Nathan Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nathan Oliveira
Nascimento 19 de dezembro de 1928
Oakland
Morte 13 de novembro de 2010
Palo Alto
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Mills College, California College of the Arts
Ocupação pintor
Prêmios Bolsa Guggenheim

Nathan Oliveira (19 de dezembro de 1928 - 13 de novembro de 2010) foi um pintor, gravurista e escultor americano.

Filho de imigrantes portugueses, Nathan nasceu em Oakland, Califórnia.

Desde o final da década de 1950, Oliveira participou de quase uma centena de exposições individuais, além de ter obras expostas em centenas de exposições grupais, importantes museus e galerias em todo o mundo.

Na década de 50 começou su carreira acadêmica. Durante anos lecionou artes na California College of Arts, onde se formou. Posteriormente se tornou professor da na Universidade de Stanford, Universidade de Chicago, UCLA, entre outras.

Em 1999, Nathan Oliveira recebeu o título de honra de “Comandante” pela "Ordem do Infante D. Henrique", concedido pelo Presidente de Portugal e pelo governo português, por suas realizações artísticas e culturais.

Durante seus anos em Stanford, Oliveira ocupou posições de verão como artista visitante no Colorado e no Havaí. Também atuou como membro do Conselho Honorário da Humane Society Silicon Valley em Milpitas, Califórnia, de 2007 até sua morte em 2010.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.