NHo Garnier Sampaio (H-37)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NHo Garnier Sampaio (H-37), Rio Amazonas.

O NHo Garnier Sampaio (H-37) é um navio-hidroceanográfico da Marinha do Brasil.

Ex-Navio "HMS Helmsdale (M 2010)" (Classe River) da Marinha Real Britânica, foi adquirido em função da necessidade da Marinha do Brasil em possuir um Navio Balizador de Alto-Mar para emprego na manutenção de sinais flutuantes de grande porte. Foi incorporado à Armada Brasileira com o nome Navio-Balizador Garnier Sampaio (Classe Amorim do Valle), a 31 de janeiro de 1995, em homenagem ao ilustre oficial submarinista da Marinha Brasileira, Vice-Almirante Hélio Garnier Sampaio.

Foi reclassificado como navio-hidroceanográfico em 28 de fevereiro de 2004 e hoje encontra-se apto a realizar levantamentos hidrográficos, oceanográficos, meteorológicos, bem como atividades de sinalização náutica em toda a região da bacia amazônica.

NHo Garnier Sampaio (H-37) liderando a romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em 2005.

O NHo Garnier Sampaio também participa da Procissão do Círio de Nazaré (Círio Fluvial) transportando a imagem de N. Sra. de Nazaré de Icoaraci à Belém.

Atualmente é subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Norte (SSN-4), sediado em Belém-PA, sendo carinhosamente denominado por sua tripulação como "Águia do Norte".

Ver também[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre a Marinha do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.