Network File System

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Human-folder-remote-nfs.svg

NFS (acrônimo para Network File System) é um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual. O protocolo Network File System é especificado nas seguintes RFCs: RFC 1094, RFC 1813 e RFC 3530 (que tornou obsoleta a RFC 3010).

Finalidade[editar | editar código-fonte]

O cliente NFS tem por finalidade tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador, e esta interface cliente e servidor, executada pelo NFS através dos protocolos Cliente-Servidor, fica bem definida quando o usuário, ao chamar um arquivo/diretório no servidor, lhe parece estar acessando localmente, sendo que está trabalhando com arquivos remotamente.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Um exemplo da utilização do NFS é a disponibilização das áreas de trabalho dos usuários em toda a rede e, quando este efetua o login, seu diretório de trabalho pode ser acessado via NFS. Supondo que o usuário mude de estação de trabalho, o seu diretório pode ser disponibilizado novamente nesta estação e sem que nenhuma configuração adicional seja realizada.

Sua interface é pública e muito utilizada para o compartilhamento de leituras e organizações acadêmicas, pelas vantagens de, entre outras: transparência; unificação de comandos; redução de espaço local; independência de sistemas operacionais e hardware.

Para um sistema cliente-Servidor, o cliente pode sempre que logar na máquina "importar" automaticamente os diretórios e arquivos que o mesmo criou na sua área pessoal, por exemplo (para implementar esse sistema de importacão de arquivo associado a um usuário em específico é necessário ter configurado um Sistema com LDAP ou NIS, além do NFS).

Implementação[editar | editar código-fonte]

Para que os clientes possam acessar o servidor NFS é necessário que os seguintes daemons estejam executando[1] :

nfsd - daemon NFS, que atende requisições dos clientes NFS.
mountd - daemon de montagem NFS, que executa as solicitações que o nfsd lhe passa.
portmap - daemon portmapper, permite que clientes NFS descubram qual porta o servidor NFS está utilizando.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. FreeBSD Handbook - NFS (em português)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]