Museu da Cidade (Porto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Museu da Cidade
Tipo museu
Inauguração 2002 (17 anos)
Geografia
País Portugal

Museu da Cidade é a designação dada a um conjunto de núcleos museológicos espalhados pela cidade do Porto, em Portugal.

A criação de um Museu da Cidade do Porto foi uma ideia lançada em 1989, pela então vereadora da Câmara Municipal do Porto Manuela Melo, procurando preencher uma flagrante lacuna no domínio das infraestruturas museológicas da cidade. Nos anos que se seguiram, foram anunciadas várias abordagens possíveis para o futuro Museu da Cidade, designadamente a construção de um edifício de raiz na chamada Avenida da Ponte, na zona da , no âmbito de um arranjo urbanístico proposto pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. No entanto, razões orçamentais acabaram por inviabilizar tal projeto.

Em 2002, acabou por se optar pela criação de vários núcleos museológicos temáticos, ou seja, por um Museu da Cidade descentralizado. Assim, o Museu da Cidade agrega hoje os seguintes núcleos:

Em 2016[editar | editar código-fonte]

Aos cinco núcleos municipais que fazem parte do projeto irão juntar-se as casas-museu Guerra Junqueiro e Marta Ortigão Sampaio, além dos Caminhos do Romântico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre museus, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.