem clássico de de cultura elevada, tem recebido a todos que lhe acorrem com grande atenção e carinhbo, desde os mais humildes aos mais importantes.

É homem que, pelo desenrolar dos acontecimentos e pelo que tem demonstrado, possui amplas condições de ser um pastor atuante e sensível, podendo vir a figurar como um dos mais importantes e amados arcebispos que já passaram pela Sé Primacial.

Livros publicados

  • Shalom, a Paz ao Alcance da Juventude
  • Deixa Meu Povo Ir (1988)
  • Peregrinos do Reino-Cidadãos do Mundo (Ed. Santuário)
  • Apascenta Minhas Ovelhas (Ed. Santuário)
  • Alegre-se: Deus é Amor! (Loyola)
  • O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola)
  • Com Maria, a mãe de Jesus (Paulinas)
  • Um mês com maria (Paulinas)
  • Maria na Piedade Popular (Paulus)
  • Os meios de Comunicação a Serviço da Igreja (Canção Nova)

Escreve mensalmente para as revistas Mensageiro do Coração de Jesus (São Paulo-SP), Brasil Cristão (Valinhos-SP) e para o Jornal da Arquidiocese (Florianópolis-SC).

Ver também

Referências

  1. «Metropolitan Archdiocese of São Salvador da Bahia» (em inglês). Consultado em 2 de março de 2011 
  2. «Dom Murilo Krieger é o novo arcebispo de Salvador». CNBB. Consultado em 12 de janeiro de 2011 

Precedido por
Dom Geraldo Pellanda
Bispo de Ponta Grossa
1991 - 1997
Sucedido por
Dom João Braz de Aviz
Precedido por
Dom Jaime Luiz Coelho
Arcebispo de Maringá
1997 - 2002
Sucedido por
Dom João Braz de Aviz
Precedido por
Dom Eusébio Oscar Scheid
Arcebispo de Florianópolis
2002 - 2011
Sucedido por
-
Precedido por
Dom Geraldo Majella Cardeal Agnelo
Arcebispo de Salvador
2011 -
Sucedido por
-